O “onze” da 3ª jornada da Liga 20/21 ⭐

-

A Liga NOS 20/21 teve a sua primeira grande surpresa. O Estádio do Dragão testemunhou a primeira vitória de sempre do Marítimo no reduto do FC Porto, e por 3-2, num jogo repleto de emoção e de golos de belo efeito. Benfica e Sporting não desaproveitaram esse facto e venceram, as “águias” em casa também por 3-2, frente a um Farense de grande nível, assumindo assim a liderança da prova. Os “leões” ganharam 2-0 ao outro emblema algarvio, em Portimão, e também só sabem ganhar e ainda não sofreram qualquer golo.

Numa ronda que assinalou a primeira vitória do Sp. Braga, e logo por 4-0, mas também do Vitória de Guimarães, o destaque vai, precisamente, para os “arsenalistas”, que colocam quatro jogadores no “onze” GoalPoint Ratings da jornada. Porto e Boavista emprestam um cada. Nuno Mendes, do Sporting, e Otávio, dos “dragões”, são os únicos repetentes em relação à segunda ronda. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-3-Liga-NOS-202021-1-infog
Clique para ampliar

Amir Abedzadeh (Marítimo) 8.2Épica. É a palavra que define a exibição do iraniano no Estádio do Dragão, apesar de ter sofrido dois golos. O guardião do Marítimo somou o número máximo de defesas (8) da ronda, seis delas a remates na sua grande área, uma delas a travar de forma espectacular um penálti de Alex Telles.

Reggie Cannon (Boavista) 6.8 – Ainda não foi desta que o Boavista somou a primeira vitória, mas qualidade tem mostrado. O lateral Cannon tirou a melhor “fotografia” do jogo e encetou uma prestação defensiva de qualidade, com nove recuperações de posse, quatro intercepções e outros tantos alívios, mas também dois passes para finalização e dois dribles eficazes, ambos no último terço.

Bruno Viana (Sp. Braga) 6.9 – É verdade que o Braga somente na segunda parte teve de reforçar o seu foco defensivo, e nessa fase, o brasileiro foi importante para manter a “folha limpa” dos minhotos, com sete acções defensivas, entre elas três intercepções. Mas antes, Bruno Viana, inaugurou o marcador, iniciando sete minutos nos quais a equipa de Carlos Carvalhal fez três golos.

Pepe (Porto) 6.9 – O jogo não correu bem ao Porto, mas o veterano defesa não se deixou arrastar pelo momento e fez um belo jogo. Pepe fez um golo, num belo golpe de cabeça, terminou com 91% de eficácia de passe, somou 102 acções com bola, ganhou cinco dos seis duelos aéreos em que participou e ainda registou nove recuperações de posse e quatro desarmes.

Nuno Mendes (Sporting) 7.9 – Com 18 anos apenas, Nuno Mendes é já um indiscutível no “onze” do Sporting e uma das grandes figuras do plantel. Em Portimão voltou a realizar uma exibição de nível, sendo um dos repetentes em relação à ronda passada. O golo, que marcou após recuperar a bola e passar três adversários, foi o ponto alto de uma prestação que teve também um passe falhado apenas em 18, dois dribles eficazes em três tentativas, ambos no último terço, três acções defensivas no meio-campo contrário e cinco desarmes.

André Castro (Sp. Braga) 7.7 – O homem que garantiu os equilíbrios do Braga em Tondela. Castro esteve em todo o lado, a garantir que os beirões pouco conseguissem construir, registando incríveis 12 recuperações de posse, quatro desarmes e outras tantas intercepções. E esteve muito bem no passe, com apenas três falhados em 39.

Otávio Monteiro (Porto) 8.1Mais um enorme jogo de Otávio. Não apenas pelo golo de grande categoria que marcou, mas pelo muito que deu ao jogo do “dragão”. O brasileiro enquadrou dois de três remates, fez quatro passes para finalização, um de ruptura e oito valiosos (passes certos a menos de 25 metros da baliza contrária), somou 14 passes progressivos certos e foi o jogador mais interventivo, com 107 acções com bola.

Angel Gomes (Boavista) 7.5 – A terceira jornada pode já ter encontrado o golo da temporada. Se não viu ainda o “monumento” de Angel, trate de o ver aqui em baixo. O criativo recolheu uma bola a meio-campo, levantou a cabeça e viu Mateus Pasinato adiantado, e não teve pejo em arranjar um imenso chapéu, a 50 metros da baliza, que só terminou no fundo das redes. O jogador emprestado pelo Lille rematou quatro vezes, todas a de fora da área, fez quatro passes para finalização e completou dois de quatro dribles.

[ O golo de antologia de Angel Gomes ]

Jonatan Lucca (Farense) 8.1 – O Benfica sofreu a bom sofrer perante a segunda parte de grande nível do Farense. O grande protagonista dos algarvios na Luz, e melhor em campo, foi Jonatan Lucca. Não só marcou um golo, de cabeça, como enquadrou os seus dois remates, fez três passes para finalização, completou as três tentativas de dribles e somou três desarmes e outras tantas intercepções.

Wenderson Galeno (Sp. Braga) 9.8A grande figura da jornada. Que grande exibição do extremo brasileiro em Tondela, suficiente para chegar perto da nota máxima nos ratings. Galeno fez dois dos golos bracarenses, enquadrou dois de três remates, fez uma assistência em quatro passes para finalização e ainda contribuiu com oito recuperações de posse.

Ricardo Horta (Sp. Braga) 7.3 – Numa posição mais central do que lhe é habitual, Ricardo Horta não deixou que tal afectasse o seu jogo, e voltou a estar em grande. Um golo, três passes para finalização, seis acções com bola na área contrária e quatro recuperações de posse são os números finais do atacante.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-3-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 3ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J3STATGPRMVP
1-1



1-0



0-0



2-3
0-4



0-0



1-1
3-2
0-2

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR