A presença de dois jogadores saídos de um dérbi, em especial sendo da mesma equipa, não é algo habitual, pelas próprias características destes jogos. Contudo, tal aconteceu nesta 20ª jornada, na sequência do Sporting-Benfica do último sábado, muito devido ao desfecho atípico de um jogo que produziu seis golos e não ofereceu o mesmo equilíbrio que outros clássicos e dérbis.

O Benfica venceu em Alvalade por 4-2 e coloca dois nomes no “onze” da jornada, com base dos GoalPoint Ratings, dois defesas que ajudaram a travar o “leão”, mas que também foram fundamentais nos momentos ofensivos. Contudo, há mais emblemas com dois jogadores em destaque. Também o FC Porto – que empatou sem golos na visita ao Vitória de Guimarães – contribui com uma dupla, tal como o Boavista, que regressou às vitórias com duas estreias em evidência, e o Portimonense, apesar da derrota nos Açores.

Numa equipa com quatro estreantes esta temporada e três jogadores espanhóis, há um repetente em relação à 19ª jornada. Aliás, um jogador que vai na terceira presença consecutiva, num total de quatro, e que é mesmo o melhor da ronda, mostrando estar a cimentar cada vez mais o seu futebol.

GoalPoint-Onze-jornada-20-Liga-NOS-201819-2-infog
Clique para ampliar

 

Ricardo Ferreira (Portimonense) 6.9 – Segunda presença do guardião dos algarvios esta temporada. A equipa de António Folha perdeu 2-1 na visita ao Santa Clara, num jogo entre duas equipas que atacaram e quiseram ganhar, pelo que Ricardo teve muito trabalho pela frente. Os açorianos enquadraram 11 dos 23 remates que realizaram e o guarda-redes realizou nove defesas (máximo da ronda), três delas a remates dentro da sua grande área.

Marcelo Goiano (Sp. Braga) 6.9 – Mais uma vez, Marcelo Goiano brilhou a grande altura pelos “arsenalistas”. O lateral-direito brasileiro surge pela quinta vez na melhor equipa da jornada, integrando o grupo de jogadores com o segundo maior número de presenças. Na vitória no terreno do Desportivo das Aves, o defesa fez um golo – algo raro na sua carreira – e somou sete acções defensivas, entre as quais três intercepções e outros tantos alívios.

Rúben Dias (Benfica) 6.8O dérbi sorriu ao Benfica e poucos terão sorrido tanto como o defesa do Benfica. A fazer até ao momento uma época irregular, Rúben Dias esteve à altura dos acontecimentos em Alvalade e marcou um golo, o 3-1. Para além disso, completou duas de três tentativas de drible, recuperou oito vezes a posse de bola e ganhou três de sete duelos aéreos defensivos. Foi o melhor em campo no jogo grande da ronda.

Nikola Maras (Chaves) 6.7 – Os flavienses prosseguem a sua recuperação na tabela, somando a segunda vitória consecutiva. Na recepção ao Marítimo, o sérvio ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou e registou 12 acções defensivas, metade das quais alívios.

Álex Grimaldo (Benfica) 6.3O segundo jogador a sair do dérbi. O espanhol esteve muito bem nos momentos defensivo e ofensivo do jogo. Começou por assistir Seferovic para o 1-0 e prosseguiu com uma actuação colectiva de relevo, com 14 acções defensivas, entre elas cinco desarmes e outros tantos alívios. Esta é a quinta presença do lateral nos “onzes” da jornada.

Fábio Pacheco (Moreirense) 8.0 – No jogo que fechou a jornada, o Moreirense foi ganhar à casa emprestada do Belenenses, o Estádio do Bonfim. A grande figura da partida foi o médio-defensivo, que esteve intransponível. No total, o português somou 15 acções defensivas, entre elas sete alívios, e ainda fez um passe para finalização. Do lado menos positivo, os três dribles consentidos.

Óliver Torres (FC Porto) 8.4O melhor jogador da jornada. O espanhol está cada vez mais consistente no meio-campo portista e diferente no futebol que apresenta, não se preocupando apenas em criar situações ofensivas. É certo que os “dragões” não ganharam na visita ao Vitória de Guimarães, mas Óliver deu à equipa uma capacidade de trabalho acima da média. Para além de 15 recuperações de posse, registou o número máximo de acções com bola no jogo (89), completou seis de dez passes longos, somou 12 acções defensivas (seis desarmes) e ainda teve sucesso nas três tentativas de drible.

Jesús Corona (FC Porto) 7.5O segundo portista em destaque. O mexicano está a realizar aquela que é, provavelmente, a sua melhor época no Dragão e voltou a estar muito bem em Guimarães, com um registo de três remates (dois enquadrados), uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, dois dribles eficazes em quatro tentativas e cinco desarmes.

Mateus (Boavista) 8.3 O extremo angolano está, aos 34 anos, em excelente forma. O Boavista regressou aos triunfos e Mateus contribuiu com um golo em quatro remates, três deles com a melhor direcção. Para além disso, registou o número máximo de dribles eficazes da jornada, sete (em oito tentativas) e ainda recuperou oito vezes a posse de bola.

Alberto Bueno (Boavista) 7.3O espanhol ex-FC Porto estreou-se no Boavista nesta 20ª jornada – tal como o seu treinador, Lito Vidigal – e não acusou esse facto. O atacante fez um dos golos “axadrezados”, nos dois remates que realizou, fez um passe para finalização e ajudou no processo defensivo, com sete recuperações de posse.

Jackson Martínez (Portimonense) 7.7O colombiano voltou a fazer das suas. Apesar de algumas limitações físicas, o ponta-de-lança é, ainda assim, um perigo constante e voltou a marcar, embora os algarvios tenham perdido ante o Santa Clara. Jackson enquadrou dois dos seis remates que realizou, ganhou cinco de 11 duelos aéreos ofensivos, fez dois passes para finalização e teve sucesso nas três tentativas de drible.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-20-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 20ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J20STATGPRMVP
2-2
1-0
2-0
0-2
0-0
2-1
2-4
0-0
0-1