O “onze” da 25ª jornada da Liga 19/20 ⭐

-

TotoRating Banner

Aí está, o primeiro “onze” da jornada da retoma. O futebol de primeira Liga regressou após longa paragem, mas apesar das muitas surpresas – por exemplo, nenhum dos seis primeiros classificados até então conseguiu vencer – a equipa que os GoalPoint Ratings nos oferece não desilude, com nenhum jogador a registar menos de 7.0.

As duas grandes surpresas da jornada vieram precisamente dos dois candidatos ao título. O FC Porto perdeu por 2-1 em casa do Famalicão, enquanto o Benfica não foi além de um nulo em casa ante o Tondela, falhando assim o assalto à liderança isolada. O Sporting empatou 2-2 no jogo de maior cartaz da ronda, em casa do Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting de Braga perdeu 3-2 na Cidade do Futebol, na “visita” ao Santa Clara.

Este lote de resultados confinou o número de representantes dos “grandes” a somente três, um de cada emblema, sendo que Portimonense, Santa Clara e Belenenses foram os clubes mais representados, com dois cada. Sem surpresa, não há repetentes em relação à jornada 24, e há três estreantes, incluindo os dois pontas-de-lança. Vamos aos detalhes?

Mateus Pasinato (Moreirense) 7.8 – A grande época de Pasinato é, pelos vistos, para continuar. O Moreirense foi ganhar por 1-0 a casa do Boavista, mas viu-se muito pressionado e, não fosse o seu guardião, os três pontos poderiam ter fugido. Ao todo, o “goleiro” fez nove defesas (máximo da jornada), quatro a remates na sua grande área, sendo que uma das intervenções travou a recarga a uma grande penalidade, já nos descontos.

Emmanuel Hackman (Portimonense) 7.0 – Apetece dizer que a paragem fez bem aos algarvios, que regressaram aos triunfos logo na abertura da jornada, após 12 rondas sem conhecerem o sabor da vitória. Um dos protagonistas foi o lateral ganês, que completou as duas tentativas de drible, ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou, bem como os três ofensivos, e ainda fez cinco alívios.

Willyan Rocha (Portimonense) 7.7O melhor em campo no triunfo algarvio. O defesa-central esteve imperial no futebol aéreo, tendo ganho cinco de seis duelos defensivos, e ainda registou oito intercepções (máximo da jornada), cinco alívios e um corte decisivo.

Rúben Dias (Benfica) 7.6 – O regresso da “águia” mostrou os mesmos problemas que tinham ficado para trás, em Março. Frente ao Tondela, na Luz, praticamente só deu Benfica, que dominou por completo, rematou muito e até Rúben Dias jogou grande parte do tempo bem dentro do meio-campo contrário, como mostra o “heat-map” da infografia de MVP (link). O central foi o melhor em campo, com um remate ao ferro, três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em três, 93% de eficácia de passe, 12 passes progressivos certos e três duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro.

Nilton Varela (Belenenses) 7.5 – O “clã” Varela continua a ser uma mais-valia para os “azuis”. Já na 18ª jornada, sobrinho e tio (Silvestre) haviam tomado conta da ala esquerda do “onze” da jornada, e voltam agora a fazê-lo. Nilton foi o segundo melhor em campo na Vila das Aves, precisamente atrás do tio, com uma ocasião flagrante criada, dois cruzamentos certos em três, três dribles completos em cinco tentativas, oito recuperações de posse e três intercepções.

Sérgio Oliveira (Porto) 7.4 – O “dragão” perdeu em Famalicão, mas o melhor em campo foi Sérgio Oliveira, o mais esclarecido de todos. Foi dos seus pés que saiu a extraordinária assistência para o golo de Jesús Corona, num total de impressionantes sete passes para finalização, e ainda fez cinco recuperações de posse.

Lincoln Henrique (Santa Clara) 7.7 – O médio brasileiro começa a ser uma das figuras da Liga, pela influência que tem em todo o futebol dos açorianos. No triunfo sobre o Braga, Lincoln registou uma assistência e duas ocasiões flagrantes criadas em sete passes para finalização. Verdadeiramente decisivo.

Marcus Edwards (Vitória SC) 7.4 – Prossegue a boa época de estreia do extremo no futebol português. Marcus Edwards foi uma das figuras do jogo grande da jornada, tendo feito o golo do empate do Vitória de Guimarães na recepção ao Sporting, tendo ainda completado cinco das sete tentativas de drible e registado dois passes para finalização.

Silvestre Varela (Belenenses) 7.7 O melhor em campo na vitória do Belenenses na Vila das Aves, com uma exibição de grande nível. Para além de um golo (e que golo), Silvestre enquadrou os dois disparos que realizou, completou as quatro tentativas de drible e ainda ajudou defensivamente com oito recuperações de posse e três desarmes.

Andraž Šporar (Sporting) 7.5O destaque do jogo no “Castelo”, entre Vitória e Sporting, foi o avançado esloveno dos “leões”. Primeiro aproveitou um erro de Douglas para inaugurar o marcador de forma fácil e, no segundo tempo, isolou-se e contornou o guardião, antes de atirar a contar para um bis. Estes foram, aliás, os dois únicos remates do ponta-de-lança, que completou ainda duas de três tentativas de drible.

Thiago Santana (Santa Clara) 8.0A grande figura da jornada. O avançado do Santa Clara foi o carrasco do Braga nesta jornada, ao apontar dois dos três golos com que os açorianos “despacharam” os minhotos na Cidade do Futebol. Ao todo, Thiago Santana fez três remates, dois enquadrados, sofreu falta para grande penalidade e ganhou três de seis duelos aéreos ofensivos.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-25-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 25ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J25STATGPRMVP
1-0



2-1
1-1
0-0



2-2
3-2



0-2



0-1
2-3



GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR