O “onze” da 4ª jornada da Liga 20/21 ⭐

-

O grande “clássico” entre Sporting e FC Porto marcou a quarta jornada da Liga NOS 20/21. O jogo deu empate a duas bolas, com o último golo a ser marcado perto do fim. O jogo rendeu golos e emoção, mas nem por isso ratings excepcionais, o que é relativamente habitual em confrontos deste tipo, na nossa Liga. Apenas um jogador do embate de Alvalade integra o “onze” da jornada GoalPoint Ratings, mas merece rasgados elogios.

Um dos emblemas mais beneficiados com este desfecho foi o Benfica, que venceu com qualidade na visita ao Rio Ave, por 3-0, e aumentou para cinco pontos a vantagem sobre “leões” e “dragões” – embora os primeiros tenham um jogo a menos -, e os “encarnados” emprestam mesmo dois elementos à equipa semanal, um deles MVP da ronda. E nesta semana temos dois.

Uma palavra para Farense e Belenenses SAD: nenhuma das equipas venceu mas ambas colocam dois elementos em destaque, numa jornada sem repetentes em relação à anterior, provando que nem sempre os resultados dão sequência aos bons desempenhos individuais que vamos anotando.

GoalPoint-Onze-jornada-4-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

André Moreira (Belenenses SAD) 7.4 – Os “azuis” foram mais acutilantes no ataque, mas a verdade é que o Moreirense só enquadrou menos um remate que os da casa (5-4), pelo que o nulo acabou por ter um grande contributo dos dois guarda-redes. O do Belenenses SAD acabou por ser o melhor em campo, com quatro defesas, três a remates na sua grande área, duas a disparos a menos de oito metros. E ainda se destacou no passe, com dez certos em 11, com uma distância média de 25 metros, e 14 metros nos passes progressivos verticais.

Joel Pereira (Gil Vicente) 6.9 – O lateral português, emprestado pelo Omonia, está a realizar a primeira época na Liga NOS, e não se está a dar mal. Os gilistas empataram frente a um Tondela reduzido a dez e que quase não atacou, e Joel foi um dos catalisadores do futebol ofensivo minhoto, com uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, quatro passes valiosos, dois cruzamentos de bola corrida eficazes em oito, bem como dez passes longos certos em 14 e cinco variações de flanco. Na retaguarda, destaque para três bloqueios de cruzamento.

César Martins (Farense) 7.0 – A dupla de centrais deste “onze” é composto por jogadores do Farense. César Martins, ex-Santa Clara, esteve em bom plano no empate louco dos algarvios perante o Famalicão. O brasileiro fez mesmo o 2-0 para a sua equipa, e depois esteve atento na defesa, com duas intercepções, dois bloqueios de remate e sete alívios.

Eduardo Mancha (Farense) 6.6 – O seu colega Eduardo Mancha foi quem inaugurou o marcador nessa partida, tendo depois muito trabalho perante a reacção do Famalicão, terminando o jogo com quatro intercepções e oito alívios (máximo da jornada). Destaque negativo para as três perdas de posse no primeiro terço.

Rúben Lima (Belenenses SAD) 7.3Excelente a exibição do lateral-esquerdo “azul”, em especial nos momentos ofensivos. Foram cinco os passes para finalização de Rúben Lima, que ainda teve sucesso em duas das três tentativas de drible. Forte nos lances pelo ar (ganhou os três duelos aéreos que disputou), recuperou ainda nove vezes a posse e registou três acções defensivas no meio-campo contrário.

Gabriel Pires (Benfica) 8.4 – Um dos MVPs da jornada. O Benfica fez uma excelente exibição em Vila do Conde e o brasileiro foi o melhor em campo, pelos equilíbrios defensivos que conferiu à equipa, mas também pelo que contribuiu em termos ofensivos. Gabriel fez o 3-0, registou três remates, 81 acções com bola (máximo do jogo), completou duas de três tentativas de drible, sofreu cinco faltas, mais do que qualquer outro jogador, e somou três desarmes, quatro intercepções e cinco acções defensivas no meio-campo adversário.

Fransérgio (Sp. Braga) 7.9O brasileiro marcou aquele que será, para muitos, o golo da jornada. Um pontapé indefensável de fora da área, colocado, que valeria o preço do bilhete se houvesse público. O médio foi o melhor em campo no triunfo “arsenalista” ante o Nacional, enquadrando dois de quatro remates, e registando ainda 11 recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três intercepções.

Dener (Portimonense) 7.4 – Primeira vitória dos algarvios, graças a uma exibição de grande nível de Dener. Para além de um golo, o médio enquadrou os seus dois remates e ainda fez quatro desarmes e cinco alívios, surgindo um pouco por todo o lado no terreno de jogo ante o Marítimo.

Rúben Lameiras (Famalicão) 8.4 – O segundo MVP da jornada mora em Famalicão. A equipa minhota viajou até ao Algarve e esteve a perder por 2-0, mas conseguiu dar a volta ao marcador, consentindo o empate nos descontos. O extremo foi o melhor em campo, com uma exibição de grande nível, que viu dois golos, três remates enquadrados em cinco (máximo de disparos da ronda), dois passes para finalização, incríveis dez acções com bola na área contrária e cinco dribles completos em nove tentativas, todos no último terço.

Luis Díaz (Porto) 7.7 – O representante do grande “clássico” de Alvalade foi o extremo colombiano. Luis Díaz foi um autêntico quebra-cabeças para a defensiva leonina, com um reportório técnico vasto. Para além de uma assistência, Díaz completou todas as sete tentativas de drible, em apenas 58 minutos, igualando o máximo de dribles eficazes de Everton “Cebolinha” (mas este em 90 minutos).

Luca Waldschmidt (Benfica) 7.9 – Exibição de grande nível do alemão, um verdadeiro “diabo à solta” entre a defesa do Rio Ave, quer no meio, nas costas e em combinações com Darwin Núñez, quer no flanco direito, para onde descaía diversas vezes. Marcou dois golos, viu outro anulado por fora-de-jogo de centímetros, enquadrou os seus dois disparos, fez dois passes para finalização e somou cinco acções com bola na grande área adversária. Um caso sério de qualidade e aparente adaptação fácil ao futebol português.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-4-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 4ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J4SUMGPRMVPPASxG
1-1
1-2
2-1
2-2
2-1
0-0
3-3
0-3
0-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR