TotoRating Banner

O FC Porto foi o primeiro a dar a ideia de estar finalmente a assentar jogo nesta retoma, no que toca à luta pelo título. Numa fase da Liga marcada por perdas de pontos por parte dos dois da frente, eis que os “dragões” mostraram a sua melhor cara no dérbi em casa com o Boavista, vencendo por categóricos 4-0, após uma primeira parte sem golos. O mesmo não pode dizer o Benfica. Após ganhar em Vila do Conde, os “encarnados” receberam o Santa Clara e perderam por 4-3, num jogo de alternância constante no resultado e que trouxe marcas históricas negativas inéditas no historial benfiquista.

Alheio a tudo isto está o Sporting, que vai fazendo o seu percurso quase imaculado desde a chegada de Rúben Amorim. Desta feita uma vitória por 3-1 na visita ao Belenenses, na Cidade do Futebol, dedicada a Mathieu, que se lesionou num joelho e anunciou o final de carreira. Os “leões” estão no terceiro lugar e não mostram sinais de abrandamento, sendo a equipa que mais pontos somou desde o regresso.

Esta foi uma jornada com muitos golos. Ao todo foram marcados 37 tentos, sendo a ronda mais produtiva da época 2019/20. Talvez por isso tenhamos, nesta 28ª jornada, um “onze” GoalPoint Ratings com notas muito elevadas. Apenas um jogador é escalado com menos de 7.0, e há quatro com pelo menos 8.0.

Desta feita não há repetentes em relação à equipa da jornada passada e há três estreias absolutas esta temporada. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-28-Liga-NOS-201920
Clique para ampliar

Lucas Paes (Vitória FC) 7.0 – Giorgi Makaridze ainda começou o jogo com o Rio Ave, mas acabou substituído perto do intervalo, devido a uma indisposição. O seu substituto, Lucas Paes, acabou por estar à altura dos acontecimentos, sendo o melhor em campo, apesar de não ter evitado o golo de Gelson Dala perto do final. O brasileiro estreou-se assim na Liga, com um registo de quatro defesas, três a remates na sua grande área, uma a disparo a um dos ângulos superiores da baliza.

Alex Pinto (Gil Vicente) 7.4 – Os homens de Barcelos venceram pela primeira vez na “retoma”, por 3-0 na recepção ao cada vez mais último, Desportivo das Aves. Os dois laterais da equipa de Vítor Oliveira estiveram em grande destaque. Do lado direito, Alex Pinto sólido a atacar e a defender. Na retaguarda somou 11 acções defensivas – das quais três foram intercepções – e incríveis 13 recuperações de posse, na frente fez uma assistência em dois passes para finalização. Uma estreia nos “onzes”.

Philipe Sampaio (Tondela) 6.9 – Os beirões perderam em casa por 3-1 com o Paços de Ferreira, liderado pelo seu antigo treinador, Pêpa, mas o central Philipe Sampaio esteve a um nível superior. Na frente criou uma ocasião flagrante e ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos, mais atrás ganhou quatro de sete defensivos, recuperou oito vezes a posse de bola e somou dez acções defensivas, com destaque para dois bloqueios de remate.

Sebastián Coates (Sporting) 7.6 – Já não haverá Mathieu mas há Coates. O Sporting até era a equipa da Liga com menos golos apontados na sequência de cantos, mas o central uruguaio foi à à frente fazer o 1-1 de cabeça, num desses lances. Melhor em campo, Coates enquadrou os seus dois remates, e na defesa fez três desarmes e cinco alívios. Esta é a sexta presença do jogador leonino nos “onzes”.

Henrique Gomes (Gil Vicente) 8.5 – Estupenda a exibição de Henrique Gomes ante o Aves, algo reflectido num rating pouco visto em jogadores na sua posição. O lateral-esquerdo foi o melhor em campo em Barcelos, não só pelo golo que marcou, mas também pela solidez defensiva que patenteou, expressa em cinco desarmes e quatro intercepções.

Pedro Gonçalves (Famalicão) 7.3 – Desta feita os famalicenses não venceram, mas contaram com Pedro Gonçalves para mais uma bela prestação, num jogo muito bem disputado em Moreira de Cónegos. O médio foi a melhor unidade em campo, com três dribles eficazes em quatro e ainda três desarmes e sete recuperações de posse.

Otávio Monteiro (Porto) 7.5 – Goleada portista no dérbi, com participação importante do criativo brasileiro. Otávio não participou directamente nos golos, mas fez dois passes para finalização, teve eficácia em 85% dos passes que fez, completou sete de nove longos, realizou 11 passes progressivos certos, teve êxito nas quatro tentativas de drible e ainda ajudou defensivamente com cinco desarmes.

Bruno Tabata (Portimonense) 7.3 – O emblema de Portimão prossegue a sua caminhada muito positiva neste regresso da Liga, sem qualquer derrota e com duas vitórias. Desta feita um triunfo em casa por 3-2 sobre o Marítimo, que deixou o Portimonense a quatro pontos da “linha de água”. Tabata esteve em grande evidência, com um golo marcado, dois remates (enquadrados), uma ocasião flagrante criada, quatro cruzamentos eficazes em seis e três dribles certos em quatro.

Wenderson Galeno (Sp. Braga) 8.5 – Grande jogo na Pedreira, no dérbi minhoto entre Braga e Vitória de Guimarães. E com excelentes golos. Na retina ficaram, certamente, os tentos de Trincão e Galeno, este último num brilhante lance individual. O extremo brasileiro fez também uma assistência em dois passes para finalização, completou duas de quatro tentativas de drible e, pasme-se, ganhou os cinco duelos aéreos defensivos em que participou.

Moussa Marega (Porto) 8.0O melhor no dérbi portuense. Marega tardava em mostrar a sua capacidade de quebrar as defesas contrárias, e só no segundo tempo conseguiu fazê-lo ao Boavista. Foram dois os golos do maliano, resultado de quatro remates enquadrados em cinco, e ainda ganhou uma grande penalidade.

Douglas Tanque (Paços de Ferreira) 8.7 – A grande figura da jornada. Douglas Tanque “destruiu” o Tondela com uma exibição de grande qualidade, mercê de dois golos e de uma qualidade pouco vista no futebol aéreo. Foram 17 os duelos aéreos ofensivos em que participou e dez os que ganhou. Além disso, enquadrou os três remates que realizou. Uma jornada para recordar, com estreia nos “onzes”.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-28-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 28ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J28STATGPRMVP
3-0



3-2



1-2
3-4
4-0



1-3
1-1



3-2



1-3