A 28ª jornada da Liga NOS manteve tudo na mesma na luta pelo título, embora tenha começado a definir uma tendência entre os quatro primeiros – restando saber se se mantém, ou se sofre alguma alteração, algo de que este campeonato tem sido rico. O Sporting venceu em casa o Rio Ave por 3-0 e aproveitou a derrota do Sporting de Braga em Moreira de Cónegos, por 1-0, para se isolar no terceiro lugar, com três pontos de vantagem sobre os “arsenalistas”.

Contudo, os emblemas dominadores do “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings, são os dois da frente. Benfica e FC Porto venceram os seus jogos, as “águias” por 4-1 na visita ao Feirense, os “dragões” em casa no dérbi com o Boavista, por 2-0, pelo que se mantêm colados com os mesmos 69 pontos. Assim, os lisboetas colocam quatro jogadores na equipa da ronda, os portistas três – incluindo o melhor da jornada -, deixando pouco espaço para outros clubes, sendo que mais nenhum tem mais do que um representante.

Em relação à ronda anterior há apenas dois repetentes, um benfiquista e um sportinguista, um suspeito do costume, e estreantes há apenas dois, um deles uma surpresa precisamente pela época positiva que está a realizar, mas que só agora cabe nas nossas “escolhas”. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-28-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

Miguel Silva (Vitória SC) 7.7 – A nossa lista começa logo por um dos estreantes. O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Miguel Silva, teve mais trabalho do que à partida se poderia imaginar, perante a goleada que a sua equipa impôs em casa ao Chaves. Contudo, num jogo em que os flavienses atacaram muito (18 remates, seis enquadrados), o jovem teve de trabalhar bastante, terminando com seis defesas, quatro delas a remates na sua grande área, e três saídas pelo ar eficazes.

Jesús Corona (Porto) 6.8 – O mexicano regressou à lateral-direita, num jogo em que Sérgio Conceição certamente previu muito mais ataque do que acções defensivas por parte da sua equipa. E Corona correspondeu com uma bela exibição, terminando com uma assistência em quatro passes para finalização, quatro dribles eficazes em seis, mas somente duas acções defensivas.

Ferro (Benfica) 7.0 – O jovem central do Benfica continua a mostrar um acerto acima da média, pelo que surge pela segunda semana consecutiva no “onze”, tendo, igualmente, figurado na equipa do mês de Março. Seguro no passe (completou 59 de 64, quatro de seis longos), Ferro destaca-se no futebol aéreo, tendo ganho quatro de cinco duelos defensivos, mas mostra competência noutras acções defensivas, tendo registado quatro desarmes e sete alívios.

Jadson (Portimonense) 7.8 – Noite complicada para os algarvios no fecho da jornada. A ganhar por 2-0 em Tondela, com um golo do defesa-central, a equipa permitiu a reviravolta perto do fim, mas os números do brasileiro já estavam a um nível elevado. Ao todo, para além do tento, Jadson registou 21 acções defensivas, 13 delas alívios, para além de três bloqueios de remate. E ainda ganhou três de cinco duelos aéreos defensivos.

Álex Grimaldo (Benfica) 7.2 – Esta está a ser a melhor época do espanhol em Portugal. A sua consistência explica-se pelo facto de esta temporada não se debater com tantos problemas físicos e tal vê-se em campo. Ante o Feirense, o lateral-esquerdo fez uma assistência em quatro passes para finalização, teve eficácia nos três cruzamentos que realizou, completou duas de quatro tentativas de drible e recuperou nove vezes a posse de bola.

Bruno Gallo (Chaves) 7.1Os flavienses foram goleados em Guimarães, mas não deixaram de atacar e mostraram bom futebol a espaços. O melhor da equipa foi o médio Bruno Gallo, a defender e a atacar. Para além de dez acções defensivas, das quais metade foram desarmes, o brasileiro recuperou 11 vezes a posse de bola e fez quatro passes para finalização. Não é para todos.

Pizzi (Benfica) 8.0 – O médio regressa aos “onzes” após seis jornadas de ausência. Frente ao Feirense, o brigantino foi o melhor em campo, registando um golo (de penálti, que o próprio ganhou), quatro remates (dois com boa direcção), uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização e ainda quatro faltas sofridas.

Bruno Fernandes (Sporting) 8.0 – O médio leonino já não surpreende ninguém pela sua qualidade, embora continue a espantar pela consistência com que o mostra, jornada após jornada, de competição em competição, pelo que repete a presença da jornada passada – sexta nas últimas oito rondas (!). No triunfo leonino ante o Rio Ave, Bruno Fernandes voltou a ser o melhor em campo, com um golo (de penálti), uma assistência em quatro passes para finalização e ainda quatro desarmes.

Otávio (Porto) 9.3 O melhor da jornada 28 foi o criativo brasileiro, dono de uma exibição de grande nível frente ao Boavista que lhe valeu o quarto rating mais elevado da época. Para além do golo que marcou, Otávio completou oito de nove tentativas de drible, somou 88 acções com bola e ajudou na defesa, com quatro desarmes e três intercepções. Uma prestação completa.

Tiquinho Soares (Porto) 7.7 – O ponta-de-lança do Porto está em grande forma e voltou a mostrar qualidade ante o Boavista, valendo-lhe a estreia nos “onzes” desta época. Soares fez um golo em quatro remates (três enquadrados), realizou quatro passes para finalização, completou as duas tentativas de drible e a sua nota só não foi mais elevada porque falhou uma ocasião flagrante de golo.

Haris Seferovic (Benfica) 7.7 – O suíço não pára de marcar. Quando o Benfica precisou da sua competência na finalização, Seferovic surgiu para bisar, e fê-lo nos dois únicos remates que realizou a partida. Para além disso, fez dois passes para finalização, sendo neste momento o líder isolado na tabela dos melhores marcadores da prova.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-28-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 28ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint ou no novo artigo-resumo da jornada, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J28STATGPRMVP
2-0
1-1
0-0
4-0
1-0
1-0
1-4
3-0
3-2