O “onze” da 9ª jornada da Liga 19/20 ⭐

-

TotoRating BannerA liderança da Liga NOS voltou a sofrer alterações, algo que acontece pela segunda ronda consecutiva, as duas desde a longa paragem de Outubro. A nona jornada isolou o Benfica no primeiro lugar, após a goleada das “águias” em casa sobre o Portimonense, por 4-0, que se seguiu ao empate do FC Porto a uma bola na visita ao Marítimo. Os “encarnados” somam agora 24 pontos, mais dois que os portistas e o Famalicão, que regressou às vitórias após o desaire no Dragão.

Em franca melhoria parece estar o Sporting, que somou o terceiro sucesso consecutivo, num difícil embate no reduto do Paços de Ferreira. Ainda assim, os “leões” estão ainda algo longe (a cinco pontos) dos famalicenses, e têm mais dois pontos que Vitória de Guimarães – que goleou nesta ronda o Belenenses – e o surpreendente Boavista, que vai galgando terreno e é sexto, após ultrapassar o Sp. Braga.

Nesta ronda o destaque vai para duas equipas, ambas donas de goleadas: Benfica e Vitória de Guimarães. As “águias” colocam quatro jogadores no “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings, incluindo o melhor da ronda, enquanto os vimaranenses emprestam dois nomes. Em relação à jornada anterior, não há qualquer repetente, e temos sete estreantes absolutos esta temporada, prova de que há muito ainda para ver dos craques da nossa Liga.

Confira connosco os detalhes das prestações de cada um.

GoalPoint-Onze-jornada-9-Liga-NOS-201920-1-infog
Clique para ampliar

Mateus Pasinato (Moreirense) 7.3 – Os cónegos continuam longe da equipa que causou sensação na época passada, mas vão “levando a água ao seu moinho”, tendo arrancado um importante empate 1-1 na visita ao Rio Ave. O guarda-redes Mateus Pasinato foi a grande figura da partida, registando o máximo de defesas da jornada (6), quatro delas a remates na sua grande área, e ainda travou duas bolas que se encaminhavam para os ângulos superiores da sua baliza.

André Almeida (Benfica) 7.2 – Regresso do lateral benfiquista às boas exibições, após um arranque de época marcado por lesões. Almeida abriu o activo ante o Portimonense, num raro golo de cabeça, e ainda criou uma ocasião flagrante no único passe para finalização que arrancou. Defensivamente não teve grande trabalho.

Rúben Dias (Benfica) 7.1Sólida exibição do central benfiquista que, tal como André Almeida, facturou ante o Portimonense. Rúben completou 46 de 48 passeS, recuperou seis vezes a posse e fez três desarmes.

Cláudio Falcão (Desp. Aves) 6.9 – O brasileiro é preferencialmente um médio de características mais defensivas, mas no jogo antecipado da nona jornada, disputado a 5 de Outubro, actuou a central, e foi dono de uma excelente prestação, embora não tenha evitado a derrota da sua equipa. Falcão foi o melhor em campo, tendo feito um passe para finalização, completado dez de 15 passes longos e somado sete intercepções (máximo da jornada).

Álex Grimaldo (Benfica) 7.7Exibição de grande nível do lateral-esquerdo benfiquista. Grimaldo foi talvez o grande motor do futebol ofensivo “encarnado”, tendo realizado duas assistências em cinco passes para finalização (máximo da jornada) e completado 91% das entregas que fez. Foi, de longe, o mais interventivo jogador no relvado da Luz, com 101 acções com bola, e ainda ganhou dois de quatro duelos aéreos defensivos.

Mikel Agu (Vitória SC) 7.5O nigeriano tem sido uma das figuras dos vimaranenses e surge nestes “onzes” pela segunda vez. Na goleada ao belenenses, o médio-defensivo marcou um belo golo, fez cinco desarmes e seis intercepções, e ainda ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou. Um autêntico todo-o-terreno.

Osama Rashid (Santa Clara) 7.6 – O iraquiano do Santa Clara está a fazer uma boa época, tal como aconteceu na anterior, assumindo-se como o “patrão” da equipa açoriana. É certo que a vitória não lhe sorriu, mas no empate com o Vitória de Setúbal, o médio foi o melhor em campo, marcou de livre directo, fez dois passes para finalização e somou quatro desarmes.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.6 – Os desempenhos do médio continuam a ser acima da média. Na suada vitória leonina em Paços de Ferreira, Bruno Fernandes começou por fazer a assistência para o 1-0 e assinou ele próprio o 2-1 final de grande penalidade. O internacional luso foi ainda um dos mais rematadores da ronda, com cinco disparos (três enquadrados) e somou três passes para finalização.

Carlos Mané (Rio Ave) 7.2 – Regressado a Portugal, o extremo tem vindo a recuperar a chama que fez dele uma das esperanças do futebol leonino. No empate do Rio Ave ante o Moreirense, Mané fez uma assistência e criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização. Completou ainda três das suas seis tentativas de drible.

João Carlos Teixeira (Vitória SC) 7.4 – De regresso à titularidade, o criativo dos minhotos foi um autêntico pesadelo para o Belenenses. Fez um golo no único remate enquadrado, mas registou cinco disparos, tendo ainda somado uma assistência em dois passes para finalização.

Carlos Vinícius (Benfica) 8.4A grande figura da jornada. Carlos Vinícius “chegou, viu e venceu”, aproveitando da melhor forma a titularidade para marcar dois golos e mostrar a todos que é um ponta-de-lança a ter em conta no plantel benfiquista. O brasileiro enquadrou dois de quatro remates e completou as três tentativas de drible, todas no último terço do terreno.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-9-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 9ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J9STATGPRMVP
0-1
1-1



1-1


5-0


4-0

2-1



1-2



2-0



1-1



GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR