O XI da 18ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

Esta está a ser a  Liga do Sporting. Mais uma jornada, mais pontos ganhos pelos “leões” ao segundo classificado, neste caso o FC Porto, com sofrimento à mistura. Ao empate dos “dragões” na visita ao Sporting de Braga respondeu a formação leonina com uma vitória complicada em casa do Gil Vicente, por 2-1, com direito a “remontada” e bis de Sebastián Coates perto do fim. Também o Benfica, que ganhou 2-0 ao Famalicão, no Estádio da Luz, ganhou dois pontos a portistas e bracarenses.

Nesta ronda há três emblemas com dois representantes cada no “onze” GoalPoint Ratings: Sporting, Benfica e Belenenses SAD, e dois repetentes em relação à jornada 17. Curiosamente, ambos compõem a dupla de centrais e estão em grande forma nesta altura da temporada, Coates e Tomás Ribeiro, da Belenenses SAD. Contrariando a tendência das últimas semanas, desta feita há só dois estreantes esta época. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-18-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Odysseas Vlachodimos (Benfica) 6.6 – O Benfica regressou às vitórias, após uma derrota e três empates, mas a segunda parte da recepção ao Famalicão foi pobre, pelo que o guardião “encarnado” teve de se aplicar. Ao todo realizou cinco defesas, o máximo da jornada, três a remates na sua grande área.

Pedro Porro (Sporting) 7.2 – Mais uma exibição irreverente e impositiva do lateral espanhol, que lhe permitiu somar a quarta chamada às equipas da jornada. Porro foi um dos melhores de mais uma vitória leonina, tendo feito a assistência para o segundo golo de Coates, o decisivo. Somou ainda quatro passes para finalização, quatro cruzamentos, completou duas de três tentativas de drible e ainda registou quatro acções defensivas no meio-campo gilista.

Sebastián Coates (Sporting) 8.0 – Uma das grandes figuras da jornada, o herói da reviravolta leonina no Minho. O uruguaio fez os dois tentos da equipa de Rúben Amorim, foi o mais rematador da partida, com cinco disparos, três enquadrados (também máximo), e ainda foi o jogador com mais passes completos, acções com bola (108) e duelos aéreos defensivos ganhos (cinco em sete). Uma prestação de nível que poderia ter acabado com uma nota ainda maior, caso não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante de golo.

Tomás Ribeiro (Belenenses SAD) 6.9 – O outro repetente da ronda. O jovem central dos “azuis” está a mostrar-se um dos valores seguros do campeonato português e foi o melhor em campo no empate da sua equipa em casa com o Vitória de Guimarães. Tiago registou 13 passes longos, embora só quatro tenham encontrado companheiros de equipa, somou sete passes progressivos eficazes, ganhou os três duelos aéreos em que participou e ainda apontou oito recuperações de posse, três desarmes e outras tantas intercepções.

Rúben Lima (Belenenses SAD) 6.7 – Terceira “chamada” do lateral-esquerdo dos “azuis”. Ante os vimaranenses fez a assistência para o golo da sua equipa, registou dois passes para finalização, um passe de ruptura e na retaguarda recuperou seis vezes a posse e fez três bloqueios de passe/cruzamento.

Manuel Ugarte (Famalicão) 6.8 – Reforço de Inverno dos famalicenses, o uruguaio mostrou serviço na Luz, mas ainda não conseguiu ajudar a sua equipa a sair da onda de maus resultados. O médio foi o melhor dos visitantes ante o Benfica, terminando com dois passes para finalização, 87% de eficácia de passe, dois dribles eficazes (100%), quatro acções defensivas no meio-campo “encarnado”, quatro intercepções e outros tantos bloqueios de passe. Ninguém sofreu mais faltas que ele nesta jornada (6).

Paulinho (Boavista) 6.9 – Os “axadrezados” demoram a completar uma sequência de bons resultados, e em dois jogos seguidos em casa, perderam ambos. O último na recepção ao Nacional, por 1-0, contudo, Paulinho acabou por ser o melhor da sua equipa e rubricar uma boa partida. Ao todo foram cinco passes ofensivos valiosos, quatro acções com bola na área contrária, dois dribles completos em quatro tentativas e ainda dois duelos aéreos ofensivos ganhos (100%) e impressionantes 14 recuperações de posse.

Carlos Júnior (Santa Clara) 7.4 – Mais uma exibição de grande qualidade do brasileiro da equipa açoriana, que merece a terceira presença nestes “onzes”. Na vitória em casa do Santa Clara, em duelo de insulares, Carlos Júnior esteve nos dois golos da sua equipa, com um tento e uma assistência, foi o mais rematador do encontro, com cinco disparos, dois enquadrados, somou dois passes para finalização e três ofensivos valiosos, registou seis acções com bola na área maritimista e ganhou dois de três duelos aéreos ofensivos.

Nico Gaitán (Braga) 6.9 – As lesões têm complicado a vida do argentino neste regresso a Portugal, mas no embate bracarense com o Porto, Gaitán entrou e teve impacto grande no jogo. Além do golo que marcou e permitiu o empate já nos descontos, o extremo fez três passes para finalização em apenas 25 minutos, três passes ofensivos valiosos e registou outras tantas acções com bola na área contrária.

Everton “Cebolinha” (Benfica) 7.0 – O extremo brasileiro mostrou alguns dos predicados que lhe eram habituais no Brasil, embora apenas a espaço. Logo no início da partida com o Famalicão inventou uma jogada extraordinária, passou vários adversários e serviu Darwin Núñez para o 1-0. Terminou o jogo com dois remates, um enquadrado, fez dois passes para finalização e completou três de cinco tentativas de drible. Esta foi a quarta presença do internacional “canarinho” nestes “onzes”.

Mehdi Taremi (Porto) 8.1 – E chegamos ao fim deste “onze” com a figura da jornada. O Porto não conseguiu vencer na Pedreira, apesar de ter estado a ganhar por 2-0, mas o ponta-de-lança iraniano voltou a fazer das suas. Taremi marcou um belo golo, somou dois passes para finalização e três ofensivos valiosos, acumulou nove acções com bola na área contrária e ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-18-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 18ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J18SUMGPRMVPPAS
xG
2-2
1-2
2-0
1-2
1-1
0-0
2-1
0-1
1-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR