O melhor XI da 11ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

O principal ponto de destaque nesta 11ª da Liga Bwin, no que ao “onze” GoalPoint Ratings diz respeito, é a grande quantidade de notas altíssimas, que revelam uma ronda de óptimos desempenhos individuais. Não é inédito termos dois MVP’s da ronda, mas desta feita registam-se dois com ratings a roçar a perfeição. Os restantes também não deslustram, com três superiores a 8.0 e nenhum abaixo de 7.0. E há domínio absoluto de três equipas.

O Benfica, que conseguiu o resultado sensacional da jornada, um 6-1 sobre o Braga, coloca quatro jogadores neste XI, um deles MVP, seguindo-se o Porto e o Tondela com três elementos cada. Além destes três emblemas só há mais um “intruso”, pertencente ao Vizela, numa semana com apenas um repetente e seis estreias em 2021/22. Sem delongas, vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-Jornada-11-Liga-Bwin-202122-2-infog
Clique para ampliar

Pedro Trigueira (Tondela) 7.6 – O guarda-redes dos beirões foi um dos responsáveis pelos prováveis ataques de nervos entre os adeptos do Marítimo. Os insulares foram a Tondela atacar e rematar muito, mas saíram derrotados por 4-2, não só porque os homens da casa criaram ocasiões de qualidade – Expected Goals (xG de 4,0 -, mas também pela competência de Trigueira, que realizou nada menos que oito defesas, cinco a remates na sua área, três a disparos a menos de oito metros.

Koffi Kouao (Vizela) 7.2 – O jogo entre Vizela e Estoril Praia foi entretido, competitivo e terminou empatado, com as duas equipas a mostrarem uma atitude atacante e de procura do golo. E esse facto fica patente nos números do melhor em campo, o lateral-direito Koffi Kouao. O costa-marfinense terminou o jogo como o mais rematador, com quatro disparos, três de fora da área, uma ocasião flagrante criada, três passes super aproximativos e dois dribles eficazes (100%). Defensivamente também esteve impecável, com seis recuperações de posse e cinco intercepções.

Manu Hernando (Tondela) 7.4 – O Marítimo, já o escrevemos, atacou muito, mas sentiu dificuldades em criar ocasiões de qualidade, e Hernando foi um dos responsáveis. O central espanhol ganhou dois de três duelos aéreos defensivos e fez sete intercepções e dois bloqueios de remate, além de um corte decisivo. Uma muralha.

Pepe (Porto) 7.6Triunfo categórico dos “dragões” na casa do Santa Clara, equipa que havia afastado os portistas da Taça da Liga. Pepe não deu hipóteses aos açorianos na retaguarda, com cinco intercepções e seis recuperações de posse. Mais uma vez destacou-se no passe, com 73 certos (máximo, equivalentes a 90% de eficácia), completou sete de 11 longos e fez 12 passes aproximativos. Contabilizou o número mais alto de acções com bola (98).

Álex Grimaldo (Benfica) 8.2 –  O espanhol do Benfica foi o segundo melhor na goleada ao Braga. O lateral começou a partida logo com um golo, de cabeça, aos dois minutos, e prosseguiu com dois remates, ambos enquadrados, duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, dois cruzamentos certos em quatro, oito recuperações de posse e três bloqueios de passe/cruzamento.

João Pedro (Tondela) 8.8 – Fantástica a exibição do médio dos beirões. João Pedro foi o MVP da partida, graças a um “hat-trick”, três golos conseguidos todos de grande penalidade (o que acaba por limitar um pouco o peso dos tentos na nota final). O jogador do Tondela foi o mais rematador, com cinco disparos, três à baliza, fez dois passes super aproximativos e ainda esteve impecável a defender, com destaque para três desarmes e incríveis oito intercepções, máximo da partida.

Sérgio Oliveira (Porto) 7.9 – Na vitória portista nos Açores, o médio foi fundamental na pressão bem dentro do meio-campo contrário, muitas vezes no último terço. Foi ele o autor do primeiro golo, perto do intervalo, num belo pontapé de fora-da-área que ainda bateu no ferro, e foi, a par de Evanilson, o mais rematador do jogo (5). Criou ainda uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somou dez quatro acções defensivas no meio-campo contrário e seis desarmes (máximo).

Rafa Silva (Benfica) 8.2 – Mesmo com a sobrecarga evidente de jogos que afecta Rafa (e que, no final do jogo com o Braga, acabou por lhe provocar uma lesão), o atacante manteve um nível elevadíssimo. O veloz jogador bisou, nos dois únicos remates que realizou, fez uma assistência em dois passes para finalização, recebeu 13 passes aproximativos (máximo), completou três de dez tentativas de drible e realizou quatro conduções aproximativas, sendo duas super aproximativas.

Luis Díaz (Porto) 9.5Um dos dois MVPs da jornada foi o extremo colombiano. Luis Díaz está na melhor forma da carreira e o bis que marcou ao Santa Clara coloca-o no topo dos melhores marcadores da Liga Bwin, com nove golos. Aos tentos juntou três passes para finalização, dez ofensivos valiosos (o dobro do segundo mais alto), 14 passes aproximativos recebidos (máximo), dez acções com bola na área contrária (valor mais alto) e três dribles completos em cinco.

Everton “Cebolinha” (Benfica) 9.5 – E segue-se a segunda figura da ronda, com exactamente o mesmo rating. Frente ao Braga, “Cebolinha” mostrou, finalmente, um pouco da qualidade que lhe era reconhecida no Brasil, no Grémio e na “canarinha”. Numa partida em que teve mais espaços do que é habitual, o brasileiro fez duas assistências, marcou dois golos, fez três passes para finalização e foi eficaz. Será que é desta que Everton “explode” em Portugal?

Darwin Núñez (Benfica) 7.9 – Tal como Rafa e Everton, o jovem uruguaio soube aproveitar na perfeição os muitos espaços que lhe foram concedidos, ampliados pela sua grande velocidade. Fez duas assistências em três passes para finalização, um golo, recebeu dez passes aproximativos e fez duas conduções super aproximativas. Saiu lesionado na segunda parte.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Simon Banza (Famalicão) 7.8, Marko Grujic (Porto) 7.8, Heriberto Tavares (Famalicão) 7.7, Ricardo Horta (Braga) 7.5, Pedro Brazão (Famalicão) 7.5, Otávio (Porto) 7.4, Walterson (Moreirense) 7.4, Pedro Gonçalves (Sporting) 7.4, Shoya Nakajima (Portimonense) 7.2, Pedro Sá (Portimonense) 7.2, Alexandre Penetra (Famalicão) 7.1, André Ferreira (Paços de Ferreira) 7.1

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-11-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 11ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J11SUMGPRMVPPASXG
1-1
2-5
1-1
2-0
2-1
4-2
0-3
0-2
6-1
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.