O XI da 24ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 24ª jornada da Liga NOS trouxe mexidas entre os quatro primeiros. O jogo grande da ronda opôs o terceiro classificado Sporting de Braga ao Benfica, quarto posicionado. Ao contrário da primeira volta, na qual os minhotos foram à Luz vencer por 3-2, desta feita os comandados de Jorge Jesus levaram a melhor por 2-0, ultrapassando o seu opositor na tabela.

Quanto à luta pelo título, tudo na mesma. O Sporting venceu o Vitória de Guimarães em Alvalade, por 1-0, e mantém-se líder isolado, com mais dez pontos que o FC Porto, vencedor na visita ao Portimonense por 2-1. Esta sequência de resultados, sem muitos jogadores dos “três grandes” a brilhar, limitaram a presença de elementos destas formações no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, com um por cada emblema. O destaque vai mesmo para o Famalicão, que goleou na Madeira e empresta dois nomes para este “elenco”.

Repetentes são dois, um na baliza e outro que já é um “cliente” habitual nestas andanças, e há quatro caras novas esta temporada. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-jornada-24-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Léo Jardim (Boavista) 7.9 – Mais uma grande prestação do guardião do Boavista. Esta é a terceira presença de Léo Jardim nos “onzes” em quatro jornadas, a segunda consecutiva, tudo graças a um desempenho à prova de crítica ante o Farense – embora os “axadrezados” tenham perdido por 1-0. O brasileiro somou sete defesas – máximo da jornada a par de André Moreira – uma delas numa grande penalidade cobrada por Ryan Gauld, e cinco a disparos na sua grande área.

Joel Pereira (Gil Vicente) 6.4 – Os gilistas venceram pela segunda vez consecutiva, desta feita em casa, ante o Nacional – o que precipitou a saída do treinador dos insulares, Luís Freire. O lateral dos homens de Barcelos foi um dos melhores em campo. Além do máximo de acções com bola (82), ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, somou três desarmes e quatro intercepções.

Mikel Agu (Vitória SC) 6.9 – Os vimaranenses continuam a atravessar uma fase difícil e voltaram a perder, desta feita em Alvalade. O Sporting foi melhor que o Vitória, mas não conseguiu mais que um triunfo pela margem mínima. Um dos responsáveis por esse facto foi Mikel Agu. O nigeriano, originalmente um médio, actuou a central e esteve no melhor que a equipa fez defensivamente, com quatro desarmes, seis alívios e outras tantas intercepções.

Aderllan Santos (Rio Ave) 7.0 – Os vila-condenses jogaram quase toda a partida com o Belenenses em superioridade numérica, ainda assim o jogo não passou do nulo e os “azuis” conseguiram criar alguns lances de ataque. E só não construíram mais porque Aderllan Santos voltou a estar em grande destaque. O central brasileiro ganhou quatro de nove duelos aéreos defensivos, recuperou 14 vezes a posse de bola, fez três intercepções e ainda completou 90% dos passes que realizou.

Fali Candé (Portimonense) 6.8 – Difícil a vitória do Porto por 2-1 em Portimão, em grande parte por culpa do lateral-esquerdo dos algarvios. Candé marcou o golo dos homens da casa, após cavalgar metros pelo flanco canhoto, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e ganhou os cinco duelos aéreos em que participou, quatro deles ofensivos.

João Palhinha (Sporting) 6.9 – Mais uma exibição autoritária do “trinco” leonino, melhor em campo no triunfo do Sporting em casa na recepção ao Vitória de Guimarães. Um autêntico “polvo”, com uma leitura de jogo e antecipação dos lances fora do comum, Palhinha somou nove acções defensivas no meio-campo adversário, incríveis oito desarmes (máximo da ronda), três intercepções e oito recuperações de posse.

Sérgio Oliveira (Porto) 7.0 – O outro repetente em relação à 23ª jornada. Sérgio Oliveira continua a ser fundamental na manobra do FC Porto, e mesmo não tendo marcado, esteve na origem do 2-1 final, pois foi ele que cobrou o livre directo que acabou em autogolo de Samuel Portugal. Além disso, o médio rematou quatro vezes, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, foi o homem mais interventivo na partida, com 89 acções com bola, e completou três de cinco tentativas de drible.

Rafa Silva (Benfica) 7.5 – O jogo maior da 24ª jornada favoreceu o Benfica, que ganhou 2-0 em Braga. E o melhor em campo nessa partida foi Rafa Silva. O extremo foi um constante foco de desestabilização para a defesa da casa e terminou com um golo, uma assistência, quatro passes ofensivos valiosos e cinco dribles eficazes em nove tentativas.

Ivo Rodrigues (Famalicão) 8.0 – Em dois jogos com Ivo Vieira ao leme, o Famalicão empatou um, com o Braga, e ganhou outro, e com estrondo, por 4-0, na visita ao Marítimo. O homónimo do treinador, Ivo Rodrigues, foi a grande figura da goleada da jornada. Autor de dois golos, o extremo enquadrou os dois remates que fez, somou cinco passes ofensivos valiosos, quatro acções com bola na área insular e ainda registou três acções defensivas no meio-campo contrário e outros tantos bloqueios de passe/cruzamento.

Anderson Oliveira (Famalicão) 7.6 – O segundo jogador dos famalicenses é o ponta-de-lança Anderson. Ausente várias jornadas por lesão, o brasileiro tem sido importante no ressurgimento do “Fama”, e na Madeira marcou dois golos, enquadrou três de cinco remates, somou cinco acções com bola na área contrária e ganhou dois de cinco duelos aéreos ofensivos.

Douglas Tanque (Paços de Ferreira) 8.7 – E chegamos ao melhor jogador da ronda. O Paços voltou a ganhar, com autoridade, na recepção ao Moreirense, e Douglas esteve imparável no ataque. Elemento mais rematador da partida, com seis disparos (máximo da jornada), três dos quais enquadrados, o brasileiro fez um golo, uma assistência, dois passes para finalização, um passe de ruptura, ganhou uma grande penalidade e três de cinco duelos aéreos ofensivos.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-24-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 24ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J24SUMGPRMVPPAS
xG
2-0
3-0
1-1
1-2
1-0
0-0
0-4
0-1
0-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.