O XI da 27ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

O topo da classificação da Liga NOS sofreu um abalo que promete começar a definir posições. Este sábado, o Benfica recebeu o Gil Vicente e perdeu por 2-1, deitando praticamente por terra as hipóteses de chegar ao primeiro lugar e ficando com as chances de se qualificar directamente para a Liga dos Campeões, através do segundo lugar, em sério perigo. As “águias” estão a 12 pontos do líder Sporting e a seis do FC Porto. O “leão” foi ganhar 1-0 a casa do Farense e, pelo mesmo resultado, os “dragões” venceram na visita ao Nacional da Madeira. Ao mesmo tempo, o Braga empatou em golos com o Rio Ave.

Estes desfechos tiveram um peso grande na composição do “onze” GoalPoint Ratings da 27ª jornada, com quatro representantes dos “três” grandes, dois dos portistas, um de cada um dos clubes de Lisboa. O Braga ficou de fora. O emblema responsável pela grande surpresa da ronda, o Gil Vicente, empresta dois jogadores, numa equipa com dois repetentes, três estreantes e um MVP que fez um “hat-trick” em 12 minutos. Vamos aos detalhes?

Clique para ampliar

Agustín Marchesín (Porto) 7.5 – O triunfo do Porto na Choupana foi mais difícil do que se poderia imaginar, dado os mais resultados recentes da equipa de Manuel Machado. Mas os “dragões” tiveram na baliza um guardião em grande forma, que logo no início do encontro defendeu uma grande penalidade, terminando com três defesas, duas a remates na sua grande área.

Joel Pereira (Gil Vicente) 7.0 – Um dos repetentes em relação à ronda anterior é o lateral-direito do Gil Vicente. Joel Pereira está a atravessar uma fase extraordinária e surge nos “onzes” pela terceira vez nas últimas quatro rondas – num total de quatro. Joel fez um grande jogo na Luz, sendo o melhor em campo, com um registo de uma ocasião flagrante criada, quatro passes ofensivos valiosos, oito passes longos certos em 11, oito recuperações de posse, seis desarmes, quatro intercepções e três bloqueios de passe/cruzamento. 

César Martins (Farense) 6.9 – O Sporting venceu em Faro, mas sentiu bastantes dificuldades, não só para evitar que os homens da casa marcassem, mas também para criar perigo. O central brasileiro foi um dos responsáveis por essa dificuldade leonina, dono de oito alívios, um bloqueio de remate, três intercepções, oito recuperações de posse, e ainda ganhou três de quatro duelos aéreos ofensivos.

Nicolás Otamenti (Benfica) 6.8 – No desastre que foi o resultado para o Benfica, salvou-se a exibição de Nicolás Otamendi. O argentino esteve em bom plano a comandar a defesa benfiquista, a três ou em dupla com Jan Vertonghen, terminando com 92% de acerto no passe, 106 acções com bola, dez recuperações de posse, cinco acções defensivas no meio-campo contrário (todos máximo do jogo) e ainda cinco desarmes e três intercepções.

João Talocha (Gil Vicente) 6.0 – Os gilistas também colocam o seu lateral-esquerdo nesta equipa. Talocha somou um passe de ruptura, ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou e tapou as investidas “encarnadas” pelo seu flanco, registando quatro intercepções, máximo a par de Joel Pereira.

Marko Grujić (Porto) 7.0 – O médio sérvio parece ter ganho a confiança de Sérgio Conceição, sendo opção de início nos últimos jogos do “dragão”, e sempre com actuações conseguidas. Na Madeira foi um dos melhores dos portistas, nos vários momentos de jogo. A uma ocasião flagrante criada, Grujic juntou dez duelos aéreos, dos quais ganhou nove – cinco defensivos, quatro ofensivos -, e ainda somou quatro desarmes.

Filipe Augusto (Rio Ave) 6.8 – Os vila-condenses travaram o Sporting de Braga em casa, quando os minhotos, orientados pelo seu antigo treinador, Carlos Carvalhal, tentavam alcançar o Benfica no terceiro lugar. Filipe Augusto foi um dos melhores jogadores no nulo, com dois remates, ambos enquadrados, uma ocasião flagrante criada, cinco dribles completos em cinco tentados, quatro acções com bola no meio-campo contrário e quatro desarmes – ambos máximos do encontro. 

Pedro Gonçalves (Sporting) 6.9 – A figura da visita do “leão” lisboeta ao algarvio e segundo repetente em relação à última equipa. “Pote” foi o autor do único golo do desafio, ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos, apesar da baixa estatura, fez dois passes para finalização e seis passes ofensivos valiosos. Com o seu tento assumiu de novo a liderança dos melhores marcadores da Liga, com 17.

Gil Dias (Famalicão) 6.7 – Segunda presença do extremo famalicense nas últimas três jornadas, registando um total de três. Gil Dias é um dos principais desequilibradores da sua equipa, embora desta feita não tenha conseguido evitar uma derrota em casa com o Portimonense. Gil fez dois passes para finalização, oito passes ofensivos valiosos (o dobro de qualquer outro jogador), somou quatro acções com bola na área contrária, completou três de cinco tentativas de drible e fez sete recuperações de posse.

Rochinha (Vitória SC) 6.7 – Os minhotos voltaram aos triunfos, apesar das dificuldades em casa ante o Santa Clara. Um só golo chegou para os vitorianos somarem os três pontos e esse foi da autoria de Rochinha. O extremo português somou ainda um passe para finalização, quatro tentativas de drible, com sucesso em duas, e como não podia deixar de ser – é o jogador mais castigado da Liga – sofreu cinco faltas, máximo a par de Marcus Edwards e Lincoln.

Mario González (Tondela) 8.0 – E terminamos com a grande figura da jornada, o espanhol Mario González, um dos estreantes nos “onzes”. O ponta-de-lança do Tondela viveu uma tarde de sábado para mais tarde recordar, com três golos apontados nos primeiros 12 minutos da visita beirã ao Moreirense. Tudo isto em apenas três remates e com expected goals de 1,1. Destaque ainda para quatro acções com bola na área contrária e dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro.

/p>

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-27-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 27ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J27SUMGPRMVPPAS
xG
2-0
0-1
1-0
2-3
1-2
2-0
0-0
0-1
0-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.