O melhor XI da 15ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A espera valeu a pena: o primeiro “rating perfeito” chegou, à 15ª jornada. O feito foi alcançado por Rafa Silva na goleada do Benfica por 7-1 ao Marítimo. Isto numa ronda com muitos golos, graças aos três “grandes”, e com um “onze” da ronda sem jogadores com nota abaixo de 7.0. Será do espírito natalício?

Os “grandes” dominam por completo, com destaque para Benfica e Porto, donos de três representantes cada, e com o Sporting a emprestar dois elementos. Em relação à 14ª jornada há dois repetentes, um regresso do qual estranhámos a ausência anterior e somente duas caras novas.

GoalPoint-Onze-Jornada-15-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

André Ferreira (P. Ferreira) 8.4 – Que grande época está a realizar o guardião do Paços de Ferreira que, na vitória em Tondela, arrancou uma das melhores exibições de que temos memória de um guardião na Liga portuguesa. André Ferreira segurou a vantagem dos “castores” com uma exibição notável, recorde de defesas nesta Liga (9), quatro delas a remates na sua grande área, e ainda brilhou no passe, com sete longos completos em oito, sete aproximativos e três super aproximativos.

Gilberto (Benfica) 7.5 – Uma das duas estreias na equipa da semana. O lateral-direito do Benfica evoluiu muito desde a temporada passada e vai realizando belas exibições, arrecadando já quatro golos esta temporada em todas as competições (entretanto tem menos dois que Yaremchuk, corrigindo o tweet abaixo). Ante o Marítimo marcou um belo tento e ainda registou dez acções defensivas, com destaque para quatro desarmes.

Reggie Cannon (Boavista) 7.3 – Os “axadrezados” surgem com nova energia sob o comando de Petit e, após a goleada ao Braga na Taça da Liga, venceram o Moreirense no Bessa por 1-0. O norte-americano Cannon (outra estreia na equipa da semana desta época) jogou como central do lado direito e esteve muito bem, sendo o melhor em campo, graças a nove recuperações de posse e 13 acções defensivas, com destaque para seis intercepções.

João Basso (Arouca) 7.4 – Após a goleada sofrida em casa na ronda anterior com o Vizela, os arouquenses tinham de reagir e conseguiram-no, com um empate 1-1 em casa do sensacional Portimonense. João Basso foi o melhor campo, em especial pelos momentos defensivos, apesar de ter rematado duas vezes, ambas enquadradas. O central somou 14 acções defensivas, entre as quais três desarmes, quatro intercepções e seis alívios.

Nuno Santos (Sporting) 7.7 – O ala leonino começou no banco, mas acabou por entrar em Barcelos, devido à expulsão de Neto. Nuno Santos assumiu todo o corredor canhoto dos “leões” e arrasou por completo. Marcou um golo, o primeiro, fez quatro passes ofensivos valiosos, completou as duas tentativas de drible e somou três conduções aproximativas e uma super aproximativa.

Vitinha Ferreira (Porto) 7.4 – Esgotámos os elogios ao médio portista, a realizar uma época incrível. Em mais uma goleada do “dragão”, Vitinha criou uma ocasião flagrante (0,5 Expected Assists), completou 65 passes (máximo com Mbemba), somou o máximo de acções com bola no jogo (98) e teve êxito em três de quatro tentativas de drible.

Daniel Bragança (Sporting) 7.9 – O melhor em campo do triunfo do Sporting sobre o Gil Vicente foi um jogador que actuou apenas os derradeiros 16 minutos da partida. O jogo estava praticamente decidido, Rúben Amorim quis dar mais controlo da posse (e passe) à sua equipa com o jovem médio, mas este, inteligente nas movimentações, fez bem mais. No final contabilizava um golo, duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, 16 passes certos em 17 e uma condução super aproximativa.

Otávio (Porto) 8.3 – O médio aproveitou a sua inteligência táctica para ser um dos principais intérpretes da estratégia do “dragão”, na exploração das linhas adiantadas do Vizela, e acabou mesmo como MVP do encontro. Em apenas 58 minutos Otávio marcou um golo, fez uma assistência em dois passes para finalização, um passe de ruptura, dez passes aproximativos e cinco super aproximativos, e ainda quatro desarmes.

Luis Díaz (Porto) 7.9 – Estranhámos a ausência do extremo no “onze” da jornada anterior, mas aqui está ele novamente, apesar de ter actuado menos de uma hora em Vizela. O colombiano fez um golo, uma assistência, foi o mais rematador da partida (5), com dois enquadrados, e assinou 11 acções com bola na área contrária. As duas ocasiões flagrantes desperdiçadas impedem-no de ter um “notão” (ainda maior).

Rafa Silva (Benfica) 10.0Extraordinária exibição de Rafa na goleada ao Marítimo, arriscamo-nos a dizer que foi a melhor que vimos do internacional português. O atacante fez nada menos que quatro assistências na partida, recorde num jogo do nosso campeonato desde os dados de 2015/16, mais um golo, criou cinco ocasiões flagrantes (também valor mais alto desde 2015/16) em sete passes para finalização (máximo da ronda), fez 11 passes ofensivos valiosos, recebeu 13 aproximativos e sofreu cinco faltas. Arrasador e merecedor da primeira nota máxima da época no campeonato português.

Darwin Núñez (Benfica) 9.1 – Antes disso já Darwin ameaçava o mesmo feito, mas acabou por ficar um pouco distante. Ainda assim foi enorme a exibição do uruguaio, autor de dois golos em seis remates (máximo do jogo), três enquadrados. Somou ainda três passes para finalização, 11 acções com bola na área contrária (máximo) e completou quatro de cinco tentativas de drible.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Francisco Moura (Braga) 7.6, Lincoln (Santa Clara) 7.2, Gonçalo Inácio (Sporting) 7.2, Žiga Frelih (Gil Vicente) 7.1, Neto Borges (Tondela) 7.1, André Franco (Estoril Praia) 7.0Adrián Marín (Famalicão) 7.0.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-15-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 15ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J15SUMGPRMVPPASXG
1-0
2-2
0-1
1-1
0-3
7-1
1-0
0-4
1-0
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.