O que faz a Nike a marca TOP do mundo?

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A Nike é líder mundial na área de calçados, acessórios e equipamento desportivo. Para além dos produtos de qualidade e da atitude inovadora da marca – como é exemplo disso a criação, em 2018, dos Nike HyperAdapt 1.0, uns ténis que se “atam” sozinhos -, esse sucesso deve-se às bem elaboradas estratégias de marketing da marca ao longo dos anos, com uma clara noção das necessidades do mercado e das pessoas.

O lucro estimado da Nike em 2018 é de quase 40 000 milhões USD (cerca de 37 000 milhões de euros) no mundo inteiro. Um dos ramos mais fortes do segmento de venda da marca são as vendas digitais. Mas a Nike vende os seus produtos não apenas através sua loja on-line, mas também por via de uma rede de lojas de retalho que, em 2017, atingiu o número de 30 000 e que chega a todo o lado.

A Nike oferece um vasto leque de produtos por uma ampla variedade dos preços, ou seja, cada um encontra aquilo que cabe no seu orçamento na oferta da marca. Esta é, igualmente, uma estratégia de grande valor para quem quer abranger todas as camadas de sociedade. Por outro lado, a Nike não têm qualquer tipo de receio em oferecer os seus produtos com descontos. Os consumidores interessados em comprar calçado a preços mais acessíveis da marca podem sempre aproveitar o serviço dos portais de cupões de desconto nas lojas on-line, como o Picodi.com, que no momento da publicação deste artigo oferece um código promocional para Nike (loja on-line) ou nas lojas de retalhistas, como a Sportsdirect ou a Spartoo.

Outro ponto forte da marca são as campanhas “com mensagem”. A Nike é conhecida pelos seus “spots” publicitários que inspiram milhões de pessoas e motivam os espectadores a superarem os seus limites, a alcançarem objectivos e a tornarem os seus sonhos realidade. O famoso lema “Just do it” é a base dessa face inspiradora da marca e um lema reconhecido facilmente pelos amantes do desporto, da actividade desportiva. Mas não só.

Uma imagem vale mais que mil palavras – esta é uma regra que a Nike compreende na perfeição. Aliás, muitas das campanhas visuais da marca são consideradas autênticas obras de arte no seu segmento. O departamento de marketing da marca tem sempre grande preocupação em garantir a melhor qualidade das publicidades em lançamento. Um dos exemplos é o vídeo promocional para Born Mercurial divulgado no início de 2018.

Por último, mas não menos importante, é a colaboração em grande escala com as maiores estrelas mundiais das várias modalidades desportivas. As campanhas com Michael Jordan, Maria Sharapova, CR7, Tiger Woods e Neymar garantiram à Nike o estatuto de uma das empresas mais reconhecidas de sempre, no mundo inteiro.

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