O “onze” da 18ª jornada da Liga 19/20 ⭐

-

TotoRating BannerA segunda volta da Liga NOS já começou, com a realização da 18ª jornada. Uma ronda que não trouxe surpresas de monta no topo da tabela, exceptuando a derrota do Famalicão em casa com o Santa Clara, por 1-0 – que acabou por atirar os anfitriões para o terceiro lugar -, e o desaire do Vitória de Guimarães por 2-1 na recepção ao Rio Ave.

Os “três grandes” venceram, tal como o Sporting de Braga, que leva seis jogos com seis triunfos, sob o comando de Rúben Amorim. O primeiro candidato a entrar em campo foi o Benfica, que foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0. O Sporting jogou de seguida, batendo o Marítimo em Alvalade por 1-0, naquele que seria o derradeiro jogo de Bruno Fernandes com a camisola leonina. O Porto não deixou o líder fugir ainda mais e bateu o Gil Vicente em casa por 2-1, apesar de ter estado a perder.

Num “onze” da jornada com somente dois representantes dos “grandes”, o destaque vai para dois emblemas, o Sporting de Braga e o Belenenses. Ambos colocam dois jogadores na equipa da semana, com base nos GoalPoint Ratings, os minhotos emprestando mesmo o MVP da ronda, enquanto os “azuis” preencheram o flanco esquerdo com dois familiares, um sobrinho e um tio.

Repetentes em relação à jornada 17 não há, embora se encontrem várias caras conhecidas – ao ponto de surgirem somente quatro estreantes dos “onzes” desta temporada. Confira connosco.

GoalPoint-Onze-jornada-18-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

Amir Abedzadeh (Marítimo) 6.9 – A terceira presença do guardião iraniano do Marítimo. O jogo não era fácil – em Alvalade, ante o Sporting -, e Amir até teve alguns momentos de menor segurança, mas a verdade é que foi a sua acção que impediu os “leões” de ganharem por mais de um golo. Ao todo somou quatro defesas, três a remates na sua grande área, uma a remate ao ângulo superior.

Patrick Vieira (Santa Clara) 6.6 – De regresso ao seu lugar na direita da defesa açoriana, o brasileiro foi muito importante na vitória da sua equipa no terreno do surpreendente Famalicão. Ao todo, Patrick recuperou 11 vezes a posse de bola e fez seis intercepções, máximo da ronda.

Iago Santos (Moreirense) 6.8 – O central surge pela segunda vez nos “onzes” esta época, desta feita graças à boa exibição na derrota caseira com o Sporting de Braga, no jogo que fechou a ronda. O brasileiro foi o melhor dos cónegos, graças a uma ocasião flagrante criada, três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro (os mesmos números em relação aos ofensivos) e também aos 11 alívios.

Iván Marcano (Porto) 6.9 – Os “dragões” vinham de uma dolorosa derrota na final da Taça da Liga com o Braga e não podiam perder pontos a poucos dias de receberem o Benfica. Porém, viram-se a perder em cima do intervalo com o Gil Vicente. Quando toda a gente pensava que o Porto ia para o descanso a perder, eis que surgiu Marcano a empatar de cabeça. O espanhol terminou com quatro remates, máximo do jogo (!), todos de cabeça e dois enquadrados, e ganhou quatro dos cinco duelos aéreos em que participou.

Nilton Varela (Belenenses) 7.8 – O lateral-esquerdo dos “azuis” tem apenas 18 anos, mas tem-se destacado ao longo desta época, muitas vezes fazendo todo o corredor canhoto com o seu tio, Silvestre Varela. Foi isso mesmo que aconteceu na vitória caseira contra o Portimonense, na qual brilhou e foi o melhor em campo, ao ponto de integrar o “onze” com o seu familiar. Ainda para mais é estreia para ambos. Nilton marcou um golo, completou duas de três tentativas de drible e fez quatro desarmes.

João Palhinha (Sp. Braga) 7.1 – Cada vez mais uma certeza do futebol português. O “trinco” emprestado pelo Sporting aos bracarenses voltou a exibir-se a grande nível, com 94% de eficácia em 48 passes, sete passes longos certos (100%), registando impressionantes 14 recuperações de posse a ainda quatro desarmes. Um verdadeiro muro.

Dener (Portimonense) 7.8 – Do jogo no Jamor com o Belenenses, destaque para a grande exibição do médio brasileiro dos algarvios, que se estreia nos “onzes” de 2019/20. Dener fez o golo forasteiro, realizou dois passes para finalização, ganhou dois de três duelos aéreos defensivos, recuperou dez vezes a posse de bola e somou nove acções defensivas.

Pizzi (Benfica) 7.8 – O líder foi a Paços Ferreira fazer o que lhe competia, ou seja, somar os três pontos para impedir a aproximação do Porto em vésperas de “clássico”. Pizzi não marcou nem assistiu, mas foi o melhor em campo, com três passes para finalização, uma eficácia de passe de 92%, cinco dribles eficazes (máximo da ronda) em sete tentativas e oito recuperações de posse. Esteve em todo o lado.

Francisco Trincão (Sp. Braga) 9.2 A grande figura da 18ª jornada. O jovem extremo dos “arsenalistas” explodiu e ganhou-lhe o gosto, realizando uma portentosa primeira parte em Moreira de Cónegos, no fecho da jornada. Trincão foi o melhor em campo, com um golo em dois remates (ambos enquadrados), uma assistência e duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização, para além de dois dribles eficazes. Está feito um senhor jogador.

Silvestre Varela (Belenenses) 7.7 – Agora falamos do tio. Silvestre forma uma excelente dupla com Nilton no flanco esquerdo do Belenenses e, tal como o seu sobrinho, fez um golo. Para além disso realizou cinco remates, três enquadrados, e a assistência para o tento do mais jovem da família. Que bela história!

João Pedro (Vitória SC) 7.0Os vimaranenses perderam em casa com o Rio Ave, por 2-1, e voltaram a mostrar problemas na finalização. Ainda assim, o avançado João Pedro marcou, ao desviar um primeiro remate de Tapsoba. Em apenas 45 minutos, o jogador natural dos Açores enquadrou dois remates e ganhou os quatro duelos aéreos ofensivos em que participou, ganhando direito a estreia nas equipas da semana.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-18-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 18ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J18STATGPRMVP
0-3
0-1
2-1
0-2
0-1



1-2



1-0
2-1



1-2



GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR