O melhor XI da 13ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A 13ª jornada da Liga Bwin ficou marcada pelo dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting, que caiu para o lado dos “leões por 3-1. Um triunfo da formação de Rúben Amorim que escalpelizámos no dia seguintes às grandes emoções do Estádio da Luz, com os dados e os mapas que desvendam os segredos tácticos do jogo. Como é habitual, estes jogos não são pródigos em grandes ratings, pelo que o “onze” GoalPoint Ratings da ronda 13 tem apenas um elemento saído da partida. E também não tem elementos de dois jogos, o Vizela-Belenenses SAD e o Tondela Moreirense, ambos adiados devido a surtos de COVID-19. 

Esta é uma equipa que não quer (quase) nada com os “grandes”, que só colocam dois jogadores entre os eleitos. O grande destaque vai para o Gil Vicente, que goleou o Famalicão por 4-0 e tem três representantes, mais um que o Santa Clara, que regressou aos triunfos. Repetentes temos apenas um, mas há oito caras novas nos “onzes” desta época. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-Jornada-13-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

André Ferreira (P. Ferreira) 7.1 – Os “castores” podem ter perdido em casa com o Vitória, mas André Ferreira, um dos guarda-redes em destaque nesta Liga, esteve em grande plano. Ao todo fez seis defesas, máximo da ronda, quatro a remates na sua área e dois a disparos a menos de oito metros. Não foi por ele que os pacenses saíram derrotados.

Hackman (Gil Vicente) 7.0 – Jogo para mais tarde recordar por parte dos gilistas, que golearam o Famalicão por 4-0. O lateral-direito ex-Portimonense foi uma das figuras, em especial nos momentos ofensivos, registando uma assistência e incríveis nove duelos aéreos ganhos em dez (máximo da jornada), sete em oito ofensivos.

João Basso (Arouca) 7.1 – Os arouquenses não evitaram a derrota em casa do Santa Clara, mas não por culpa do central brasileiro. Basso somou o máximo de passes certos nos Açores (57), fez dez aproximativos, assinou o máximo de acções com bola (88), ganhou cinco de sete duelos aéreos e fez dez recuperações de posse e três desarmes.

Jackson Porozo (Boavista) 7.0 – Empate dos “axadrezados” em casa com o Marítimo, que caiu nos descontos. Porozo estava a ser o melhor em campo até ao golo tardio de Henrique Rafael, pela qualidade de passe (23 completos em 25), pelos dois bloqueios de remates e por ter ganho os cinco duelos aéreos em que participou.

Rafa Soares (Vitória SC) 7.1 – O melhor em campo no triunfo dos vimaranenses em Paços de Ferreira. O lateral-esquerdo fez quatro passes para finalização, máximo do jogo e um dos máximos da jornada, enquadrou os três remates que realizou, somou o máximo de acções com bola (74) e completou três de quatro tentativas de drible. Defensivamente teve pouco que fazer..

Vitinha Ferreira (Porto) 8.0 – Já há poucas palavras para descrever a época de Vitinha. O médio do FC Porto foi titular em Portimão, estreou-se a marcar na equipa principal dos “dragões” e foi MVP da partida. Com pés de veludo, o médio assumiu a batuta do meio-campo, esteve em todo o lado, orquestrou as manobras da equipa com dois remates, o já citado golo, três passes para finalização, três passes valiosos, apenas nove passes falhados em 69 (87% de eficácia), acertou sete dos nove passes longos que arriscou e foi o elemento em campo com mais acções com a bola: 87.

Matheus Nunes (Sporting) 7.7 – Que grande jogo de Matheus Nunes no dérbi, o melhor em campo no espectáculo da Luz. O médio leonino rubricou uma exibição portentosa, a defender, a atacar, a organizar. Além do golo que marcou, fez também uma assistência, concluindo três de sete tentativas de drible e realizando cinco conduções aproximativas. Encheu o campo e, com a sua ajuda, nem se notou a falta de João Palhinha. Os detalhes da exibição do internacional português foram por nós analisados aos detalhe num artigo dedicado, que pode ter aqui (link).

Lincoln (Santa Clara) 7.5 – O “maestro” do Santa Clara assumiu o papel com classe. Lincoln fez as assistências para os dois golos tentos de Cryzan, em três passes para finalização, completou 27 de 30 passes e ainda recuperou oito vezes a posse de bola. Um dos valores seguros da Liga.

Cryzan (Santa Clara) 8.1Um dos melhores jogos do brasileiro desde que está no Santa Clara. Cryzan marcou os dois golos dos açorianos sobre o Arouca, enquadrou os três remates que realizou, teve sucesso em três de cinco tentativas de drible e ganhou dois de quatro duelos aéreos ofensivos.

Samuel Lino (Gil Vicente) 8.6 – Estupendo jogo de Samuel Lino, mais um, dando continuidade à excelente época que vem fazendo. O único repetente em relação ao “onze” da jornada 12 foi o MVP do triunfo do Gil sobre o “Fama”, registou o melhor rating da ronda e nem precisou de marcar. O jovem brasileiro somou o máximo de remates da jornada, sete, quatro deles enquadrados, fez uma assistência em três passes para finalização, recebeu 14 passes aproximativos, somou dez acções com bola na área contrária e completou quatro de oito tentativas de drible, tudo máximos da partida.

Fran Navarro (Gil Vicente) 7.7 – O atacante espanhol já leva nove golos na Liga e é um dos segundos melhores marcadores, a par de Ricardo Horta. Fran bisou em quatro remates ante o Famalicão e assinou sete acções com bola na área contrária.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Arsénio (Arouca) 7.7, Luis Díaz (Porto) 7.6, Ricardo Horta (Braga) 7.2Henrique (Marítimo) 7.1, Matheus Magalhães (Braga) 7.1, Otávio (Porto) 7.0 e Pablo Sarabia (Sporting) 7.0.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-13-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 13ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J13SUMGPRMVPPASXG
0-3
1-3
1-1
1-2
2-1
4-0
2-0
2-0
2-1
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.