O “onze” da 5ª jornada da Liga 20/21 ⭐

-

Sem grandes surpresas. A 5ª jornada da Liga NOS foi de tranquilidade para os chamados “três grandes”, que venceram com maior ou menor dificuldade os seus compromissos. Sporting e Porto somaram os três pontos em triunfos pela margem mínima – os “leões” ganharam 2-1 nos Açores, os “dragões” bateram o Gil Vicente no Dragão por 1-0, mas mostraram sempre superioridade. O Benfica fechou a ronda com um 2-0 caseiro ante o Belenenses SAD e chegaram às cinco vitórias seguidas no arranque da prova, algo que não conseguiam desde 1982/83.

No “onze” GoalPoint Ratings da ronda, o destaque vai para um médio leonino que realizou uma exibição portentosa ante o Santa Clara, numa equipa que não tem repetentes em relação à jornada 4. Aliás, este é um “elenco” democrático, com grande presença dos chamados “mais pequenos”, com somente quatro jogadores dos “três grandes”. E o destaque vai todo para o Moreirense, que empresta três jogadores a esta selecção. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-5-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Amir Abedzadeh (Marítimo) 8.2 – Esta é a segunda presença de Amir nos “onzes” desta época, e em ambas as ocasiões com o mesmo rating (a outra foi na vitória ante o Porto, no Dragão), que é verdadeiramente extraordinário para um guarda-redes. Desta feita os insulares perderam por 2-1, reduzidos a dez elementos desde muito cedo, mas o iraniano voltou a mostrar ser um caso sério na baliza. Foram sete defesas (máximo da jornada), seis a remates na sua grande área, duas a disparos a menos de oito metros e ainda três saídas pelo solo eficazes.

Jesús Corona (Porto) 6.7 – Belo jogo do mexicano, que parece não saber jogar mal. No triunfo ante o Gil Vicente criou uma ocasião flagrante em cinco passes para finalização, fez cinco passes valiosos (completos a menos de 25 metros da baliza contrária), teve sucesso em dois de três cruzamentos de bola corrida, terminou com 31 passes eficazes em 33 e completou cinco de nove tentativas de drible.

Lazar Rosić (Moreirense) 6.5 – Poucos souberam lidar tão bem com a reacção do Marítimo em Moreira de cónegos como o sérvio. Rosić esteve intratável nos lances pelo ar, tendo ganho cinco de seis duelos aéreos defensivos, e ainda somou dez acções defensivas, entre elas três intercepções e dois bloqueios de remate. 

Rodrigo Prado (Gil Vicente) 6.7A vida não foi fácil para os gilistas no Dragão e muito podem agradecer ao trabalho de Rodrigo. Na fase de maior sufoco salvou os homens de Barcelos de males maiores, terminando o jogo com oito recuperações de posse e 12 acções defensivas, com destaque para três intercepções, dois bloqueios de remate e um corte decisivo.

Yanis Hamache (Boavista) 7.7 – Os “axadrezados” estiveram a minutos da primeira vitória na Liga 20/21, e logo no complicado terreno do Famalicão, sofrendo o golo do empate nos descontos, e após estar a vencer por 2-0. O francês, de origem argelina, foi o melhor em campo, com um golo de fora da área, uma assistência, os três duelos aéreos defensivos em que participou ganhos, bem como quatro bloqueios de passe/cruzamento.

Stephen Eustáquio (Paços de Ferreira) 7.2 – O médio está a fazer um belo arranque de época na Capital do Móvel, sendo o “patrão” do meio-campo da equipa de Pepa. Esta é a segunda presença de Eustáquio nos “onzes” desta época, sendo o único pacense a merecer presenças nestas cinco rondas. No empate em casa do Nacional da Madeira, fez golo da sua equipa, terminou com 90% de eficácia de passe e fez três bloqueios de passe/cruzamento

Pedro Gonçalves (Sporting) 9.6A grande figura da ronda. O reforço leonino pegou de estaca no emblema de Alvalade e, no triunfo por 2-1 na visita ao Santa Clara, o internacional Sub-21 luso fez os dois golos do Sporting, nos dois únicos remates que fez. Além disso, registou quatro passes para finalização, cinco passes valiosos, seis cruzamentos de bola corrida (um eficaz), cinco acções com bola na área contrária e concluiu três de cinco tentativas de drible. Defensivamente, destaque para três desarmes. E a nota máxima ali tão perto.

Felipe Pires (Moreirense) 7.1 – O extremo brasileiro esteve endiabrado ante o Marítimo. Para além de dois remates enquadrados nas duas únicas tentativas, registou uma assistência em três passes para finalização, sete passes valiosos e contabilizou nada menos que oito acções com bola na área insular, máximo do encontro.

Shoya Nakajima (Porto) 7.5  Primeiro jogo a titular esta época na Liga e logo com uma exibição de grande nível. O japonês fez a assistência para o único golo da partida, apontado por Evanilson, somou quatro acções na área contrária e mostrou uma entrega assinalável, com oito recuperações de posse, cinco acções defensivas no meio campo contrário e três intercepções.

Pedro Nuno (Moreirense) 8.8 – O segundo melhor rating da jornada pertenceu ao atacante dos cónegos. Pedro Nuno volta a ser um jogador acima da média na Liga portuguesa e, ante o Marítimo, fez um golo em dois remates (ambos enquadrados), criou uma ocasião flagrante em sete passes para finalização – novo máximo na Liga NOS 20/21 – e somou cinco acções com bola na área adversária.

Darwin Núñez (Benfica) 7.7 – Estreia da nova coqueluche do ataque benfiquista a marcar na Liga. Após o “hat-trick” na Polónia, Darwin foi o melhor na vitória do Benfica sobre o Belenenses SAD, na Luz. Um golo que coroou uma exibição muito conseguida do jovem, que somou ainda três remates, todos enquadrados, dois passes para finalização, quatro passes valiosos, sete acções com bola na área contrária, dois dribles eficazes em quatro e superioridade nos três duelos aéreos em que participou.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-5-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 5ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J5SUMGPRMVPPAS
XG
1-0
1-1
1-2
1-0
2-1
0-1
2-2
0-1
2-0

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR