O “relógio” dos goleadores da Liga 20/21 ⏲️

-

A luta pelo título de melhor marcador da Liga NOS terminou de forma emocionante. Com 20 golos cada à entrada da última jornada, o benfiquista Haris Seferović bisou em Guimarães e parecia correr para a “Bola de Prata”. Porém, no derradeiro jogo do campeonato, o sportinguista Pedro Gonçalves (também com 20) bisou cedo e acabou por fazer um “hat-trick” na goleada leonina ao Marítimo, chegando aos 23 golos e selando a contenda.

Porém não só estes dois goleadores brilharam em 2020/21 no momento de fazerem abanar as redes. Com a ajuda do TacticalSupertsub, apresentamos-lhe os “relógios” dos quatro melhores marcadores da Liga, “Pote”, Seferović, Mehdi Taremi, do FC Porto, e Mario González, o espanhol do Tondela que surpreendeu tudo e todos. Neste gráfico poderá perceber melhor os momentos mais quentes de cada um dos futebolistas ao longo das 34 jornadas, com as fases mais e menos prolíficas.

Melhores Marcadores Final - TSS
Clique para ampliar

Pedro Gonçalves pode ter terminado com o primeiro “hat-trick” da carreira, mas foi a fase inicial da temporada que mais contribuiu para o seu êxito final nesta corrida individual. Entre a 5ª e a 8ª jornada, “Pote” bisou sempre, chegando à 9ª ronda já com dez golos. Viveu, depois largas fases de menor exuberância finalizadora, diluindo os seus golos pelas diversas jornadas, e acabou em grande, com cinco golos nos dois últimos encontros – incluindo dois no dérbi com o Benfica, na Luz.

[ Todos os 79 remates de “Pote” na Liga NOS – a amarelo os 23 golos ]

GoalPoint-Pedro-Gonçalves-Sporting-Shots-GM-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Haris Seferović é um caso especial. O suíço começou bem a época, em especial vindo do banco, a ponto de convencer Jorge Jesus a dar-lhe a titularidade. E ao longo das jornadas foi alternando jogos e fases de uma eficácia finalizadora letal – foi mesmo o único 10.0 da época nos GoalPoint Ratingscom outros jogos de desperdício desesperante para os adeptos “encarnados”. De uma forma geral distribuiu bem os seus golos ao longo da época, em especial entre a 19ª e a 28ª jornadas.

[ Todos os 92 remates de Seferović na Liga NOS – a amarelo os 22 golos ]

GoalPoint-Haris-Seferovic-Benfica-Shots-GM-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Mehdi Taremi foi uma espécie de “abono de família” do FC Porto, não apenas porque marcou 16 golos, mas também por ter sido o jogador com mais assistências na prova (11). Quanto aos tentos propriamente ditos, começou tímido, ganhou confiança a meio da primeira volta, esteve em branco entre a 20ª e a 25ª rondas, e voltou a terminar em grande, com quatro golos em Maio, valendo-lhe a distinção de Jogador do Mês.

[ Todos os 82 remates de Taremi na Liga NOS – a amarelo os 16 golos ]

GoalPoint-Taremi-Porto-Shots-GM-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Mario González era um ilustre desconhecido quando chegou ao Tondela emprestado pelo Villarreal, mas saiu com cartel, graças aos 15 golos que apontou em 27 jogos por um emblema com aspirações iniciais de manutenção. Nas primeiras oito jornadas fez apenas dois jogos (e um golo), mas à nona bisou pela primeira vez. Demorou a engrenar, mas da 24ª jornada para a frente “partiu a loiça toda”, com destaque para o “hat-trick” que marcou em Moreira de Cónegos, na 27ª jornada.

[ Todos os 57 remates de Mario González na Liga NOS – a amarelo os 15 golos ]

GoalPoint-Mario-Gonzalez-Tondela-Shots-GM-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Números que explicam

Este é um resumo gráfico da evolução e do desempenho dos quatro maiores goleadores da Liga NOS 2020/21 em frente ás balizas adversárias. Os números são de grande qualidade, como era de esperar em futebolistas com tanta produtividade ofensiva, não apenas no remate em si, mas também noutros momentos fundamentais do jogo.

De entre os quatro, e falando em termos absolutos, Seferović foi o mais rematador, com 92 disparos, liderando também na média por 90 minutos (3,7) – entre jogadores com pelo menos 1530 minutos de utilização -, sendo igualmente o que mais disparos arrancou de bola corrida (78, ou 3,1 por 90m). De todos, porém (e também de toda a Liga), ninguém bate Pedro Gonçalves na taxa de conversão de remate, com o médio leonino a facturar em 29% dos disparos – Mario González (26%), Seferović (24%) e Taremi (20%) seguem-se por esta ordem entre estes quatro elementos.

“Pote” volta a liderar, entre os quatro (e também entre todos os que somaram pelo menos dez golos na Liga), nas ocasiões flagrantes convertidas, nada menos que 63%, seguindo-se González (52%), Seferović (43%) e Taremi (42%). Jogadores com características muito distintas e que usaram situações diferentes para privilegiar os seus remates: entre os quatro, Seferović dominou nos disparos após cruzamento (26), Taremi no remate após passe de ruptura (5) e passe atrasado (3), Pedro Gonçalves foi “rei” disparo após passe vertical (25) e também após progressão com bola (12, seguindo-se González, com 9). Jogadores para todos os gostos.

O peso de cada jogador nas equipas Top 4

E terminamos com um olhar rápido para a distribuição de golos por jogador nos quatro melhores classificados. A conclusão é simples e imediata, e reforça a preponderância de “Pote” e Seferović em Sporting e Benfica, respectivamente, com o FC Porto a dividir mais os seus golos por dois finalizadores, Taremi e Sérgio Oliveira, bem como o Braga, com Ricardo Horta e Fransérgio no topo, mas outros nomes bem perto. 

DistGolosFinal
Clique para ampliar

Gostaste deste tipo de artigo?
Clica neste link para mais artigos GoalPoint semelhantes.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.