O melhor XI da 18ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

Tudo na mesma em relação aos dois primeiros classificados da Liga Bwin, após a realização da 18ª jornada, sendo o principal facto a realçar o empate do Benfica em casa com o Moreirense, desfecho que deixou as “águias” ainda mais longe do Porto, líder que goleou a Belenenses SAD (a nove pontos), e do Sporting (a seis), que ganhou tranquilamente em Vizela. Estes desfechos tiveram impacto no “onze” GoalPoint da ronda, que não tem qualquer benfiquista, mas tem dois representantes dos “dragões” e um dos “leões”. Esta é, por isso, uma jornada com muitos nomes de equipas que lutam por objectivos menos ambiciosos, o que merece sempre aplauso.

O destaque vai para o Marítimo, que ganhou 1-0 em Braga e empresta três jogadores. Isto numa semana sem repetentes em relação ao XI anterior e com sete caras novas na época.

GoalPoint-Onze-Jornada-18-Liga-Bwin-202122-1-infog
Clique para ampliar

André Ferreira (P. Ferreira) 7.5 – Após assumir a titularidade dos 33 magníficos da primeira volta da Liga, André Ferreira quis comemorar com mais uma exibição de grande nível. O guardião do Paços impediu o Famalicão de marcar, apesar de este ter criado 0,9 Expected Goals (xG), terminando com seis defesas, quatro a remates na sua grande área.

Cláudio Winck (Marítimo) 7.3 – Que murro no estômago que os insulares deram nos “arsenalistas” com o golo da vitória apontado aos 89 minutos. E quem marcou? Cláudio Winck. O lateral brasileiro foi, a par de Galeno, o mais rematador do jogo (4), somando ainda cinco acções com bola na área contrária e nove acções defensivas, com destaque para dois bloqueios de remate.

Zainadine Júnior (Marítimo) 6.8 – Segundo maritimista e um “veterano” destas andanças (GoalPoint). O experiente central deu poucas veleidades aos atacantes bracarenses, terminando com três duelos aéreos defensivos ganhos (100%), oito recuperações de posse e 15 acções defensivas, com destaque para sete alívios.

Pablo Santos (Moreirense) 7.6 – Na Luz aconteceu a surpresa da jornada, com o Moreirense a levar para casa um ponto. Os “encarnados” esbarraram no central brasileiro, que foi o melhor em campo, graças a estupendos 16 alívios, novo máximo da Liga 21/22, mas também a quatro desarmes e outras tantas intercepções, totalizando 26 acções defensivas.

Vítor Costa (Marítimo) 7.4O melhor em campo na Pedreira. O lateral-esquerdo brasileiro tem dado nas vistas esta temporada e esteve em grande nível, mais uma vez no desarme, a sua grande arma, tendo somado incríveis nove. Fez outras tantas recuperações de posse e ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou.

Daniel Bragança (Sporting) 8.0 – Não era titular na Liga deste a jornada 9 e mais do que justificou a confiança com uma belíssima exibição em Vizela, muito activo com e sem a bola. O médio foi autor de dois remates, um golaço, três passes valiosos, falhou apenas cinco dos 68 passes realizados (eficácia de 93%), somou 91 acções com o esférico, acertou três dos quatro dribles tentados, recuperou a bola cinco vezes, tendo ainda averbado cinco acções defensivas no meio-campo adversário, três desarmes, cinco intercepções (máximo da ronda) e sofreu quatro faltas. “Performance” de alto nível.

Gaïus Makouta (Boavista) 7.4 – Grande jogo do possante médio congolês das “panteras” ante o Gil Vicente. Makouta foi o melhor em campo no Bessa, tendo feito o golo boavisteiro em três remates, dois enquadrados. Destaque para uma condução super aproximativa e três intercepções. Esteve em todo o lado.

Fábio Vieira (Porto) 7.6 – Que jogão do jovem médio frente à Belenenses SAD. Fábio Vieira (máxima revelação GoalPoint da primeira volta) aproveitou a liberdade de movimentos que teve para fazer três assistências em quatro passes para finalização, e ainda somou sete recuperações de posse e dois passes super aproximativos. Esta foi a segunda ocasião em que alcançou um “hat-trick” de assistências, mesmo tendo sido titular apenas quatro vezes.

Juan Boselli (Tondela) 7.3Os beirões estiveram a perder 2-0 em casa do Santa Clara, mas conseguiram empatar perto do final. O extremo uruguaio Boselli foi o herói tondelense, ao apontar os dois golos da sua equipa, em apenas três remates (todos enquadrados), tendo ganho os dois duelos aéreos ofensivos em que participou.

Rui Costa (Santa Clara) 7.4 – Mas o MVP desse jogo foi mesmo Rui Costa. O jogador dos açorianos fez um golo e foi o mais rematador da partida, com quatro disparos, três enquadrados. Criou ainda duas ocasiões flagrantes, recebeu 12 passes aproximativos e somou quatro acções com bola na área contrária.

Evanilson (Porto) 8.1O ponta-de-lança brasileiro foi a grande figura da jornada. Evanilson marcou três dos quatro golos portistas no Jamor, tantos quantos havia conseguido em todas as anteriores jornadas. O atacante fez cinco remates, enquadrou quatro deles, somou sete acções defensivas na área contrária e só não tem nota maior porque desperdiçou a ocasião (mais) flagrante (que teve)entre outros detalhes que explicamos ao pormenor numa peça dedicada (link).

Outros jogadores à porta do “onze”:

Ricardinho (Santa Clara) 7.2, Pedro Trigueira (Tondela) 7.2, Gustavo Sauer (Boavista) 7.1, Samuel Portugal (Portimonense) 7.1, Pedro Gonçalves (Sporting) 7.0, Nélson da Luz (Vitória SC) 6.9, Lincoln (Santa Clara) 6.9.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-18-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 1ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J18SUMGPRMVPPASXG
1-1
1-1
0-1
2-2
0-2
0-0
1-4
1-1
1-2
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.