Os 10 melhores GoalPoint Ratings lusos da Europa 🔥

-

As Ligas europeias evoluem a velocidade de cruzeiro. Premier League, La Liga e Serie A já vão na 12ª jornada, a Bundesliga na 11ª e a Ligue 1 na 13ª. As lutas e os objectivos são diversos, dependendo da força de cada emblema, e nos diversos clubes evoluem jogadores portugueses, com desempenhos e contributos individuais para as suas equipas bem distintos.

O mais famoso emigrante luso é, sem dúvida, Cristiano Ronaldo. Este “estatuto” saiu reforçado com a saída do craque do Real Madrid para a Juventus. Muitos vaticinaram uma quebra no rendimento de CR7, outros defenderam que iria manter o nível a que nos habituou. Com 12 jogos já decorridos em Itália, importa saber como tem estado Ronaldo nesta fase. Mas não só ele. Aproveitamos esta paragem nos principais campeonatos europeus para olhar para os portugueses em melhor forma e com desempenhos mais relevantes, tendo como base nos nossos GoalPoint Ratings. Convidamo-los a conhecer o “top 10” dos futebolistas lusos lá fora, nesta primeira fase da época.

Liga francesa em peso

10. André Silva (Sevilla FC)

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2018-André-Silva-1-infog
Clique para ampliar

Com pouco espaço no Milan, André Silva foi emprestado ao Sevilha e o seu impacto foi forte e imediato, apesar de se ter revelado, aos poucos, intermitente. No primeiro jogo na Liga espanhola, o ponta-de-lança fez logo um “hat-trick” e, algumas rondas mais à frente, bisou no triunfo sobre o Real Madrid. André Silva soma sete golos em 11 jogos pelo Sevilha na La Liga, com registo de cerca de três remates a cada 90 minutos, mas o seu rating acaba afectado pelos sete jogos em que ficou em branco. Ainda assim entra no nosso “top 10”.

9. Xeka (Lille)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Xeka-infog
Clique para ampliar

De Braga para França, e para o Lille, primeiro por empréstimo, depois em definitivo, com passagem pelo Dijon na época passada, também por cedência. Aos 24 anos, o médio ganhou espaço no emblema da Ligue 1, segundo classificado na prova, e tem realizado algumas exibições consistentes, sendo o nono português nas principais Ligas europeias com melhor rating. Jogador que cobre grandes porções de terreno no “miolo”, Xeka destaca-se pelas 6,0 recuperações de bola que realiza em média por 90 minutos e pelas 5,7 acções defensivas, conferindo equilíbrio ao emblema gaulês.

8. Bruno Alves (Parma)

GoalPoint-Italian-Serie-A-2018-Bruno-Alves-infog
Clique para ampliar

De Itália para a Escócia e de volta a Itália. O experiente defesa-central luso é uma espécie de “globetrotter” que se tem mantido na ribalta apesar das mudanças de palco que vai protagonizando. No Parma, Alves tem estado em bom plano, com presença nas 12 jornadas da Serie A e com um rating acumulado positivo. O internacional luso venceu até agora uns impressionantes 87% de duelos aéreos defensivos, registando ainda 6,8 alívios a cada 90 minutos, números que complementa com 91% de eficácia de passe no meio-campo defensivo.

7. José Fonte (Lille)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-José-Fonte-infog
Clique para ampliar

Mais um jogador do Lille. Após uma experiência breve na China, José Fonte fixou-se no emblema da Ligue 1 e tem mostrado serviço. Com um golo e uma assistência em 12 jogos, o internacional luso é um dos pilares da equipa que surpreendentemente ocupa o segundo lugar do campeonato francês, embora já a 13 pontos do líder destacado, o Paris Saint-Germain. Com 82% de duelos aéreos defensivos ganhos, Fonte regista 6,9 acções defensivas a cada 90 minutos, com destaque para os 3,7 alívios, e na primeira fase de construção contribui com 94% de eficácia de passe.

6. Pedro Mendes (Montpellier)

GoalPoint-French-Ligue-1-2018-Pedro-Mendes-infog
Clique para ampliar

A chamada de Pedro Mendes por parte de Fernando Santos, para representar a selecção portuguesa, é fruto da excelente época que o defesa-central está a realizar na Ligue 1, ao serviço do Montpellier. Com um golo em 11 jogos, o ex-Sporting e Real Madrid não tem grandes números nos duelos aéreos defensivos, mas compensa esse facto com 94% de eficácia de passe, 7,5 acções defensivas a cada 90 minutos e 4,1 recuperações de posse. Apresenta ainda uma média de apenas 0,3 dribles consentidos, sendo que tenta o desarme 2,5 vezes (11,5% desarmes falhados apenas).

Na próxima página: “top 5”, de Inglaterra a Itália

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR