O XI da 22ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 22ª jornada da Liga NOS terminou esta terça-feira, com o derradeiro encontro a disputar-se ao mesmo tempo que o Porto afastava, com brilhantismo, a Juventus de Cristiano Ronaldo da Liga dos Campeões. Desta feita não houve mexidas no topo da classificação, com os cinco primeiros a levarem de vencida os seus adversários.

O Sporting sofreu muito para levar de vencida o Santa Clara em casa, por 2-1, com o golo do triunfo a ser marcado já nos descontos pelo já inevitável Sebastián Coates. O segundo classificado Braga fechou a ronda com uma vitória expressiva sobre o Vitória de Guimarães, no grande dérbi minhoto, enquanto o Porto não sentiu grandes dificuldades para ganhar 2-0 em casa de um inofensivo Gil Vicente e o Benfica realizou uma excelente segunda parte, que lhe garantiu um 3-0 em casa da Belenenses SAD. O Paços de Ferreira bateu o Nacional, em casa, por 2-1, e deu-nos o MVP da semana.

Este último resultado ajudou os “encarnados” a serem a equipa mais representada no “onze” GoalPoint Ratings, com três elementos. Só mesmo o Moreirense aproximou-se, com dois. Isto numa ronda sem repetentes em relação à 21ª jornada e com cinco caras novas esta temporada. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-22-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Mateus Pasinato (Moreirense) 7.5 – Paulatinamente o Moreirense cimenta uma posição tranquila na tabela e é sétimo classificado. O triunfo em casa do Marítimo, por 2-0, teve grande contributo do guardião brasileiro dos cónegos. Pasinato esteve muito seguro, terminando o jogo com seis defesas (máximo da ronda), cinco a remates na sua grande área, algumas de elevado grau de dificuldade – duas a disparos a menos de oito metros.

Diogo Gonçalves (Benfica) 6.5 – Os sinais de “retoma” benfiquista estão aí, embora tenham sido precisos 45 minutos pobres, na primeira parte do jogo no Jamor, e um intervalo, para os “encarnados” mostrarem bom futebol. O segundo tempo ante a Belenenses SAD foi de grande qualidade e Diogo Gonçalves contribuiu com uma assistência, um passe de ruptura, cinco passes ofensivos valiosos e sete passes progressivos certos.

Lucas Veríssimo (Benfica) 7.5 – O melhor em campo no Jamor foi o recém-contratado central brasileiro. Veríssimo estreou-se a marcar com a camisola das “águias”, somou 14 passes progressivos certos, ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e ainda fez dois bloqueios de remate.

Sebastián Coates (Sporting) 7.7 – Mais um jogo de grande nível de Coates, uma das principais figuras deste campeonato. O uruguaio não só foi um garante de consistência defensiva perante a pressão do Santa Clara, com quatro duelos aéreos defensivos ganhos (100%), quatro alívios e um corte decisivo, como voltou a assumir a responsabilidade de fazer golos quando o Sporting mais precisou. Nos descontos, fez de cabeça o 2-1 final, tendo criado ainda uma ocasião flagrante de golo.

Álex Grimaldo (Benfica) 6.9 – O espanhol está a atingir os seus melhores níveis ao serviço do Benfica, mais uma vez nos momentos ofensivos. Grimaldo foi uma das figuras do triunfo benfiquista, tendo feito duas assistências, criado três ocasiões flagrantes em outros tantos passes para finalização, teve sucesso em dois de três cruzamentos, somou 97 acções com bola e oito recuperações de posse.

Sérgio Oliveira (Porto) 7.4 – Estamos a escrever esta peça após a brilhante prestação do Porto em Turim, na qual Sérgio Oliveira marcou os dois golos que apuraram o “dragão” para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Contudo, uns dias antes, o médio foi o melhor em campo na visita a Barcelos, graças a um excelente golo, 92% de eficácia de passe e quatro dribles eficazes em cinco tentativas.

Filipe Soares (Moreirense) 7.6 – Grande jogo do jovem médio dos cónegos. Filipe Soares foi o melhor em campo no Funchal, tendo marcado os dois golos do encontro, enquadrado dois de cinco remates e acertado uma vez no ferro. A tudo isto acrescentou dois passes para finalização, seis acções com bola na área contrária (máximo do jogo), seis tentativas de drible (duas completas) e três desarmes.

Paulinho (Boavista) 7.8 – O brasileiro do Boavista está a fazer uma grande época e está pela segunda vez nestes “onzes”. Na categórica vitória dos “axadrezados” em casa ante o Famalicão, Paulinho foi o melhor em campo, com um golo, apenas um passe errado em 33, oito passes progressivos eficazes, dois dribles completos em três tentativas, quatro intercepções e outros tantos bloqueios de de passe/cruzamento.

Luther Singh (Paços de Ferreira) 8.4 A grande figura da ronda. Os “castores” venceram o Nacional, em casa, e o sul-africano apontou os dois golos da equipa de Pêpa, o primeiro deles candidato a golo da temporada. O extremo enquadrou dois dos três remates que realizou, fez dois passes para finalização e foi quatro vezes carregado em falta, uma delas em zona perigosa.

Abel Ruiz (Braga) 7.6O espanhol está a ganhar cada vez mais confiança na formação bracarense, aproveitando da melhor forma a transferência de Paulinho para o Sporting. Abel voltou a fazer o gosto ao pé, desta vez no dérbi com o Vitória de Guimarães. Além do golo fez também uma assistência, somou cinco acções com bola na área contrária, completou duas tentativas de drible (100%) e fez um passe para finalização.

Beto Betuncal (Portimonense) 7.6 – O avançado português de 23 anos está a tornar-se um caso sério, pelos golos que tem marcado – são já seis em 18 partidas da Liga NOS esta temporada -, mas também pelas suas características, que incluem velocidade, impulsão, bom cabeceamento e remate, e acima de tudo uma potência física pouco habitual. O ponta-de-lança, de 1,94m, fez dois dos três golos com que o Portimonense “despachou” o Tondela, no Algarve, um deles para ver e rever. Enquadrou quatro de cinco remates (máximo da jornada), somou seis acções com bola na área contrária e participou em 14 duelos aéreos ofensivos, tendo ganho seis.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-22-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 22ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J22SUMGPRMVPPAS
xG
2-1
2-1
3-0
0-2
3-0
0-2
2-0
0-3
3-0

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.