O melhor XI da 14ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

Tudo na mesma no topo da tabela da Liga Bwin, com excepção para a derrota do Braga no Dragão, que afasta ainda mais os minhotos dos três da frente. O jogo entre o Porto e os “arsenalistas” foi o mais importante da ronda 14 e coloca apenas um jogador no “onze” GoalPoint Ratings. Após a derrota pesada no dérbi de Lisboa, o Benfica respondeu a preceito com uma goleada ao Famalicão e é o clube mais representado nesta equipa semanal, sendo, aliás, o único com mais de um elemento.

Desta vez não temos repetentes, sendo a grande novidade a ausência do espectacular Luis Díaz, apesar de ter sido ele o autor do golo solitário ante o Braga. Caras novas esta época temos cinco. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-Jornada-14-Liga-Bwin-202122-1-infog
Clique para ampliar

Luiz Felipe (Belenenses SAD) 7.3 – A vida não foi fácil para os “azuis” na recepção ao Estoril Praia. A derrota por 1-0 foi mais do que natural, perante a grande superioridade dos “canarinhos”, e não fosse Luiz Felipe e o cenário teria sido pior. O brasileiro foi o melhor em campo, com seis defesas (valor mais alto da ronda), quatro a remates na sua grande área.

André Almeida (Benfica) 7.1 – Uma vez “patinho feio”, eternamente “patinho feio”. Pior ainda agora quando, já veterano, regressou de uma lesão que o afastou oito meses da competição. A velocidade já não é um predicado de André Almeida, pelo que tem sido opção para central do lado direito, perante a lesão de Lucas Veríssimo. Após um dérbi para esquecer, Almeida foi novamente a jogo frente ao Famalicão e foi um dos melhores do Benfica, com uma ocasião flagrante criada, 91 acções com bola (segundo valor mais alto) e quatro desarmes.

Nicolás Otamendi (Benfica) 6.9 – Mais um belíssimo jogo do central benfiquista. Além de ter completado o máximo de passes (84 em 88, máximo da jornada, ou seja, 95% de eficácia), o argentino acertou seis de oito passes longos, fez quatro desarmes e ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou.

Pedrão (Portimonense) 6.8 – Um “onze” da jornada sem um jogador do Portimonense não é muito habitual, por isso cá temos o nosso “algarvio”. A vitória por 1-0 em Moreira de Cónegos chegou ao cair do pano e não foi nada fácil, perante a pressão dos da casa, pelo que o central Pedrão acabou como melhor em campo. O brasileiro somou 14 acções defensivas, com realce para quatro desarmes, três intercepções e um corte decisivo.

Vítor Costa (Marítimo) 6.8 – Os madeirenses estão numa boa fase sob o comando de Vasco Seabra, com duas vitórias e um empate em três jogos. O último triunfo foi em casa e de goleada, 4-1 ao Santa Clara. O lateral Vítor Costa foi um dos melhores, com oito recuperações de posse, três desarmes e 12 passes aproximativos, de longe o máximo.

Matheus Uribe (Porto) 7.8 – O melhor em campo no jogo grande da ronda foi Matheus Uribe que, no 4-3-3 que o Porto apresentou para este jogo, pôde soltar-se brilhar. Além de oito recuperações de posse e outras tantas acções defensivas, o médio fez a assistência para o tento de Díaz, somando quatro passes para finalização, máximo do jogo. Das 40 entregas que tentou acertou 37.

Fábio Samu (Vizela) 7.6 – Os vizelenses venceram pela segunda fez, primeira desde a segunda jornada e em estreia fora de casa, em Arouca. Ao intervalo já estava 4-0 e Samu, melhor em campo, abriu o activo, terminando com pleno de dribles eficazes (3) e números defensivos muito interessantes, como três duelos aéreos defensivos ganhos em cinco, nove recuperações de posse, três desarmes, outras tantas intercepções e dois bloqueios de remate.

Marcus Edwards (Vitória SC) 7.8 – Os vimaranenses apanharam um susto e estiveram a perder por 2-0, mas num jogo com quatro grandes penalidades, três para os da casa, o resultado sofreu uma cambalhota e terminou em 5-2. O inglês foi o melhor em campo no Castelo, autor de dois golos, o máximo de remates (5), um ao ferro, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, sete passes ofensivos valiosos, 11 acções com bola na área contrária (máximo) e quatro dribles completos em dez tentativas (também máximos).

Pablo Sarabia (Sporting) 8.7 – Cada vez mais uma peça fundamental na manobra ofensiva do Sporting. Na ausência de Paulinho, castigado, o espanhol começou o jogo como elemento mais adiantado do Sporting, mas com muita mobilidade, e fez mais ou menos o que quis da defesa contrária. Pablo inaugurou o marcador, fez a assistência para o 2-0, criou duas ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização (máximo da ronda) e fez sete passes ofensivos valiosos. O MVP em Alvalade.

Rafa Silva (Benfica) 7.8 – O atacante luso fez uma dupla letal com Darwin na frente de ataque do Benfica em Famalicão. Rafa esteve em todos os golos “encarnados” na partida. Além do que marcou, fez as assistências para os três do avançado uruguaio, num total de… três passes para finalização. E ainda completou três de quatro tentativas de drible.

Darwin Núñez (Benfica) 9.1 A grande figura da jornada. Darwin fez um “hat-trick” em Famalicão, tornando-se temporariamente no melhor marcador isolado do campeonato (entretanto Luis Díaz igualou-o com 11 tentos). O jovem avançado enquadrou os três remates que realizou, somou o máximo de acções com bola na área contrária (7) e completou quatro de oito tentativas de drible.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Nuno Santos (Sporting) 7.6, Luis Díaz (Porto) 7.0, Rosier (Estoril Praia) 7.0, Guilherme Schettine (Vizela) 6.9, Bukia (Arouca) 6.9, Henrique (Marítimo) 6.9.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-14-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J14SUMGPRMVPPASXG
0-1
4-1
5-2
2-0
0-1
0-1
1-4
1-0
1-4
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.