A Liga NOS está ao rubro. Após a ultrapassagem do Benfica ao FC Porto na 24ª jornada, eis que as “águias” empataram em casa com o Belenenses, 2-2, e foram apanhadas na classificação pelos “dragões”, que levaram de vencida o Feirense por 2-1 – ainda que os lisboetas mantenham a liderança, devido ao confronto directo. Este foi o facto mais relevante da ronda, que viu o Sporting de Braga aproximar-se dos dois primeiros, estando agora a cinco pontos de distância, e o Sporting vencer em casa do Boavista, por 2-1.

Quanto aos artistas, nesta 25ª jornada assistimos a um número considerável de defesas-centrais a realizarem exibições de grande nível, pelo que apresentamos um “onze” GoalPoint Ratings com três “pilares”, todos eles com desempenhos superiores a 7.0, sendo que de fora ficaram nomes como Bruno Viana (Braga) e Pepe (Porto), com ratings de 6.9, o suficiente para, noutros momentos, entrarem na equipa.

Em relação à última jornada, apenas um repetente, o “leão” Bruno Fernandes, que não dá mostras de baixar o ritmo e a boa forma, e temos cinco estreantes absolutos em 2018/19, sendo que a equipa mais representada na ronda é o Sporting, com três elementos, seguido do Benfica e Portimonense, com dois.

GoalPoint-Onze-jornada-25-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

Ricardo Ferreira (Portimonense) 7.2 – Excelente jogo em Portimão, entre duas equipas sem problemas em procurar o golo. Os algarvios golearam, mas tiveram de lidar com o ataque insular, pelo que o guardião dos homens da casa foi o segundo melhor em campo, sendo obrigado a realizar quatro defesas, duas a remates na sua grande área e três que se dirigiam para os ângulos superiores da sua baliza.

André Almeida (Benfica) 7.1 – Mais uma exibição de qualidade do lateral português. André Almeida foi o melhor em campo no empate do Benfica com o Belenenses, registando uma assistência – a oitava que fez nesta Liga – em quatro passes para finalização, sucesso em quatro de nove cruzamentos, dois dribles completos e três duelos defensivos ganhos. O lateral é já o jogador da Liga com mais assistências para golo de bola corrida (8).

Sebastián Coates (Sporting) 7.2 – Jogo muito consistente do central leonino, o melhor em campo no Bessa. Coates esteve verdadeiramente intransponível nos duelos aéreos defensivos, tendo ganho seis dos sete em que participou, e foi sempre um foco de desequilíbrio no ataque – completou as seis tentativas de drible, algo raro num central, registou três remates, ganhou os três duelos aéreos ofensivos e ainda fez dois passes para finalização.

Vasco Fernandes (Vitória FC) 7.3 – Os sadinos não foram além de um nulo ante o Tondela, em casa, apesar de os visitantes terem terminado com dez elementos. Num encontro competitivo, mas nem sempre bem jogado, o central Vasco Fernandes foi o melhor, com números de relevo, como nove recuperações de posse e nove acções defensivas, para além de grande segurança no passe, com destaque para as seis entregas longas certas em oito.

Rúben Semedo (Rio Ave) 7.6 – O central ex-Sporting regressou a Portugal e tem vindo a realizar boas exibições, registando já dois golos em cinco jogos. Semedo voltou a facturar e foi o melhor em campo na visita ao Desportivo de Chaves, com o tal golo e simplicidade de processos defensivos, como demonstram os 11 alívios que realizou.

Jesús Corona (Porto) 7.3 – O mexicano voltou a ser aposta de Sérgio Conceição no corredor esquerdo e foi o melhor na vitória do Porto ante o Feirense, a atacar, mas também a defender. Ao todo registou uma assistência em quatro passes para finalização, acertou 89% das entregas que realizou e completou três de seis dribles. Na retaguarda recuperou sete vezes a posse de bola e realizou cinco intercepções.

Florentino (Benfica) 7.0O empate do Benfica ficou marcado pela grande ineficácia ofensiva das “águias”, que remataram muito, mas mal. Quanto aos momentos defensivos, os erros acabaram por penalizar a equipa, mas houve um jogador que se manteve num nível elevado nestes momentos. Florentino cobriu todo o terreno à frente da sua defesa, com números de relevo: dez recuperações de posse, quatro desarmes, seis intercepções, três bloqueios de remate, num total de 19 acções defensivas, abrilhantaram o registo do jovem.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.2O médio do Sporting é o recordista de presenças nos “onzes” desta época, com nove – mais uma que o benfiquista Pizzi -, e vai na quarta “chamada” nas últimas cinco jornadas. Mais uma vez, Bruno Fernandes brilhou, com um golo (de penálti) em cinco remates, seis passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em seis e cinco passes longos certos em oito.

Paulinho (Portimonense) 7.9 – A grande figura da jornada. Já em Alvalade o brasileiro havia realizado uma excelente exibição e, na goleada ao Nacional, registou o rating mais alto da jornada. O médio fez um golo, somou cinco passes para finalização, sofreu uma grande penalidade e registou oito recuperações de posse.

Raphinha (Sporting) 6.9 – O extremo leonino foi sempre um dos mais perigosos jogadores do Sporting ante o Boavista, pelos desequilíbrios que criou. Ao todo completou três de seis tentativas de drible, criou uma ocasião flagrante de golo e ganhou os três duelos aéreos ofensivos em que participou.

Joel Tagueu (Marítimo) 7.8 – O segundo rating mais elevado pertenceu ao ponta-de-lança do Marítimo. Os insulares estavam a perder 2-0 em casa com o Moreirense quando o camaronês entrou em acção. Joel consumou a reviravolta no marcador, com dois golos na sequência dos únicos dois remates enquadrados que registou (num total de seis disparos), e foi um pesadelo para os defesas contrários nos lances pelo ar, tendo ganho quatro dos oito duelos ofensivos em que participou.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-25-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 25ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J25STATGPRMVP
1-1
3-2
1-0
1-2
0-0
5-1
0-0
1-2
2-2