O melhor XI da 12ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A Liga Bwin regressou após longa paragem e nós voltamos aos “onzes” GoalPoint Ratings da jornada. Tudo na mesma no topo da classificação os os jogos dos dois líderes, FC Porto e Sporting, tiveram impacto na composição da equipa desta semana. O MVP é portista, com mais uma nota que reflecte a época de excelência que está a realizar, e a dupla de centrais é leonina, num elenco em 4-4-2 que conta com dois médios do Portimonense.

Em relação à jornada passada há dois repetentes e há quatro caras novas nas equipas da presente época e há três emblemas com dois representantes cada. Uma nota para a ausência de jogadores do Benfica, que deixámos de fora devido ao contexto do “jogo” com a Belenenses SAD e cuja posição assumimos e explicamos na peça dedicada ao encontro.

GoalPoint-Onze-Jornada-12-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

Bruno Varela (Vitória SC) 7.5 – A visita ao FC Porto por parte dos vimaranenses acabou numa derrota, mas a equipa deu boa conta de si e, na baliza, teve um guardião de grande qualidade. Bruno Varela evitou um par de golos quase feitos do Porto, terminando com sete defesas, máximo da jornada, seis a remates na sua grande área, algumas de elevado grau de dificuldade, sendo quatro a disparos a menos de oito metros.

Koffi Kouao (Vizela) 8.0 – Um dos repetentes em relação à jornada passada e um jogador a realizar uma época surpreendente. Já não dá mais para ignorar a temporada do costa-marfinense do Vizela, que apesar da goleada da sua equipa na visita ao Braga, realizou mais uma grande exibição, sendo o melhor em campo na Pedreira. O lateral-direito fez o (belo) golo da sua equipa e ainda esteve sólido a defender, com oito recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário (máximo), quatro desarmes (máximo) e cinco intercepções (… máximo).

Luís Neto (Sporting) 7.2 – E chegamos à dupla de centrais 100% “verde-e-branca”. Esta foi a quinta vez que Neto foi titular na Liga Bwin 21/22 e justificou na plenitude a vaga no “onze” ante o Tondela, com seis recuperações, três desarmes, duas intercepções, seis passes longos correctos em oito feitos e 98 acções com o esférico. Aquele corte decisivo a negar Murillo foi extraordinário.

Sebastián Coates (Sporting) 7.6Coates voltou a exibir-se a um excelente nível na recepção ao Tondela e foi o melhor em campo. O uruguaio foi rápido a varrer o perigo das imediações da área leonina, somando quatro desarmes, três intercepções, dois alívios e oito recuperações de bola, tendo ainda acertado 95% dos passes que realizou (59 certos em 62).

Diogo Leite (Braga) 6.2 – O central do lado esquerdo do Braga jogou muitas vezes quase encostado à linha, para compensar as subidas de Francisco Moura. E frente ao Vizela, o jogador emprestado pelo Porto esteve muito bem, não só no passe (completou 69, máximo do jogo), mas também nos duelos aéreos (ganhou cinco de oito) e recuperações de posse (8). Foi o jogador com mais acções com bola (103).

Pedro Sá (Portimonense) 6.8 – Um dos resultados mais espectaculares da jornada foi a vitória do Portimonense em casa do Famalicão por 3-0, não só pelo desfecho, mas também porque, em termos estatísticos, o “Fama” esteve quase sempre por cima. Só que a eficácia foi algarvia. Indiferentes a isso estiveram os médios da equipa visitante, a começar por Pedro Sá, que esteve intratável defensivamente. O médio-defensivo fez o máximo de desarmes (5) e intercepções (3) da partida.

Carlinhos (Portimonense) 7.4 – Mas o MVP desse jogo foi Carlinhos. O brasileiro fez um dos golos da sua equipa, esteve muito bem no passe (90% de eficácia) e no drible, tendo completado as quatro tentativas. E ainda recuperou sete vezes a posse de bola.

Luis Díaz (Porto) 9.3 – Mais uma exibição fenomenal do colombiano, MVP da jornada com o Vitória minhoto. Na primeira parte respondeu ao tento forasteiro com um golo incrível e, no total, terminou com três remates, dois enquadrados, criou uma ocasião flagrante em seis passes para finalização (máximo da ronda), somou nove passes ofensivos valiosos, três super aproximativos e recebeu 15 aproximativos. No drible esteve muito bem, com três completos em seis tentativas e somou cinco conduções aproximativas e duas super aproximativas. A nota máxima ficou à distância de uma flagrante que desperdiçou. Esta é a terceira presença consecutiva de Díaz nos “onzes”, num total de cinco esta época.

Samuel Lino (Gil Vicente) 7.7 – Uma presença habitual nestes “onzes”, esta é a terceira vez que temos o atacante no Gil Vicente nas equipas semanais da época, todas nas últimas cinco jornadas. Samuel Lino foi o melhor em campo no empate a duas bolas dos gilistas em casa do Moreirense, com um golo marcado, cinco dribles eficazes em seis tentativas e quatro conduções aproximativas. Um perigo à solta.

Ricardo Horta (Braga) 7.8O criativo dos minhotos voltou a estar em evidência e corre o risco de realizar a melhor época da carreira. Na goleada ao Vizela, Horta fez dois golos, nos dois remates que realizou na partida, e ainda somou um passe de ruptura. Cada vez mais uma peça fundamental na manobra da equipa de Carlos Carvalhal.

Oday Dabbagh (Arouca) 7.5O avançado palestiniano do Arouca foi a grande figura da vitória da sua equipa sobre o Boavista. Dabbagh fez um golo em três remates, dois enquadrados, fez a assistência para o outro tento, mais três passes para finalização (máximo do jogo), recebeu 14 passes aproximativos (máximo), somou seis acções com bola na área boavisteira (máximo) e ganhou cinco de 12 duelos aéreos ofensivos.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Iuri Medeiros (Braga) 7.4, Evanilson (Porto) 7.2, Pedro Trigueira (Boavista) 7.2, Petar Musa (Boavista) 7.1, Matheus Costa (Marítimo) 6.9, João Ferreira (Vitória SC) 6.9

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-12-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 12ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J12SUMGPRMVPPASXG
2-2
0-3
2-1
0-7----
2-0
2-0
2-1
2-2
4-1
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.