O melhor XI da 16ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A jornada 16 da Liga Bwin, a última de 2021, ficou marcada pelo “clássico” do Dragão entre Porto e Benfica. Tal como aconteceu uma semana antes, para a Taça de Portugal, os “azuis-e-brancos” levaram a melhor, desta feita por 3-1, e ao contrário do que é habitual nestes encontros, há dois elementos saídos desse desafio, ambos do mesmo lado, no “onze” GoalPoint Ratings. Porém, quem fecha o ano em beleza é mesmo o Braga, que coloca quatro jogadores nesta equipa, graças a uma goleada das antigas em Arouca, e um deles ficou perto da nota máxima.

Destaque também para a vitória do Sporting ante o Portimonense, por 3-2, num jogo muito bem disputado e que empresta dois jogadores de cada emblema a este “onze”, demonstrativo da qualidade competitiva a que assistimos em Alvalade. Repetentes em relação à 15ª jornada, apenas um – e que caso sério se está a tornar -, e há cinco estreias em 2021/22.

GoalPoint-Onze-Jornada-16-Liga-Bwin-202122-1-infog
Clique para ampliar

Samuel Portugal (Portimonense) 7.5 – A meio do jogo já estávamos a ver uma espécie de repetição do que aconteceu na Luz, mas desta feita, Samuel não conseguiu manter a sua baliza a zeros. O brasileiro, contudo, fez nove defesas, igualando o máximo desta Liga, quatro a remates na sua grande área.

Lucas Possignolo (Portimonense) 6.9 – O seu colega de equipa, o também brasileiro Possignolo, assinalou uma exibição competente a nível defensivo (seis alívios e superioridade nos dois duelos aéreos defensivos em que participou) com a obtenção de um golo de grande categoria.

Paulo Oliveira (Braga) 7.2 – Os minhotos não foram de modas e golearam por 6-0 na visita a Arouca, numa demonstração de grande poder ofensivo. Mas na retaguarda também tiveram de mostrar qualidade. Paulo Oliveira foi o melhor exemplo disso mesmo, registando impressionantes sete intercepções, máximo da jornada e segundo valor mais alto na Liga Bwin 2021/22.

Lazar Rosić (Moreirense) 7.0 – Primeiro triunfo dos cónegos na Liga sob o comando de Lito Vidigal, e logo sobre o surpreendente Estoril Praia, “canarinhos” que fizeram sofrer os anfitriões. Aí entrou em cena o melhor em campo, o central sérvio, que não foi de modas e realizou nove alívios, máximo da ronda, ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e ainda realizou dois passes super aproximativos.

Zaidu (Porto) 7.4Excelente jogo do nigeriano no duelo com o Benfica. Zaidu esteve forte, em especial a defender, terminando o “clássico” com o máximo de intercepções (5), mais três desarmes e um corte decisivo que impediu o 2-2 por parte de Gonçalo Ramos. Impecável.

Vitinha Ferreira (Porto) 7.5 – Dois “clássicos” no espaço de uma semana, duas distinções de MVP. O médio é o único repetente em relação ao “onze” da jornada anterior, somando já seis distinções. Mais uma vez o médio exibiu-se a grande altura, no papel de “patrão” do meio-campo portista, com excelente registo de quatro desarmes, três intercepções, o máximo de acções com bola (86) e de passes certos (65, ou seja, 96% de eficácia). Fez ainda uma assistência e criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização.

Matheus Nunes (Sporting) 7.4 – A pressão leonina sobre o Portimonense foi grande e Matheus Nunes foi um dos responsáveis pelo empurrar dos algarvios para a sua grande área. O médio fez quatro passes para finalização, seis ofensivos valiosos, seis variações de flanco e completou quatro de cinco tentativas de drible.

Iuri Medeiros (Braga) 8.0 – No festival bracarense em Arouca, Iuri assumiu um dos papéis centrais. Com um golo, de grande penalidade, o criativo brilhou no passe, registando duas assistências em quatro passes para finalização, e ainda teve sucesso nos dois cruzamentos tentados.

Roger Fernandes (Braga) 7.8 Apenas 16 anos e já tanto para dar. O jovem extremo foi lançado para os últimos 28 minutos e não se fez rogado, apontando dois golos ao Arouca, nos dois únicos remates realizados. Isto tudo em apenas oito acções com bola.

Vitinha (Braga) 9.9A grande figura da jornada. Ao longo da partida falávamos entre a equipa do GoalPoint que iríamos, provavelmente, ter a segunda nota máxima da temporada, mas tal não aconteceu por apenas uma centésima (o Antunes pede desculpa). Vitinha, uma das revelações deste campeonato, fez um “hat-trick em cinco remates, quatro enquadrados, ganhou uma grande penalidade, sofreu seis faltas (máximo da jornada) e somou sete acções com bola na área contrária. Houve ali uma ocasião flagrante desperdiçada que lhe tirou o 10.0.

Paulinho (Sporting) 9.1 – “Ah e tal, falha muitos golos”. E aí está Paulinho, o goleador. O ponta-de-lança do Sporting fez os três golos da equipa de Alvalade ante o Portimonense, terminando o jogo como o mais rematador, com seis disparos, quatro enquadrados, e ainda realizou dois passes para finalização e seis ofensivos valiosos.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Denilson Jr. (Paços de Ferreira) 7.6, Murilo Souza (Gil Vicente) 7.5, Pedro Gonçalves (Sporting) 7.5, Fábio Vieira (Porto) 7.1, Matheus Bueno (Gil Vicente) 7.1, Stephen Eustáquio (Paços de Ferreira) 7.1, Joel Tagueu (Marítimo) 7.0.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-16-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 16ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J16SUMGPRMVPPASXG
0-3
2-0
1-0
1-1
3-2
2-1
0-6
3-1
1-0
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.