A grande exibição de Pedro Gonçalves na vitória do Sporting sobre o Borussia Dortmund, por 3-1 – desfecho que apurou a formação de Alvalade para os oitavos-de-final – foi devidamente registada e reconhecida pela UEFA e pelos adeptos que, através das várias plataformas digitais do organismo, elegeram o internacional português como Jogador da Semana da Liga dos Campeões. “Pote” terminou à frente de Emil Forsberg (Leipzig) Edin Dzeko (Inter) e do goleador-mor da prova, Sebastien Haller (Ajax).
🇵🇹 Sporting CP sensation Pedro Gonçalves is your #UCL Player of the Week 🥳
What does the future have in store for him?#UCLPOTW | @PlayStationEU pic.twitter.com/Oemdidji0P
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) November 25, 2021
Muitos foram os portugueses em acção na quinta jornada e, embalados pelo apuramento leonino, mas também pela eleição do português pela UEFA, apresentamos o Top 5 GoalPoint Ratings de desempenhos portugueses na ronda que agora terminou. Além de Pedro Gonçalves há outro “leão” entre os destaques.
1. Pedro Gonçalves – Sporting

O jogador leonino viveu uma fase de menor fulgor esta temporada, devido a uma lesão. Entretanto regressou e começou a marcar sem parar. Em três partidas na Champions League 2021/22 fez quatro golos e uma assistência, sendo que esta quarta-feira bisou, um dos golos de excelente qualidade, e ainda criou uma ocasião flagrante. E o “hat-trick” poderia ter acontecido, mas “Pote” desperdiçou uma grande penalidade – que acabou no golo de Pedro Porro.
"EPÁ, NÃO VOLTA A FAZER ÉPOCA ASSIM"
Pedro Gonçalves 🇵🇹 diz "hold my beer" e 3 jogos Champions depois…
⭐️ 4º melhor #GoalPointRatings da #UCL
⭐️ 1 acção p/ golo a cada 47m (3º melhor)
⭐️ Junta-se a Cristiano como únicos tugas a marcar 2 ou + gls em jogos consecutivos na prova pic.twitter.com/x0oSeikvgW— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 25, 2021
Há 2⃣ portugueses no top-5 dos melhores #GoalPointRatings da #UCL 21/22, a uma jornada do final da fase de grupos, João Cancelo e Pedro Gonçalves 👏👏👏 🇵🇹#RatersGonnaRate #ManCity #SportingCP pic.twitter.com/F7reepIBpj
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 25, 2021
Para já, Pedro Gonçalves regista o quarto melhor GoalPoint Rating acumulado da Liga dos Campeões – engtre jogadores com mais de 225 minutos, um 7.66 batido apenas pelo sensacional Sébastien Haller (Ajax), pelo também português João Cancelo (Manchester City), pelo irreverente Christopher Nkunku (Leipzig) – que analisámos recentemente (link) – e suplanta Riyad Mahrez (City). E tem ainda, pelo menos, mais três jogos pela frente na competição.
.@ChampionsLeague | Sporting 2-0 Dortmund
Vale bujas e ninguém avisou? 💣 QUE GOLAÇO de Pote 😱#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/GjhyvyaLOS
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) November 24, 2021
2. André Silva – Leipzig

Os alemães do Leipzig começaram a época de forma tímida, mas têm, aos poucos, subido de forma e esta quarta-feira “despacharam” os belgas do Club Brugge por 5-0. O ponta-de-lança luso André Silva foi uma das figuras, com um golo marcado, quatro remates enquadrados em seis, dois passes para finalização e nove passes aproximativos recebidos. Ainda assim, o internacional luso não conseguiu evitar a eliminação dos homens da Red Bull da prova. Mas ainda pode apurar-se para a Liga Europa.
.@ChampionLeague | Club Brugge 0 x 3 Leipzig
Que cabeçada de André Silva, sem hipóteses 💥#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/iT31NlREqU
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) November 24, 2021
3. Cristiano Ronaldo – Manchester United

No primeiro jogo de Michael Carrick ao leme do United, os ingleses venceram por 2-0 no terreno do complicado Villarreal, assumindo de forma isolada o comando do Grupo F e apurando-se desde já para os oitavos-de-final. O jogo não estava fácil, até que Cristiano Ronaldo aproveitou um erro defensivo para arrancar um chapéu ao guardião contrário e abrir o activo. CR7 enquadrou dois de quatro remates e completou as quatro tentativas de drible. Já leva seis golos em cinco jogos, tendo marcado em todas as partidas da Champions esta época.
.@ChampionLeague | Villareal 0 x 1 Man Utd
CHAPELADA DE CRISTIANO 🌂🐐
Perto do Final do jogo + Jogo Empatado = CR7 ❤️#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/ay0RhUqA80
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) November 23, 2021
4. José Fonte – Lille

A vitória do Lille (que teve quatro portugueses em campo) por 1-0 sobre o Salzburg colocou os franceses na liderança do Grupo G. José Fonte foi fundamental para travar as investidas do emblema austríaco, com três desames e oito alívios, bem como sete recuperações de posse. No passes esteve muito bem, com cinco longos certos em nove.
5. Gonçalo Inácio – Sporting

Em boa parte da recepção do “leão” ao Dortmund, a equipa portuguesa recuou, deu iniciativa ao adversário para poder explorar as transições, algo em que a equipa de Rúben Amorim é exímia. Contudo, para a estratégia resultar a solidez defensiva tem de ser prioritária, e Gonçalo Inácio contribuiu para esse facto. Na apreciação ao jogo, escrevemos: “Jogo com uma apreciável maturidade apesar dos tenros 20 anos. Rápido nas dobras, foi determinante quando substituiu Adán em cima da linha de baliza travando um remate de Malen. Falhou apenas cinco dos 32 passes tentados (eficácia de 84%), tendo ainda efectuado quatro intercepções, cinco alívios e bloqueado dois passes/cruzamentos contrários”.
🇪🇺 69' | 🇵🇹 Sporting 2-0 Borussia Dortmund 🇩🇪
Coates e Gonçalo Inácio já levam 10 ações defensivas, cada um#UCL #ChampionsEleven #SCPBVB pic.twitter.com/GSjouSvqqJ
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 24, 2021