O “onze” da 27ª jornada da Liga 18/19 ⭐

-

A luta pela liderança da Liga NOS não conhece tréguas. A 27ª jornada apresentou-se como potencialmente definidora de tendências, fruto da visita do FC Porto ao terreno do então terceiro classificado, o Sporting de Braga. Num jogo intenso, com emoção e qualidade, os minhotos estiveram por duas vezes em vantagem, mas acabaram por permitir a reviravolta portista (3-2). Mais tarde, o Benfica sofreu para bater o Tondela em casa por 1-0, com o golo decisivo a ser apontado já perto do fim.

Assim, na liderança manteve-se o Benfica, com os mesmos pontos que o Porto, com nenhuma das formações a dar mostras de ceder. Quem aproveitou esta conjugação de resultados foi o Sporting, que foi ganhar a Chaves por 3-1 e ascendeu ao terceiro lugar da classificação.

O “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings, acaba por reflectir exactamente o que se passou na ronda. Sem jogadores do Braga, o Porto coloca um (azarado) jogador, o mesmo registo que o Benfica, enquanto os “leões” emprestam dois – tantos quanto o Moreirense -, um deles é mesmo um de dois nomes que registaram o rating mais elevado da semana. Ainda assim, esta é uma equipa atípica, na medida em que não temos quaisquer repetentes em relação aos destaques na jornada anterior e temos dois MVPs da jornada. Em compensação temos seis estreias absolutas em 2018/19. Conheça os craques.

GoalPoint-Onze-jornada-27-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Pedro Trigueira (Moreirense) 7.1 – Após uma fase de menor fulgor, a formação cónega voltou aos bons resultados, com uma importante vitória por 2-0 em Portimão. Ainda assim, os visitantes sofreram pressão intensa dos algarvios, valendo à equipa o guarda-redes Pedro Trigueira, o melhor em campo. Estreia nos “onzes” da época, o guardião realizou impressionantes oito defesas, cinco delas a remates na sua grande área, um deles a um dos ângulos da baliza. E ainda acertou oito de 16 passes longos.

Falaye Sacko (Vitória SC) 7.3 – O lateral vimaranense esteve uns furos acima dos seus colegas de equipa, mas mesmo assim não evitou a derrota vimaranense nos Açores. O maliano foi o MVP da partida, com bons números defensivos e ofensivos. Na frente somou um passe para finalização, três cruzamentos (um eficaz) e completou as três tentativas de drible. Na retaguarda registou oito acções defensivas e 11 recuperações de posse.

Jorge Fellipe (Aves) 6.8 – O Desportivo das Aves deu um passo importante rumo à permanência, ao vencer por 2-0, com golos apontados por dois dos destaques GoalPoint entre as equipas na luta pela manutenção, Rodrigo Soares e Mama Baldé. Contudo, a grande figura da equipa foi outro, o central Jorge Fellipe, o melhor em campo e uma das cinco estreias da ronda. O defesa esteve muito forte nos duelos aéreos, vencendo os quatro defensivos e os três ofensivos, subiu bastante no terreno, ao ponto de somar quatro remates (três de cabeça), desperdiçando uma ocasião flagrante, e somou 17 acções defensivas, entre elas oito alívios.

Ferro (Benfica) 7.7 – Outro dos estreantes nestas escolhas é o jovem central benfiquista, o melhor em campo no triunfo do Benfica sobre o Tondela, fruto do facto de os visitantes terem criado muitos problemas em lances de contra-ataque. Ferro não só esteve muito seguro no passe, acertando 64 de 70 – dez de 11 passes longos -, como esteve impecável na retaguarda, tendo ganho três de quatro duelos aéreos defensivos e somado 20 acções defensivas.

Alex Telles (Porto) 6.7 – O azarado da jornada foi o lateral portista, ao lesionar-se na sequência da marcação da grande penalidade que deu o triunfo aos “dragões”. Alex Telles não tem tido a mesma presença regular nos “onzes” que protagonizou na época passada, somando agora “apenas” a terceira, mas no jogo grande da jornada o brasileiro esteve em bom plano. Para além do golo, enquadrou os seus três remates, realizou cinco cruzamentos (um eficaz) e fez um passe para finalização.

Kaio Pantaleão (Santa Clara) 6.9O triunfo do Santa Clara sobre o Vitória de Guimarães foi um dos factos relevantes da jornada e os açorianos bem podem agradecer ao seu médio-defensivo, outro dos estreantes nos “onzes”. O brasileiro garantiu os equilíbrios da sua equipa, com dois dribles eficazes, cinco recuperações de posse e 14 acções defensivas, com destaque para os seis desarmes, máximos do jogo.

Bruno Fernandes (Sporting) 8.0 – Uma das figuras da jornada (e candidato a jogador do mês GoalPoint). O médio leonino voltou a ser a peça fulcral do Sporting, sendo o melhor em campo na vitória por 3-1 em Chaves. Regressado de lesão, Bruno Fernandes marcou um golo, enquadrou três de cinco remates, fez três passes para finalização, completou seis de 11 passes longos e ainda recuperou sete vezes a posse de bola. Irresistível.

Chiquinho (Moreirense) 7.0 – O criativo do Moreirense é, sem dúvida, uma das figuras da Liga. Com a terceira presença no “onze”, Chiquinho foi fundamental na vitória dos cónegos em Portimão, com um belo golo, num total de dois remates, uma assistência em quatro passes para finalização, 88% de eficácia de passe e ainda sete acções defensivas.

Edgar Costa (Marítimo) 7.4 – O escaldante dérbi madeirense caiu para o lado do Marítimo, que venceu por 3-2, e a grande figura da partida foi o extremo Edgar Costa, que se estreia nos “onzes” com um excelente rating. O madeirense fez um golo, ganhou uma grande penalidade e foi muito importante na ajuda colectiva, com dois de três duelos aéreos defensivos ganhos e dez acções defensivas.

Mateus (Boavista) 8.0 – O melhor da jornada, juntamente com Bruno Fernandes. O veterano jogador do Boavista está a fazer uma das melhores épocas da carreira e foi o elemento decisivo no triunfo “axadrezado” frente ao Belenenses. O angolano fez um golo em três remates (dois enquadrados), fez a assistência para o outro tento e ainda ajudou na defesa, com quatro desarmes.

Luiz Phellype (Sporting) 7.4 – Perante a lesão de Bas Dost, o brasileiro foi aposta do “leão” na equipa inicial ante o Chaves e esteve em grande plano, estreando-se a marcar (estreia-se também nos “onzes” da jornada esta época). O ponta-de-lança fez dois golos em dois remates enquadrados (num total de cinco disparos) e ganhou quatro duelos aéreos ofensivos em seis e três em quatro defensivos.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-27-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 27ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J27STATGPRMVP
0-2
2-3
1-3
1-0
1-0
3-2
0-2
2-0
0-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR