O XI da 19ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

Este país não é para “grandes”. A 19ª jornada da Liga NOS trouxe apenas um jogador dos chamados “três grandes” para o “onze” GoalPoint Ratings. Aliás, é mesmo o único representante do “G4”. Numa ronda que viu FC Porto e Benfica a atrasar-se novamente na corrida pelo tútulo, e em que Sporting e Sporting de Braga venceram, mas não tiveram vida fácil, foram outros os protagonistas em termos de desempenhos individuais.

Destaque absoluto para o Rio Ave, que coloca quatro elementos na equipa semanal, graças a uma excelente exibição e triunfo em casa do Vitória de Guimarães. E há mais dois emblemas com dois nomes cada. Quanto a repetentes, somente um e há cinco caras novas esta temporada. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-19-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Pawel Kieszek (Rio Ave) 7.1 – E começamos pelo primeiro jogador dos vila-condenses. A exibição do guardião polaco foi fundamental para o triunfo visitante, com o Rio Ave a ter de lidar com a grande pressão ofensiva dos minhotos. Kieszek terminou o jogo com cinco defesas, três a remates na sua grande área e ainda parou uma grande penalidade, abrindo caminho para os seus colegas de equipa marcarem três vezes nas poucas situações de que dispuseram.

Reggie Cannon (Boavista) 7.4 – A grande surpresa da jornada foi mesmo o empate do Boavista em casa do campeão FC Porto. E os “axadrezados” até estiveram a ganhar por 2-0, deixando-se empatar mais perto do fim. A grande figura da partida foi o lateral-direito das “panteras”, que esteve a um nível elevado no dérbi portuense, a defender e a atacar. Em dois passes para finalização criou duas ocasiões flagrantes, teve sucesso em dois de três cruzamentos, somou seis recuperações de posse e cinco intercepções.

Aderllan Santos (Rio Ave) 7.4 – Tal como o guarda-redes, o central foi fundamental para lidar com avalancha ofensiva do Vitória e segurar os três pontos para o Rio Ave. Aderllan não brincou em serviço e ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, fez três intercepções, nove alívios e ainda somou dois bloqueios de remate e realizou um corte decisivo.

Jackson Porozo (Boavista) 7.2 – Mais um jogador saído do dérbi do Porto. O central equatoriano esteve muito bem ao longo de toda a partida e foi ele mesmo o autor do golo inaugural, num belo golpe de cabeça. Defensivamente esteve sólido, tendo ganho os quatro duelos aéreos defensivos em que participou e somado 15 acções defensivas, com destaque para três intercepções e seis alívios.

Rúben Lima (Belenenses SAD) 7.5 – O único repetente em relação à 18ª jornada. Primeiro foi Tiago Esgaio a brilhar na lateral-direita da Belenenses SAD, agora parece ser a vez de Rúben Lima no lado oposto. No nulo alcançado na casa do Famalicão, no arranque da jornada, Rúben foi o MVP, graças a três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em quatro, os mesmos números em termos de dribles, tendo registado ainda três intercepções e dez recuperações de posse.

Willyan Rocha (Portimonense) 7.3 – Uma espécie de “amuleto” para Paulo Sérgio. O brasileiro começou a evidenciar-se em Portimão na época passada, com a chegada do técnico, e em 2020/21, a ocupar a posição de “trinco”, tem mantido a influência. Na goleada algarvia ao Gil Vicente foi um dos melhores, com dois passes para finalização, um passe de ruptura, quatro acções com bola na área contrária, cinco duelos aéreos ganhos em sete e três desarmes.

Adel Taarabt (Benfica) 7.6 – E chegamos ao único representante dos “grandes” nesta equipa. O Benfica continua sem engrenar, mas tem-se assistido a uma melhoria de forma de Taarabt, que esteve em muito bom plano frente ao Moreirense – foi mesmo o melhor em campo no empate 1-1. O marroquino fez a assistência para o golo de Seferovic, registou quatro passes para finalização, sete passes ofensivos valiosos, completou 63 das 67 entregas que realizou (94% de eficácia), foi o segundo em acções com bola (97), completou cinco de seis tentativas de drible e na ajuda colectiva assinou quatro acções defensivas no meio-campo contrário e cinco bloqueios de passe/cruzamento. Números muito interessantes. 

Ryan Gauld (Farense) 8.6A grande figura da jornada e, a este ritmo, candidato a um dos protagonistas da Liga NOS. O escocês não vacila e mantém um nível elevado, independentemente do que faz a equipa. Desta feita o Farense até ganhou fora, 3-2 em casa do Nacional, e Gauld marcou um golo, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização e esteve incansável em todos os momentos de jogo, tendo ganho dois de três duelos aéreos ofensivos e somado quatro desarmes.

Carlos Mané (Rio Ave) 7.1 – Veloz nas transições, o ex-Sporting aproveitou da melhor forma o adiantamento dos vimaranenses para causar estragos. É certo que acabou por não estar muito em jogo (apenas 25 acções com bola), mas quando esteve, definiu bem, terminando com dois dribles completos em cinco e um golo no único remate que realizou.

Jafar Salmani (Portimonense) 6.9 – Contratado na janela de mercado de Inverno, o iraniano fez somente três jogos pelos algarvios na Liga, mas ao terceiro brilhou, na goleada ao Gil Vicente. Salmani assinou um golo em três remates, fez uma assistência e criou duas ocasiões flagrantes em dois passes para finalização, assinou cinco acções com bola na área contrária e ainda conseguiu cinco bloqueios de passe/cruzamento.

Gelson Dala (Rio Ave) 7.5A grande figura da partida no “Castelo”. O avançado dos vila-condenses, tal como Mané, não teve uma intervenção constante no jogo, registando 21 acções com bola, mas não precisou de muito para destruir os sonhos minhotos. Ao golo que marcou, Dala juntou duas assistências em dois passes para finalização.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-19-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 19ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J19SUMGPRMVPPAS
xG
0-0
2-3
1-3
2-2
4-1
0-1
1-1
2-0
2-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.