A 19ª jornada da Liga nós foi jogada durante a semana, devido à final de sábado da Taça da Liga. Nesta ronda, nada de novo na frente, com excepção para o deslize do Sporting na visita ao Vitória de Setúbal. Os outros candidatos venceram, com o Benfica a golear o Boavista na terça-feira, por 5-1 e o Porto a desembaraçar-se do Belenenses no Dragão, por 3-0. Em terceiro segue o Braga, que bateu o Santa Clara, em casa, por 1-0.

Estes desfechos tiveram como consequência imediata a ausência de jogadores leoninos no nosso “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings, o mesmo acontecendo com os “arsenalistas”. Por seu turno, FC Porto e Benfica colocam dois elementos cada, tantos quanto o Desportivo das Aves, que continua o seu trajecto de recuperação sob o comando de Augusto Inácio.

Numa jornada em que temos dois MVP da semana – algo pouco habitual, mas não inédito -, destaque para o facto de registarmos apenas um repetente face à jornada anterior, para além de três estreias absolutas, uma delas de um jogador que anda nas bocas do mundo, pelo seu talento e idade.

GoalPoint-Onze-jornada-19-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

Cláudio Ramos (Tondela) 8.1 – O guarda-redes do Tondela já não surgia no “onze” desde a sexta jornada. O Tondela perdeu em casa com o Aves, por 2-0, mas não foi por isso que o guardião registou um rating baixo. Aliás, Cláudio foi o responsável por os beirões não terem sido goleados, realizando uma excelente exibição, que contabilizou seis defesas, cinco a remates dentro da sua área, quatro saídas pelo solo eficazes e duas pelo ar, registando ainda um desarme.

Rodrigo (Desp. Aves) 7.6 – Uma presença que começa a ser habitual nos nossos destaques. O brasileiro ocupa o lado direito da defesa pela terceira vez nas últimas cinco jornadas, desta feita graças a uma prestação de grande qualidade em Tondela, em especial a atacar. O defesa realizou nada menos que oito passes para finalização, máximo absoluto da jornada, dos quais dois criaram ocasiões flagrantes. E ainda teve sucesso em dois de cinco cruzamentos.

Felipe (FC Porto) 6.8Vitória segura do Porto ante o Belenenses, que pouco ou nenhum perigo criou, muito por culpa da segurança defensiva dos “azuis-e-brancos”. Um dos responsáveis por essa consistência foi o central Felipe, muito seguro no passe (91% de eficácia) e imbatível nos duelos aéreos defensivos (ganhou os quatro em que participou). Para além de nove recuperações de posse, o brasileiro somou dez acções defensivas, com destaque para os quatro desarmes.

Philipe Sampaio (Feirense) 6.8 – Os “fogaceiros” prosseguem a sua travessia do “deserto”. É verdade que ainda não venceram em 2019, mas também ainda não haviam perdido, algo que aconteceu na recepção ao Vitória de Guimarães. Ainda assim, o central brasileiro esteve em bom plano, tendo apontado o golo da equipa da casa e ganho seis de sete duelos aéreos defensivos. É uma das estreias no “onze” semanal.

Rafa Soares (Vitória SC) 7.2 – Terceira presença para um jogador que vai cimentando o seu estatuto de um dos melhores laterais-esquerdos da nossa Liga. Rafa Soares esteve em grande plano na vitória minhota em Santa Maria da Feira, assistindo para os dois golos de Tozé, num total de três passes para finalização. E ainda ganhou três dos quatro duelos aéreos defensivos em que participou.

Óliver Torres (FC Porto) 7.2O único repetente em relação à jornada passada. O portista esteve muito competente num jogo em que actuou um pouco mais recuado do que é habitual para as suas características, e não desiludiu. Para além de uma assistência, no único passe para finalização que fez, o espanhol registou 11 recuperações de posse e 12 acções defensivas, com destaque para os quatro bloqueios de passe. Contudo, foi driblado três vezes.

Chiquinho (Moreirense) 8.3 – O médio do Moreirense arrisca-se a ser uma das grandes surpresas deste campeonato e é um dos dois MVP’s da jornada, com um rating de grande nível. Chiquinho fez os dois golos do Moreirense na vitória sobre o Nacional da Madeira, enquadrando os seus três remates, e ainda recuperou a posse em oito ocasiões. Uma estreia em cheio nas nossas equipas semanais.

Pizzi (Benfica) 8.3O outro MVP da jornada. Pizzi parece querer voltar, aos poucos, à sua melhor forma. No lado direito de um meio-campo a quatro no Benfica, o médio integra-se bem no ataque tanto pelo flanco, como pelo meio. Frente ao Boavista, Pizzi marcou um golo em três remates (dois enquadrados), fez uma assistência em cinco passes para finalização e completou três das cinco tentativas de drible. E já se destaca novamente a nível europeu.

Luther Singh (Chaves) 7.8 – O sul-africano chegou a Trás-os-Montes apenas neste mercado de Inverno, emprestado pelo Sporting de Braga, fez somente cinco jogos pelo Chaves na Liga, mas já vai na segunda presença no “onze”. O extremo esteve endiabrado na visita ao Portimonense, sendo o melhor em campo, com uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização e uma demonstração de recursos técnicos que lhe permitiu registar o máximo de dribles eficazes da jornada, oito (em 12 tentativas).

Mama Baldé (Desp. Aves) 7.4 – Mais uma boa exibição do avançado emprestado pelo Sporting ao Aves. Baldé surge pela terceira vez no “onze” esta temporada, tendo marcado um dos golos do Aves em Tondela. Ao todo somou quatro remates, três deles enquadrados, e teve sucesso nas quatro tentativas de drible.

João Félix (Benfica) 8.0Uma das figuras deste campeonato, pela tenra idade (19 anos) e pelo impacto que o seu talento está a ter no Benfica, quando ainda na época passada jogava na equipa B dos “encarnados”. Félix fez um grande jogo frente ao Boavista, que justifica a estreia nas nossas “escolhas”. Ao todo, o atacante fez um golo, uma assistência em três passes para finalização e criou duas ocasiões flagrantes.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-19-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 19ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J19STATGPRMVP
0-2
2-1
0-2
1-2
0-1
5-1
1-0
1-1
3-0