O XI da 25ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

Este país não é para “grandes”. Já começámos assim um artigo sobre o “onze” GoalPoint Ratings, mas não poderíamos deixar de o repetir, pois aplica-se na perfeição à equipa da jornada 25 da Liga NOS. Numa ronda em que o Sporting empatou 1-1 em Moreira de Cónegos e em que Porto, Braga e Benfica venceram todos pela margem mínima – portistas e minhotos ao cair do pano -, as estrelas dos principais emblemas do nosso campeonato acabaram por registar desempenhos mais discretos e ficam todos de fora do elenco semanal.

O destaque absoluto vai para o Famalicão, que está num crescendo de forma que não deixa ninguém indiferente e coloca quatro jogadores na equipa da ronda. Mas logo a seguir vem o Portimonense, que reencontrou a sua veia goleadora, esmagou na visita ao Nacional e conta com três elementos no “onze”, um deles o MVP. Repetentes em relação à 24ª jornada não temos, mas há quatro estreantes. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-Luso-J25-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Amir Abedzadeh (Marítimo) 8.2 – O guarda-redes iraniano do Marítimo tem por hábito realizar exibições de grande nível frente aos chamados “grandes”, e na luz não foi diferente. As cinco defesas que realizou nem foram o máximo da ronda, mas a qualidade das mesmas justificam a nota. Por duas vezes evitou o golo benfiquista perante atacantes isolados, com intervenções de nível muito elevado. Quatro dessas defesas foram a remates na sua grande área, três a menos de oito metros de distância.

Fahd Moufi (Portimonense) 7.2 – Estrondosa a goleada do Portimonense na visita ao Nacional, que estreava Manuel Machado no banco. Os números ofensivos dos visitantes foram extraordinários, mas um defesa do Portimonense também brilhou. O marroquino Moufi fez duas assistências nos únicos passes para finalização que realizou, ganhou três dos quatro duelos aéreos defensivos em que participou e registou nove acções defensivas, com destaque para três intercepções.

Jorge Fernandes (Vitória SC) 6.9 – Os vimaranenses estão a atravessar um período difícil da época e, a jogar em casa, perderam com o Tondela – que ganhou pela primeira vez fora -, o que precipitou a saída do treinador João Henriques. Ainda assim, o central esteve em plano de evidência, com um excelente rating, apesar de ter desperdiçado uma ocasião flagrante. Jorge Fernandes somou o máximo de passes certos (78 em 87), acertou nove de 14 passes longos, registou incríveis 24 passes progressivos certos – segundo valor mais alto esta época -, foi quem acumulou mais acções com bola (97) e assinou 11 recuperações de posse, máximo da partida.

Chidozie Awaziem (Boavista) 6.7 – Os “axadrezados” foram ganhar na visita à Belenenses SAD, de Petit – curiosamente um dos históricos do emblema do Bessa -, respirando melhor na tabela. O central nigeriano foi fundamental para a sua equipa manter a baliza inviolada, com uma prestação defensiva sólida. Duelos aéreos defensivos foram seis e ganhou-os todos e ainda fez quatro intercepções e sete alívios.

Rúben Vinagre (Famalicão) 7.0 – O lateral-esquerdo chegou em Janeiro emprestado pelo Wolverhampton, já se fala do interesse de Benfica e Sporting e surge pela segunda vez nos “onzes” da jornada. O Famalicão está num grande momento, ganhou tranquilamente à sensação Paços de Ferreira e Vinagre esteve em destaque, com uma assistência, três passes ofensivos valiosos, três intercepções e seis dribles completos em oito tentativas.

[ Todas as tentativas de drible de Vinagre ante o Paços (a azul as completas) ]

GoalPoint-Rúben-Vinagre-Dribles-Famalicão-Paços-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Pêpê Rodrigues (Famalicão) 7.4 – Outro jogador chegado a Famalicão em Janeiro – neste caso cedido pelo Olympiacos – e que, aos poucos, começa a deixar a sua marca. Pêpê fez quatro passes para finalização ante o Paços, máximo do jogo, e registou impressionantes dez recuperações de posse, segundo valor mais alto.

Dener (Portimonense) 7.4 – O brasileiro esteve um pouco por todo o lado na goleada do Portimonense ao Nacional – como pode constatar pelo mapa de acções com bola. Ofensivamente somou uma assistência em três passes para finalização. No passe esteve impecável, com 95% de eficácia em 42 entregas. Na retaguarda registou sete recuperações de posse e sete acções defensivas. Fundamental na manobra de Paulo Sérgio.

[ As acções com bola de Dener na Choupana ]

GoalPoint-Dener-Acções-Bola-Nacional-Portimonense-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Iván Jaime (Famalicão) 7.8 – Também no meio-campo do “Fama” esteve um jogador que vem mostrando credenciais, o espanhol Iván Jaime. Ao golo que marcou ao passos juntou uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, cinco acções com bola na área contrária e 84% de eficácia de passe.

Gil Dias (Famalicão) 8.2 – Grande época está a fazer o extremo/lateral, mesmo nos momentos em que a equipa não esteve tão bem. Gil Dias foi o melhor em campo na vitória ante o Paços, com números de excelência: três remates, dois enquadrados, uma assistência em quatro passes para finalização, um passe de ruptura, cinco passes ofensivos valiosos, três dribles completos em quatro e o máximo de recuperações de posse (11).

Ryan Gauld (Farense) 8.3 – O Braga ganhou em Faro ao cair do pano, mas a figura da partida foi “algarvia”. O escocês voltou a brilhar intensamente e surge pela terceira vez nos “onzes”. Além de ter sido o mais rematador, com cinco disparos, três enquadrados, fez uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização, completou três de seis tentativas de drible, assinou nove recuperações de posse, quatro intercepções e três bloqueios de passe. Está um senhor jogador.

Beto Betuncal (Portimonense) 9.2 – A grande figura da jornada. Já o destacámos nas nossas páginas como um avançado a seguir com atenção nesta Liga, e voltou a não deixar-nos mal. O rating, só por sim, é um dos mais altos desta temporada, suportado por dois golos em quatro remates, três enquadrados, seis passes ofensivos valiosos, três duelos aéreos ofensivos ganhos em sete, tudo máximos do encontro, e ainda dois passes para finalização. Que jogão!

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-25-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 25ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J25SUMGPRMVPPAS
xG
1-5
0-2
2-1
0-2
1-2
2-0
1-2
1-0
1-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.