O “onze” da 9ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 9ª jornada da Liga NOS apertou um pouco mais a luta pelos primeiros lugares. Os dois resultados mais marcantes da ronda foram o empate do Sporting na visita ao Famalicão, 2-2, e a derrota do Sporting de Braga por 2-1 na visita ao Belenenses SAD. Estes dois desfechos beneficiaram Benfica e Porto, que se aproximaram dos “leões”, ainda líderes, e deixaram os “arsenalistas” um pouco para trás, no quarto posto.

Dos “três grandes”, apenas o FC Porto – que bateu o Tondela num jogo com sete golos – tem mais de um representante no “onze” GoalPoint Ratings da 9ª jornada, com o emblema de Alvalade e o da Luz a emprestarem somente um. Isto numa ronda com dois repetentes e sete caras novas esta temporada por estas andanças.

GoalPoint-Onze-jornada-9-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Babacar Niasse (Tondela) 6.6 – Não é muito habitual termos um guarda-redes que sofreu quatro golos a integrar os “onzes”, mas é o caso de Niasse e há razões para isso. O jogo foi louco, com lances de ataque dos dois lados, e o senegalês não teve responsabilidade em nenhum dos tentos dos “dragões”. Ao invés, fez cinco defesas (máximo da jornada), quatro a remates na sua grande área.

Tiago Esgaio (Belenenses SAD) 7.5 – O lateral da Belenenses SAD é um dos repetentes, ele que vai já na terceira presença em equipas da jornada e integrou, igualmente, os “onzes” do mês de Setembro/Outubro e Novembro. E não é para menos, pois a consistência do seu futebol está à vista de todos. Frente ao Braga, do seu irmão Ricardo, Tiago foi o melhor em campo, com seis desarmes, duas intercepções e sete alívios.

Steven Vitória (Moreirense) 6.3 – O experiente central foi o elemento em destaque na recepção do Moreirense ao Gil Vicente. Steven foi o jogador que somou mais passes certos (67), tendo registado, igualmente, oito passes progressivos eficazes. E pelo ar esteve imparável, tendo ganho os cinco duelos aéreos defensivos em que participou. 

Maracás (P. Ferreira) 6.9 – Excelente a exibição do Paços de Ferreira no Estádio da Luz, tendo perdido apenas no derradeiro lance do jogo. Até lá, Maracás esteve muito activo, tendo somado 14 acções defensivas, com destaque para cinco intercepções (registo máximo da ronda) e outros tantos alívios. E ainda ganhou os dois duelos aéreos defensivos.

Oleg Reabciuk (P. Ferreira) 7.4 – O seu colega do lado esquerdo da defesa esteve ainda melhor. O moldavo, ex-FC Porto, fez um golo de grande nível, que colocou os “castores” na frente, e realizou uma prestação consistente, com destaque para os três dribles completos (100%), as oito recuperações de posse, os quatro desarmes e três intercepções.

Filipe Augusto (Rio Ave) 6.9 – O médio brasileiro está a realizar uma época muito positiva e é o cérebro de todo o futebol do Rio Ave. No empate com o Boavista, o brasileiro completou 102 passes, o máximo desta Liga 20/21 – na jornada passada já havia fixado o recorde de acções com bola desde que há GoalPoint, com 144, e nesta somou 137 -, terminou com uma extraordinária eficácia de passe de 96%, acertou os seis longos que fez e ainda esteve implacável em termos defensivos: oito recuperações de posse, cinco desarmes e cinco acções defensivas no meio-campo contrário.

Pedro Gonçalves (Sporting) 8.1 – Quinta presença consecutiva de Pedro Gonçalves nos “onzes” da jornada, ele que foi, em Novembro, o jogador do mês GoalPoint. Nem a expulsão em Famalicão mancha mais uma prestação de grande qualidade de “Pote”, que desatou o nó no jogo com um grande golo, pleno de técnica de drible e remate. Foram dois disparos, ambos enquadrados, dois passes para finalização, quatro passes ofensivos valiosos, quatro dribles eficazes em seis e compromisso colectivo, como demonstram os cinco desarmes, e nem a expulsão lhe baixou o rating ao ponto de percer o MVP da partida

Otávio (Porto) 8.3 – O brasileiro do Porto voltou a ser decisivo e soma já três presenças nos “onzes”, sendo a grande figura da jornada. Frente ao Tondela, o criativo começou por fazer a assistência para o 1-0, de Zaidu, mas terminou mesmo com duas assistências, num total de quatro passes para finalização (máximo da ronda), somando ainda dez passes valiosos, cinco dribles eficazes em sete tentativas e 102 acções com bola.

Carlos Júnior (Santa Clara) 7.8 – Categórica a vitória dos açorianos na Madeira, ante o Nacional. O extremo brasileiro foi a grande figura da partida, não só pelo golo que marcou, mas sobretudo pelas duas grandes penalidades que ganhou. E ainda fez dois passes para finalização e somou cinco acções com bola na área contrária.

Rafa Silva (Benfica) 7.4O melhor em campo na vitória do Benfica ante o Paços. Nem toda a gente terá pensado assim, inclusive o seu treinador, Jorge Jesus, que apontou algumas falhas ao internacional português – detalhes que escalpelizámos em artigo de análise próprio -, mas os números não mentem. Além de ter marcado o golo do empate, Rafa enquadrou dois dos três remates que fez, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e completou seis das dez tentativas de drible.

Mehdi Taremi (Porto) 7.2 – Aos poucos, o iraniano vai ganhando protagonismo e entra com autoridade neste “onze”, após uma prestação relevante frente ao Tondela. Taremi fez um golo em três remates (todos enquadrados), criou uma ocasião flagrante, desperdiçada por Marega, e somou seis acções com bola na área contrária.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-9-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 9ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J9SUMGPRMVPPAS
xG
1-0
1-1
2-2
4-3
1-3
0-0
2-1
2-1
2-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR