O Top GoalPoint Ratings do Benfica à 10ª ronda! ⭐

-

Quais os jogadores do líder Benfica que lideram no desempenho estatístico na Liga NOS 16/17? O nosso algoritmo GoalPoint Ratings tem a resposta a esta questão. Tal como sucedeu com os protagonistas do Sporting e também do FC Porto, fomos saber que nomes mais têm facilitado a vida a Rui Vitória.

A razia que o plantel benfiquista levou esta temporada devido a lesões talvez coloque algumas surpresas nesta lista de dez melhores. Mesmo que alguns tenham já regressado à competição, o facto é que esta nossa análise considera apenas jogadores com mais de metade dos minutos disputados na Liga (um mínimo de 451):

goalpoint-top-goalpoint-ratings-benfica-j10-liga-nos-201617-infog
Clique para ampliar

No reino do “patinho feito”

Talvez seja um exagero considerar Pizzi o “patinho feio” do Benfica, mas a verdade é que as épocas passam e o médio português continua a não ser consensual entre adeptos e especialistas – o que nos surpreende cada vez mais, tendo em conta os números que trabalhamos há duas épocas. O “Top 10” benfiquista veio, mais uma vez, alimentar essa incredulidade, pois Pizzi lidera-o, embora com uma vantagem mínima de uma centésima no GoalPoint Ratings em relação ao segundo classificado e também influente, Grimaldo6.57 contra 6.56.

A versatilidade, polivalência e inteligência de Pizzi permitem-lhe ser, ao mesmo tempo, um jogador de alta rotação e um elemento importante tacticamente. E em termos de produção está num patamar quase inalcançável para os colegas de equipa. É o terceiro melhor marcador do Benfica na Liga, com três golos – os mesmos do segundo, enquanto Mitroglou lidera com quatro -, soma três assistências (o máximo nas “águias”) e é, de longe, o jogador que mais passes para ocasião faz – já leva 35, mais do dobro do segundo, Gonçalo Guedes, com 17, e Salvio, com 16.

Salvio é, aliás, terceiro na tabela, com 6.43. Do argentino muitos disseram que tinha a carreira em risco e, após um início marcado pela falta de confiança, o extremo tem mostrado um pouco das mesmas capacidades do passado. Gonçalo Guedes vem a seguir, ele que tem tornado a ausência de Jonas num mal menor.

Destaque aqui para Lisandro López, que tem aproveitado bem as lesões de Luisão e Jardel para deixar a sua marca – como o fez, aliás, no Dragão. O central soma três golos na Liga e é o segundo melhor marcador da equipa, fruto de ter menos tempo de jogo (587) que Pizzi (853), e ainda uma assistência. É também o segundo com mais alívios (26, atrás dos 33 de Lindelöf) e duelos aéreos (20, atrás dos 21 do sueco).

Mas ainda não falámos de Grimaldo. O espanhol está no segundo lugar, fruto de um arranque de época fulgurante. Tecnicamente evoluído, o lateral soma dois golos e duas assistências, mas também a defender tem brilhado, pois regista as mesmas 21 intercepções que Lisandro (Fejsa tem 25). O ex-Barcelona junta-se aliás a Gonçalo Guedes no pódio já publicado dos melhores Sub-21 da Liga NOS até ao momento.

Podíamos também falar aqui de Ederson. O guarda-redes brasileiro soma, nesta fase, um GoalPoint Rating de 5.8 e atiraria Lindelöf para o 11º lugar. Mas tal como João Pereira, no caso do Sporting, também o guardião soma 450 minutos e falha por apenas um a entrada nesta contabilidade. Tal como afirmámos na peça de quinta-feira, regras são regras…

Amanhã daremos a conhecer o Top GoalPoint Ratings das restantes equipas da Liga NOS, para lá do “planeta dos grandes”. Não perca!

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR