O seu nome é Wirtz, Florian Wirtz!

-

No “viveiro” do Bayer Leverkusen, mais uma estrela está a emergir e promete seguir as pisadas de Kai Havertz, que abandonou os “farmacêuticos” no último Verão por €81M, rumo ao Chelsea. Falamos de Wirtz, Florian Richard Wirtz, uma estrela em ascensão que iniciou o trajecto no Köln – é natural de Pulheim, localizada nos arredores da cidade -, mas que já rende golos, assistências e, quase de certeza, muitos milhões ao conjunto germânico num futuro próximo.

Apesar dos tenros 17 anos, Wirtz “desfila” talento dentro das quatro linhas como gente graúda. Sempre de cabeça levantada, actua no 1x4x3x3 habitualmente utilizado por Peter Bosz como médio interior-direito – também pode jogar como extremo-esquerdo ou direito –, que giza e orquestra grande parte das incursões da equipa. Apesar da estatura – 1,75 cm e 68 quilos -, é um jogador intenso, com uma técnica assinalável, criatividade, driblador e com maturidade fora do comum para quem tem esta idade, e um sentido táctico também ele acima da média. A melhorar, a tomada de decisão e de definição e ganhar mais “massa” para aguentar o choque e a contundência dos defensores rivais.

Na última edição da Bundesliga, o internacional Sub-21 alemão estreou-se na prova apenas 15 dias após ter comemorado 17 anos, assinalava o calendário o dia 18 de Maio de 2020, e o Leverkusen goleou o Werder Bremen por 4-1. Quatro jornadas volvidas, no desaire ante o Bayern Munique (2-4), bateu o recorde de atleta mais novo a marcar um golo na Liga alemã, na altura tinha 17 anos e 34 dias.

Entretanto, Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund, tornou-se no novo recordista, após ter assinado, com 16 anos e 28 dias, um golo a 18 de Dezembro de 2020, na derrota ante o Union Berlin.

Recentemente, o jovem prodígio prolongou o vínculo com os farmacêuticos até 30 de Junho 2023 e, de acordo com o Transfermarkt, tem um valor de mercado cifrado em 24 milhões de euros, e a uma lista de pretendentes que vai aumentando a cada partida que realiza. “Quando era mais novo, sempre quis jogar no Barcelona e nada mudou nesse sentido, mas terei tempo para isso”, revelou o “teenager”, citado pelo Sport Bild.

GoalPoint-German-Bundesliga-2018-Florian-Wirtz-infog
Clique para ampliar

Na actual edição do campeonato, o jovem já contabiliza 1043 minutos, distribuídos em 13 jornadas, nas quais marcou dois golos, idealizou quatro assistências e, além disso, detém as seguintes marcas: é o quinto jogador com mais passes para finalização de bola corrida por 90 minutos (2,0), se verificarmos os atletas com mais de 675 minutos jogados (metade do total possível); é o segundo médio-centro com mais passes ofensivos valiosos (3,5); o jogador da posição com mais tentativas de drible (3,6) e o segundo com mais dribles eficazes (2,4).

Os dois melhores desempenhos esta época

O Leverkusen já liderou a Bundesliga, mas perdeu um pouco de fôlego nas últimas jornadas e ocupa actualmente o terceiro posto, com 29 pontos, menos quatro que o líder e campeão em título Bayern Munique.

Até ao momento, das várias boas exibições dos comandados de Peter Bosz, e de Wirtz em particular, realce para duas. Na ronda sete, diante do Borussia M’Gladbach, o criativo brilhou e construiu uma exibição de mão cheia, na qual amealhou uma assistência, cinco passes para finalização, foi eficaz em cinco dos sete dribles que fez e ainda recuperou em nove ocasiões a posse do “esférico. Na jornada 11 voltou a rubricar mais uma “perfomance” assinalável, com um golo, sendo que dos quatro remates que tentou, três foram em direcção ao alvo, “ofereceu” dois passes para finalização, quatro passes ofensivos valiosos, falhou apenas dois dos seis dribles efectuados e voltou a notar-se o compromisso que tem para com a equipa, ao fazer nove recuperações de bola.

Não obstante os holofotes estarem cada vez mais direccionados às suas exibições, o internacional Sub-21 alemão parece manter os pés bem assentes nos relvados.

“Ser comparado a Havertz é mais um incentivo para tentar ser ainda melhor do que Kai, quero sempre melhorar e odeio perder”, atirou. Já Rudi Völler, director desportivo do Bayer, não tem dúvidas: “Se continuar a trabalhar e a evoluir, não tenho dívidas de que Florian irá ter uma carreira sensacional”, sublinhou o antigo futebolista, citado pelo diário espanhol AS.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.