O melhor XI da 26ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

O desfecho da 26ª jornada da Liga Bwin foi amargo para a “águia” e novamente na Luz. O Benfica abriu a ronda com uma (teoricamente) tranquila recepção ao Vizela, antes de mais um jogo da Liga dos Campeões, e não foi além de um empate 1-1, num embate com muitas incidências. Dos “três grandes” foi o único que não venceu, ainda assim coloca dois jogadores no “onze” GoalPoint Ratings da jornada, menos um que a equipa mais representada, o Porto – que goleou na recepção ao Tondela. O Sporting, que ganhou em Moreira de Cónegos, fica de fora de uma equipa que tem também dois representantes dos vizelenses.

Desta feita não há qualquer repetente em relação à ronda passada e há três estreias absolutas em 2021/22. Vamos então aos destaques da jornada.

GoalPoint-Onze-Jornada-26-Liga-Bwin-202122-infog

Pedro Silva (Vizela) 7.7 – O guarda-redes do Vizela teve de enfrentar a avalancha ofensiva do Benfica. É certo que consentiu um golo, mas fez um punhado de defesas verdadeiramente incríveis, que impediram os “encarnados” de vencerem, apesar de terem criado 3,4 Expected Goals. Pedro Silva fez sete defesas (máximo da ronda), todas a remates na sua grande área, quatro a disparos a menos de oito metros, e evitou 1,9 golos, tendo em conta as Expected Saves (xS). Foi o MVP do jogo da Luz.

Koffi Kouao (Vizela) 7.5Jogo incrível do lateral-direito, melhor em campo na primeira parte na Luz, mas que acabou por sair lesionado antes dos 70 minutos. Koffi fez a assistência para o golo do Vizela, somou três passes para finalização, sete cruzamentos de bola corrida, acertou 32 de 34 passes, recebeu 12 passes aproximativos e fez quatro conduções aproximativas.

Zainadine Júnior (Marítimo) 6.9 – Desta feita o central moçambicano não conseguiu evitar a derrota do seu Marítimo, na recepção ao Vitória minhoto, mas não deixou de se exibir, uma vez mais, a um altíssimo nível. Zainadine completou 74 de 79 passes (94%), somou o máximo de acções com bola (100), ganhou os três duelos aéreos defensivos, recuperou dez vezes a posse e registou dois bloqueios de remate.

Jan Vertonghen (Benfica) 6.9 – O belga uma voz de comando na “revolta” benfiquista ante o Vizela. O central completou 73 de 80 passes (91%), foi o jogador com mais acções com bola (103), completou as duas tentativas de drible e, na retaguarda, ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou e somou incríveis quatro bloqueios de remate, máximo do jogo.

Pedro Amador (Moreirense) 6.9Excelente jogo do ala-esquerdo do Moreirense na recepção ao Sporting, em especial na segunda parte, altura em que a equipa cresceu. Amador somou sete recuperações de posse, quatro desarmes e cinco alívios.

Leandro Silva (Arouca) 7.1 – Mais uma derrota dos arouquenses em casa, mas não por culpa do médio. Leandro Silva foi o melhor em campo no jogo com o Paços de Ferreira, graças a quatro passes para finalização, seis ofensivos valiosos, 11 passes aproximativos, três duelos aéreos defensivos ganhos (100%), dez recuperações de posse e quatro desarmes (máximo).

Fábio Vieira (Porto) 8.1 – Fábio Vieira actuou apenas 30 minutos, mas foi o suficiente para liderar a goleada dos portistas ao Tondela e tornar-se na grande figura da 26ª jornada. Rápido a decidir, imprimiu outra clarividência e qualidade às acções dos portistas no último terço do terreno e brilhou graças aos seguintes números: um golo no único remate que fez, três passes para finalização, quatro valiosos, três aproximativos, dois passes super aproximativos, duas recuperações de posse e duas faltas sofridas.

Jordi Mboula (Estoril Praia) 7.2 – O regresso às vitórias dos “canarinhos” teve como protagonista o reforço espanhol. Mboula foi o melhor em campo na recepção ao Portimonense, uma vez que esteve nos dois golos da sua equipa, ao marcar um e ao realizar a assistência para o tento de Francisco Geraldes. Além disso falhou apenas um de 19 passes, somou sete ofensivos valiosos e seis acções com bola na área contrária, ambos máximos da partida.

Otávio Monteiro (Porto) 7.1Peça essencial na manobra da equipa, saiu de campo na goleada ao Tondela com uma assistência, que Galeno agradeceu, três passes valiosos, seis aproximativos, quatro acções defensivas no meio-campo adversário e cinco desarmes (ambos máximos). Não fossem os três maus controlos de bola registados e teria tido uma nota ainda mais elevada.

Rafa Silva (Benfica) 7.6O melhor benfiquista no empate com o Vizela. Sempre que Rafa flectia para o meio e progredia com a bola, a equipa visitante entrava em pânico. O atacante fez três passes para finalização, um passe de ruptura, nove ofensivos valiosos, completou cinco de sete tentativas de drible, fez duas conduções aproximativas e duas super aproximativas. Foi o jogador mais carregado em falta da jornada (8) e um autêntico quebra-cabeças.

Wenderson Galeno (Porto) 7.5 – Excelente entrada ante o Tondela do extremo, que deu outra vida ao ataque portista. Cheio de confiança, marcou um golo em três remates, criou uma ocasião flagrante que Trigueira deteve, acumulou quatro acções com a bola na área adversária, dois passes aproximativos e outros tantos super aproximativos nos 22 minutos em que jogou.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Žiga Frelih (Gil Vicente) 7.3, Pedro Porro (Sporting) 7.2, Nicolas Janvier (Vitória SC) 7.1, Al Musrati (Braga) 7.1, Bruno Varela (Vitória SC) 7.0, Francisco Conceição (Porto) 7.1, Darwin Núñez (Benfica) 6.9, Francisco Geraldes (Estoril Praia) 6.9, Alfa Semedo (Vitória SC) 6.9.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-26-Liga-Bwin-202122-infog

São estes os melhores da 26ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J26SUMGPRMVPPASXG
1-1
0-0
2-0
0-1
0-0
0-1
4-0
0-1
0-2
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.