O “onze” da 23ª jornada da Liga 19/20 ⭐

-

TotoRating BannerA Liga NOS tem novo líder. Passadas 14 jornadas, o Benfica – que chegou a ter sete pontos de vantagem no topo – foi ultrapassado pelo FC Porto. O empate caseiro perante o Moreirense, conseguido já no fim da partida, precipitou a perda de mais dois pontos, com a vitória por 2-0 na visita ao Santa Clara a levar os “dragões” ao topo.

Os dois emblemas seguintes na tabela vivem momentos de turbulência. O Sporting perdeu por 3-1 na visita ao Famalicão naquele que foi o último jogo de Jorge Silas no comando da equipa. O próprio confirmou esse facto na conferência de imprensa após o encontro, chegando para o seu lugar Rúben Amorim, que deixa precisamente o terceiro classificado, o Sporting de Braga (que ganhou 2-1 na Madeira).

Portanto, tivemos uma 23ª jornada com uma espécie de “terramoto” no top 4 da tabela, e que talvez por isso coloque somente três jogadores do pelotão da frente no “onze” GoalPoint Ratings da ronda.

O destaque vai para Famalicão e Paços de Ferreira. Os dois clubes venceram jogos importantes, “oxigenando” as suas aspirações quando passavam por fases complicadas recentes, e colocam dois jogadores cada na equipa semanal, um deles sendo mesmo o MVP da jornada.

Repetentes apenas um. Trata-se de um médio que esteve muitos meses parado, mas mal regressou começou a mostrar a qualidade que já se lhe era conhecida, e sem aparentar abrandar. Estreias, essas, apenas uma e logo com o melhor rating de todos. Mas vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-23-Liga-NOS-infog-201920
Clique para ampliar

Giorgi Makaridze (Vitória FC) 7.7 – Os sadinos vão em cinco jogos sem vencer, mas nesta ronda conseguiram um empate em casa do Portimonense, sem sofrer golos. O melhor em campo, não espanta, foi Makaridze – que consegue o destaque de MVP pela terceira vez esta temporada. O georgiano fez cinco defesas, três a remates na sua grande área, duas a disparos aos ângulos, e ainda registou quatro saídas pelo ar eficazes. Um muro.

Fabiano (Boavista) 6.7 – Terceira presença do brasileiro, sendo o boavisteiro com mais “chamadas”. Os homens do Bessa perderam em casa com o Gil Vicente, mas o seu lateral-direito esteve em bom plano, com dois cruzamentos eficazes em quatro, sete passes longos completos em 12, todos os quatro duelos aéreos defensivos ganhos, dez recuperações de posse e quatro intercepções.

Nehuén Pérez (Famalicão) 7.1 – Grande jogo do argentino, um dos responsáveis por manter o “leão” longe da baliza famalicense. Nehuén ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, recuperou oito vezes a posse de bola e somou 14 acções defensivas, com quatro desarmes e três intercepções em destaque.

Sebastián Coates (Sporting) 7.1O melhor do “leão” na derrocada em Famalicão. Não evitou dois golos de rajada dos homens da casa logo no arranque da partida, mas marcou o golo visitante, num belo golpe de cabeça. No passe, completou dez longos em 18 e teve eficácia em 13 passes progressivos, e ainda recuperou cinco vezes a posse de bola.

Álex Grimaldo (Benfica) 6.6 – O Benfica está em queda livre e o próprio Grimaldo está longe do que já mostrou esta e noutras épocas, mas ainda assim teve uma produção ofensiva positiva ante o Moreirense. O espanhol rematou três vezes, não enquadrou nenhuma, mas acertou no poste, fez quatro passes para finalização e dez cruzamentos (todos ineficazes), registou 91% de eficácia de passe e foi um dos jogadores mais interventivos, com 104 acções com bola.

Uroš Račić (Famalicão) 7.1 – O sérvio foi decisivo na vitória do Fama sobre o Sporting, sendo o melhor em campo – segundo MVP, sendo que no primeiro registou um 10.0. Tudo começou com uma “bomba” logo aos cinco minutos, de fora da área e sem deixar cair a bola, e prosseguiu com nove acções defensivas, entre elas três desarmes.

André André (Vitória SC) 8.2 – Que grande regresso do médio vimaranense. Após dez meses de paragem por lesão, André André voltou para ser um jogador preponderante na manobra do Vitória, integrando mesmo o “onze” do mês de Fevereiro. No triunfo sobre o Tondela foi o melhor em campo, ao ponto de ficar a apenas duas décimas do MVP da jornada. O médio fez um golo, completou dois de três dribles, somou três intercepções e 11 recuperações de posse. É, com mérito, o único repetente em relação à 22ª jornada.

Mohamed Diaby (Paços de Ferreira) 7.4 – O francês vai na quarta presença nos “onzes” da jornada e, na vitória muito importante dos pacenses em casa do “lanterna vermelha” Aves, o médio voltou a ser um dos melhores. Para além de uma assistência, Diaby ganhou cinco de seis duelos aéreos ofensivos, recuperou oito vezes a posse de bola e somou impressionantes oito desarmes.

Pedrinho (Paços de Ferreira) 8.4 – O único estreante nos “onzes” de 2019/20 e, ao mesmo tempo, o melhor jogador desta 23ª jornada. Pedrinho arrasou o Aves, marcando um grande golo, num remate de longe, forte e colocado, criou uma ocasião flagrante em seis passes para finalização (máximo da ronda) e teve êxito em quatro de cinco passes longos.

Francisco Trincão (Sp. Braga) 7.9 – Mais uma presença do jovem bracarense, a terceira. Trincão foi o melhor em campo no triunfo “arsenalista” em casa do Marítimo, com um belo golo, três remates enquadrados em quatro, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em seis e seis dribles concluídos (máximo da jornada) em oito tentativas. Excelente.

Sandro Lima (Gil Vicente) 7.9 – O ponta-de-lança brasileiro tem sido um dos atacantes em destaque no campeonato, sendo já o quarto melhor marcador, com dez golos. Sandro Lima foi decisivo no Bessa, ao marcar o tento gilista, no único remate enquadrado que conseguiu em quatro tentativas. Foi mesmo o melhor em campo, com quatro passes para finalização e dois dribles eficazes em três tentativas.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-23-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 23ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J23STATGPRMVP
0-0



0-0



0-1



1-3



1-2



2-0



0-2
1-1
3-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR