A 24ª jornada da Liga NOS assinalou um ponto de viragem – temporário ou definitivo – no campeonato português, com a vitória do Benfica no “clássico” com o FC Porto, no Estádio do Dragão, por 2-1. O jogo grande da ronda atraiu todas as atenções mas apenas um jogador dessa partida tem lugar no “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings. Algo habitual em jogos deste perfil, embora o último clássico tenha oferecido algumas prestações individuais dignas de registo.

Os dois clubes mais representados são o Desportivo das Aves e o Belenenses, sendo que os avenses já são habituais “clientes” das equipas da ronda. Só que desta feita, a sua grande figura, Rodrigo Soares, não surge entre os melhores, apesar de ter realizado mais uma boa exibição, suficiente para constar nos tops da ronda (final do artigo). Quanto aos “azuis”, emprestam inclusive o melhor jogador da semana, com um rating relevante e pouco visto na Liga portuguesa.

Nesta jornada temos apenas um repetente em relação à anterior, sendo ele do “lanterna-vermelha” Feirense – um jogador que se mantém “à tona de água” em termos de qualidade geral do plantel “fogaceiro” -, para além de cinco estreias absolutas. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-24-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

Charles (Marítimo) 7.3 – Tal como na semana passada, o brasileiro Charles esteve em destaque. Após a bela exibição ante o Sporting, o guardião foi um autêntico muro na visita dos insulares a Guimarães, embora não tenha evitado a derrota da sua equipa. No total registou seis defesas, quatro a remates na sua grande área e um que se encaminhava para um dos ângulos superiores da sua baliza. Confira a defesa da noite no vídeo abaixo.

Mano (Vitória FC) 7.0 – Desta feita não há Rodrigo Soares, sendo a vez de Mano assumir a lateral-direita, uma estreia esta temporada. O jogador sadino foi o melhor em campo no empate do Vitória no terreno do surpreendente Moreirense, com números muito positivos, quer a atacar, quer a defender. Foi dele a assistência para o golo visitante, numa partida em que registou sete alívios, cinco intercepções e ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou.

Neris (Boavista) 7.2 – A sequência de vitórias do Boavista foi interrompida com uma derrota na Vila das Aves. Ainda assim, o central brasileiro esteve em grande destaque, sendo o melhor dos “axadrezados”. Para além de ter falhado apenas sete de 72 passes, acertou 11 de 16 longos, cinco deles para o último terço adversário, foi o mais interventivo no jogo, com 93 acções com bola, ganhou sete de oito duelos aéreos defensivos e somou 21 acções defensivas, entre elas 12 alívios. Uma exibição que lhe valeu a estreia nos “onzes”.

Antonio Briseño (Feirense) 7.2 – O repetente em relação à ronda passada, embora a sua equipa tenha sido novamente goleada. O mexicano continua a apresentar uma qualidade acima da média em relação aos colegas e ante o Belenenses ganhou os cinco duelos aéreos defensivos em que participou, bem como os dois ofensivos, somou nove recuperações de posse e 18 acções defensivas, com destaque para os oito desarmes e as seis intercepções.

Vítor Costa (Aves) 7.3 – Para “compensar” a ausência do colega de equipa Rodrigo na lateral-direita, Vítor Costa assumiu a esquerda, estreando-se nas equipas da jornada. O brasileiro foi o autor do golo do Aves, completou uma tentativa de drible e somou oito acções defensivas.

Luis Fariña (Aves) 7.4 – O argentino que já passou pelo Benfica surge pela segunda vez nos “onzes”, assumindo tarefas mais centrais na formação avense. Fariña, o melhor em campo ante o Boavista, registou três remates, dois deles enquadrados, fez um passe para finalização, completou 95% dos passes que fez e ainda ajudou nos momentos defensivos, com quatro desarmes e sete recuperações de posse.

Vítor Gonçalves (Nacional) 6.9 – Mais uma estreia nos “onzes” da jornada. O médio do Nacional foi determinante no triunfo da sua equipa por 3-2 sobre o Tondela, num jogo de emoção e futebol de ataque. Para além do golo que marcou, Vítor Gonçalves ganhou seis de sete duelos aéreos ofensivos e os três defensivos em que participou.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.6 – Já não há muito a dizer sobre o peso que Bruno Fernandes tem no futebol sportinguista. O médio voltou a levar a “equipa às costas” na vitória sobre o Portimonense, por 3-1. Aos 11 minutos já somava duas assistências e ainda terminou o encontro com um golo, três passes para finalização, dois remates enquadrados em cinco e sete passes longos certos em 12. O seu rating só não é mais elevado por ter desperdiçado duas ocasiões flagrantes de golo.

Rafa (Benfica) 7.4 O “clássico” produziu algumas excelentes prestações individuais, com 11 jogadores a registarem ratings iguais ou superiores a 6.0. O melhor de todos foi Rafa Silva, a grande figura do jogo mais importante da ronda. O extremo benfiquista marcou o golo decisivo da partida e registou números de grande qualidade, como seis dribles completos em nove tentativas e ainda quatro desarmes, dois bloqueios de remate e três de passe.

Licá (Belenenses) 7.0 – O Jogador do Mês de Dezembro GoalPoint continua a mostrar-se nos relvados da Liga NOS. Na goleada ao Feirense, o criativo não só marcou um golo, como enquadrou os três remates que fez e realizou uma assistência em dois passes para finalização.

Kikas (Belenenses) 8.8O melhor jogador das ronda foi o jovem avançado dos “azuis”. O jogador português, de 20 anos, somava só um golo até ao encontro com os “fogaceiros”, mas aproveitou a oportunidade para brilhar intensamente, com uma exibição de grande nível. Kikas bisou, em quatro remates (dois enquadrados), e ainda somou uma assistência, completou três de cinco tentativas de drible e ganhou dois de seis duelos aéreos ofensivos.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-24-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 24ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J24STATGPRMVP
2-0
3-2
1-1
1-2
0-0
4-0
1-2
3-1
1-0