O “onze” da 27ª jornada da Liga 19/20 ⭐

-

TotoRating Banner

Ora tropeças tu, ora tropeço eu. A luta pelo título da Liga NOS está assim. Não houve, desde o regresso da competição, jornada que contasse com vitórias de ambos os candidatos ao título. Desta feita foi o FC Porto a não ir além de um empate sem golos – a primeira vez que os “dragões” ficaram sem marcar na Liga 19/20 – na visita ao último classificado, o Desportivo das Aves. E até um penálti desperdiçaram. O Benfica, por seu turno, começou a perder, mas as expulsões do lado do Rio Ave permitiram às “águias” dar a volta ao marcador e arrecadar os três pontos, pelo que voltaram a igualar os portistas no primeiro lugar.

Dos três “grandes”, apenas o Sporting parece regressar consistente e em forma, ao ponto de já ter ultrapassado o Sporting de Braga – que continua sem ganhar na retoma – e agarrado o terceiro lugar. Os “leões” foram categóricos e bateram o Tondela em casa com dois golos sem resposta. Os primeiros tempos de Rúben Amorim em Alvalade dificilmente seriam mais positivos.

O “onze” GoalPoint Ratings da jornada 27 tem, assim, dois jogadores do Sporting, sendo o clube lisboeta o único com mais de um representante. Porto e Benfica apresentam um cada, numa ronda que volta a ter um repetente, mas seis estreantes. Vamos, sem demoras, aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-27-Liga-NOS-infog-201920
Clique para ampliar

Fábio Szymonek (Desp. Aves) 6.7 – Uma exibição que valeu um ponto. A nota do guarda-redes do Aves acaba por não ser extraordinária, muito por culpa de ter sido ele a cometer a grande penalidade sobre Otávio, mas também por outros valores, como as 20 perdas de bola em 47 posses, assentes numa maioria de defesas incompletas. Ainda assim, acabou por travar o castigo máximo cobrado por Zé Luís e terminou com oito defesas, o máximo da jornada, sete a remates na sua grande área.

Víctor García (Vitória SC) 8.0 – Os vimaranenses ainda não venceram desde o regresso, mas no empate em casa no dérbi com o Moreirense, o lateral-direito venezuelano esteve em grande destaque e foi o melhor em campo. A atacar e a defender, Víctor García apresentou um nível elevadíssimo, com três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em seis, três dribles completos em quatro tentativas, bem como seis desarmes (máximo da ronda), três intercepções e nove recuperações de posse.

Willyan Rocha (Portimonense) 6.5 – O brasileiro está em grande forma. Após ganhar o lugar a Jadson, Willyan não mais parou de impressionar e voltou a estar muito bem, na visita ao Santa Clara. O central esteve quase intransponível pelo ar, ganhando quatro de seis duelos aéreos defensivos, no passe acertou sete longos de 16 e fez dez passes progressivos certos, e na frente fez o golo algarvio, que garantiu mais um ponto.

Roccieli Júnior (Famalicão) 6.6 – Ao terceiro jogo da retoma, o Famalicão não conseguiu vencer, depois de ganhar os dois primeiros. O culpado foi o Sporting de Braga, que visitou os famalicenses e até dominou. Mas na defesa, os homens da casa estiveram fortes, não permitindo um único remate enquadrado, com destaque para Roccieli. O brasileiro esteve imperial, com três duelos aéreos defensivos ganhos em quatro, mas também sete alívios. Depois, no passe, esteve competente, com uma eficácia de 92%.

Nuno Mendes (Sporting) 6.7 – Semana inesquecível, certamente, para o jovem “leão”. Pela primeira vez foi titular na equipa principal do Sporting, realizou uma excelente exibição e foi premiado com renovação de contrato. Nuno Mendes criou uma ocasião flagrante ante o Tondela e esteve muito sólido no flanco esquerdo, com cinco desarmes e outras tantas intercepções, para além de 87 acções com bola. Mostrou personalidade e confiança para pegar no jogo.

Julian Weigl (Benfica) 7.3 – O alemão parece estar, finalmente, a acertar o passo com a equipa do Benfica. Esta retoma tem mostrado um Weigl mais consistente, com mais acções defensivas e solidez. Na vitória benfiquista, o médio foi mesmo decisivo lá na frente, ao fazer o golo da vitória benfiquista – o primeiro que marcou de cabeça em toda a carreira. Para além disso somou três desarmes e sete recuperações de posse.

Sérgio Oliveira (Porto) 7.7 – Mais um grande jogo do médio portista, que parece ser, nesta altura, o “dragão” em melhor forma. Ante o Aves, Sérgio Oliveira foi o melhor em campo, com o máximo de passes para finalização da jornada (7), mas também dez passes progressivos eficazes, nove entregas longas certas em 11, três desarmes e 127 acções com bola, número mais alto da partida.

Carlinhos (Vitória FC) 7.5 – Os sadinos não evitaram a derrota por 3-1 em casa do Boavista, mas o médio Carlinhos esteve em grande plano. Excelente o golo que marcou no Bessa, numa partida em que fez quatro passes para finalização e dez passes progressivos eficazes.

Gustavo Sauer (Boavista) 7.3 – Os “axadrezados”, por seu turno, contaram com a inspiração do seu extremo-direito. Sauer enquadrou os três remates que fez frente ao Vitória sadino e fez um golo, tendo ainda ajudado defensivamente com oito recuperações de posse.

Jovane Cabral (Sporting) 7.2 – O jogador do momento em Alvalade. O jovem extremo parece ter ganho uma nova vida com Rúben Amorim e, no triunfo leonino sobre o Tondela, voltou a mostrar uma qualidade acima da média na marcação de livres directos, com um golo na cobrança de um destes lances, “na gaveta”. Para além disso, acertou 25 dos 27 passes que fez e completou a totalidade das seis tentativas de drible (máximo da ronda).

Rodrigo Pinho (Marítimo) 8.2 – A figura da jornada. O avançado do Marítimo foi um perigo à solta ante o Gil Vicente, tendo feito um golo e enquadrado os três remates que fez. Além disso, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização. Esta foi a quarta nomeação para MVP esta temporada.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-27-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 27ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J27STATGPRMVP
2-1



1-1



0-0



2-1



1-2
3-1
2-0
1-1



0-0



GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR