O “onze” da 8ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 8ª jornada da Liga NOS não teve surpresas no topo da tabela. O líder isolado Sporting venceu, embora com alguma dificuldade, o Moreirense por 2-1, em Alvalade, bis do homem do costume, Pedro Gonçalves, enquanto o FC Porto bateu o Santa clara por 1-0, nos Açores – num jogo em que esteve longe de brilhar ofensivamente -, e o Benfica regressou às vitórias, 2-1 no reduto do Marítimo, no compromisso que fechou a ronda.

Estes triunfos dos “grandes” aconteceram todos pela margem mínima, algo que tem reflexo no “onze” da jornada GoalPoint Ratings, pois apenas três jogadores destes emblemas figuram entre os seleccionados, e um deles não tem qualquer representante. Numa semana com sete estreias esta temporada e um só repetente em relação à última jornada, o destaque vai para três emblemas com dois representantes cada: Sporting, Farense e Belenenses SAD. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-8-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Rafael Defendi (Farense) 7.6 – Os algarvios causaram muitos problemas a minhotos, que vinham de um desgastante jogo europeu com o Leicester. Ainda assim não evitaram a superioridade dos homens da casa. Por isso, o guardião brasileiro acabou por ser protagonista, adiando o golo bracarense até ao fim. Foram seis defesas, cinco a remates na sua grande área.

Tiago Esgaio (Belenenses SAD) 6.9 – Esta é já a segunda presença de Tiago Esgaio nos “onzes” esta temporada. O lateral dos “azuis” foi um dos responsáveis pelo nulo da equipa na visita ao Boavista, pela qualidade nos momentos defensivos. Esgaio registou cinco recuperações de posse e outros tantos desarmes, num total de dez acções defensivas.

César Martins (Farense) 6.7 – Outro dos causadores de problemas ao Braga foi o central brasileiro ex-Santa Clara. César não esteve com cerimónias no momento de afastar o perigo “arsenalista”, terminando com sete alívios, mas também com impressionantes cinco intercepções. Um “muro”. 

Cafu Phete (Belenenses SAD) 6.6 – Também saído do confronto do Bessa, o central sul-africano esteve intransponível. Muito forte nos lances pelo ar – ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos -, Cafu somou dez recuperações de posse, cinco intercepções e dois bloqueios de remate.

Nuno Sequeira (Braga) 7.4 – De entre os minhotos, o lateral-esquerdo Nuno Sequeira foi quem mais se destacou, pelos momentos a que já nos habituou, o apoio ao ataque. Não só foi o jogador com mais acções com bola (109), como criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, fez cinco cruzamentos, dois eficazes, registou impressionantes 20 passes progressivos certos, completou as três tentativas de drible e ganhou três de cinco duelos aéreos defensivos.

João Palhinha (Sporting) 7.1 – O “trinco” é cada vez mais um pilar deste Sporting de Rúben Amorim. Quem diria que no arranque da época o seu nome esteve ligado a diversos rumores de transferências. Palhinha não saiu e está a mostrar ser fundamental no “leão”. Frente ao Moreirense completou 90% dos 73 passes que realizou, somou 95 acções com bola, 11 recuperações de posse, registou quatro acções defensivas no meio-campo contrário e terminou com impressionantes oito desarmes.

Pizzi (Benfica) 7.5 – O Benfica tremeu, mais uma vez em termos defensivos. A equipa “encarnada” esteve a perder, mas um dos jogadores a manter a compostura foi o seu capitão. Pizzi não vacilou e carregou os lisboetas para a recuperação, fazendo desde logo o golo do empate. Ao todo completou 78 passes, máximo do jogo, tendo quatro sido para finalização dos colegas de equipa, e ainda registou o máximo de acções com bola no jogo (125), além de seis acções com o esférico na área contrária, nove recuperações de posse e quatro desarmes. O melhor elemento na Madeira.

Pedro Gonçalves (Sporting) 8.1 – Que dizer de “Pote”? O reforço leonino não pára de marcar e, pelo terceiro jogo consecutivo, bisou, somando já nove golos no campeonato. Pedro Gonçalves fez uma exibição de grande nível em vários sentidos, sendo o mais rematador ante o Moreirense, com três disparos, um ao ferro, criou uma ocasião flagrante e somou quatro acções com bola na área contrária, bem como nove recuperações de posse. Foi a grande figura da jornada.

Gustavo Sauer (Boavista) 7.5 – No nulo no Bessa entre Boavista e Belenenses SAD, a melhor exibição pertenceu a Sauer. O extremo brasileiro bem tentou marcar, registando cinco remates, três deles enquadrados, ambos máximos do encontro. E ainda completou três de cinco tentativas de drible e ajudou a sua equipa defensivamente, com cinco desarmes.

Luther Singh (P. Ferreira) 7.4 – Que grande golo marcou o sul-africano. O melhor em campo na recepção do Paços ao Famalicão arrancou um forte pontapé de fora da área que inaugurou o marcador. Terminou com três remates, dois deles enquadrados, e com três dribles completos em cinco tentativas.

Fabrício (Portimonense) 6.6 – Esta jornada não teve prestações de nível acima da média por parte de pontas-de-lança, mas o brasileiro do Portimonense acabou por ser um bom representante da “classe”. Os algarvios regressaram às vitórias, quatro jogos depois, e de forma emocionante, com um golo ao cair do pano. Foi Fabrício o seu autor, de penálti, com o atacante a registar três remates, dois duelos aéreos defensivos ganhos (em dois) e outros dois ofensivos, mas estes em oito disputados.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-8-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 8ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J8SUMGPRMVPPAS
xG
2-0
0-2
0-1
2-1
2-0
1-0
0-0
1-0
1-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR