O melhor XI da 28ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A jornada 28 da Liga NOS teve jogo grande, a recepção do Braga ao Benfica, e os minhotos interromperam uma série de seis jogos consecutivos a perderem em casa com as “águias”, vencendo por 3-2. Um resultado que deixou os lisboetas praticamente arredados da luta pelo segundo lugar. Na frente, tudo na mesma, com triunfos de Porto, em casa ante o Santa Clara, e Sporting em Alvalade frente ao Paços de Ferreira. Destaque ainda para o primeiro desaire do Gil Vicente após 12 jogos sem conhecer o sabor da derrota.

Nesta ronda temos dois repetentes em relação à jornada 27 e três caras novas esta temporada. Vamos aos detalhes.

GoalPoint-Onze-Jornada-28-Liga-Bwin-202122-infog

Luiz Felipe (Belenenses SAD) 7.8 – Os “azuis” conseguiram a sua quarta vitória na Liga, 2-0 frente a um Portimonense que até teve maior ascendente na partida, mas que por incapacidade ou por actuação de Luiz Felipe, ficou em branco. O guardião fez quatro defesas, duas saídas pelo ar eficazes, outras tantas a soco e, tendo em conta as defesas e as Expected Saves (xS), evitou 1,6 golos algarvios.

Gilberto (Benfica) 6.9 – O Benfica foi a Braga perder por 3-2 e a sua melhor unidade foi o lateral-direito brasileiro. Realce para os dois passes para finalização que realizou, cinco passes ofensivos valiosos, três cruzamentos, 92 acções com a bola, seis desarmes (máximo da partida e da Liga, a par de Neto Borges) e quatro alívios. A sua entrega ao jogo foi total.

Lucas (Gil Vicente) 7.2 – Os “galos” estiveram sem perder durante 12 jornadas, antes de caírem agora em Arouca. O melhor dos gilistas na partida foi, ainda assim, um central. Lucas nem teve muito trabalho, pois os arouquenses marcaram dois golos sem atacarem muito, por isso mesmo o defesa brilhou no ataque, com o golo da sua equipa, e no passe, terminando com 96% de eficácia (77 certos em 80), 11 passes longos certos em 13, quatro variações de flanco e ainda 98 acções com bola, segundo valor mais alto.

João Basso (Arouca) 6.9 – Nessas mesma partida outro central teve de brilhar, mas esse com muito trabalho defensivo. João Basso, que vai na quinta presença em “onzes” da jornada, e esteve nos dois últimos mensais, ganhou os cinco duelos aéreos defensivos em que participou, fez três intercepções e fixou o máximo de alívios na ronda (9).

Neto Borges (Tondela) 7.0 – A excelente vitória dos beirões no terreno do Marítimo teve o precioso contributo do lateral-esquerdo, que foi o MVP da partida. O brasileiro fixou o máximo de desarmes da jornada (6), a par de Gilberto, fez seis recuperações de posse, ganhou os dois duelos aéreos em que participou e criou uma ocasião flagrante.

Pêpê Rodrigues (Famalicão) 7.4 – O médio do “Fama” está a fazer uma grande temporada e foi o melhor em campo na recepção ao Boavista, apesar de ter terminado com a derrota da sua equipa por 2-1. Pêpê fez quatro passes para finalização, completou 91% dos passes que realizou (63 de 69), completou nove de dez passes longos, fez 15 passes aproximativos, cinco super aproximativos, dez recuperações de posse e 101 acções com bola (estas duas máximos do jogo).

Fábio Vieira (Porto) 8.5Mais um jogo enorme de Fábio Vieira. O internacional Sub-21 luso resolveu praticamente a recepção do Porto ao Santa Clara em três minutos, ao bisar na partida aos 38 e 41. Além dos dois golos, fixou o máximo de remates da partida (5), dois deles enquadrados, fez sete passes ofensivos valiosos e quatro dribles eficazes em seis tentativas. Não fossem os três desarmes sofridos e os cinco maus controlos de bola e teria tido uma nota bem maior.

Kiko Bondoso (Vizela) 7.2 – O extremo vizelense está a dar nas vistas nesta Liga. No triunfo arrancado no terreno do Estoril Praia, Kiko fez os dois golos da sua equipa, nos dois únicos remates que realizou, completou os dois dribles que tentou e somou sete recuperações de posse.

Nuno Santos (Sporting) 9.0 – Que jogão de Nuno Santos, a grande figura da 28ª jornada da Liga. O desempenho individual do ala-esquerdo do Sporting foi verdadeiramente irresistível ante o Paços de Ferreira. Nuno Santos terminou com uma nota incrível, graças não só ao golo que marcou e descansou a sua equipa, como também a uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, 40 passes certos em 44, cinco conduções aproximativas e uma super aproximativa, bem como 12 recuperações de posse e três intercepções.

Vitinha (Braga) 7.0 – Cartada decisiva de Carvalhal ao intervalo do jogo com o Benfica, quando lançou o jovem avançado em cena. Vitinha deu outra vivacidade ao ataque caseiro e foi premiado com um golo pleno de objectividade, inteligência na forma como ludibriou Grimaldo e finalizou com qualidade. Ao todo, o internacional sub-21 enquadrou todos os três remates que fez, gizou três passes valiosos, foi eficaz em três dos quatro dribles tentados e contabilizou duas acções com bola na área adversária, tudo isto em apenas 52 minutos.

André Silva (Arouca) 7.8 – Mesmo não tendo registado o rating mais alto da jornada, o ponta-de-lança do Arouca fica em definitivo ligado à ronda, pelo golo monumental que marcou, bem dentro do seu meio-campo, num enorme chapéu ao guarda-redes do Gil Vicente. André Silva, aliás, fez os dois golos do jogo, nos dois únicos remates realizados, e ainda ajudou com oito recuperações de posse, máximo do jogo.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Rafael Bracali (Boavista) 7.1, Mateus Pasinato (Moreirense) 7.1, Otávio Monteiro (Porto) 7.0, Leandro Silva (Arouca) 6.8, Nahuel Ferraresi (Estoril Praia) 6.8 e Jhonder Cádiz (Famalicão) 6.8.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-28-Liga-Bwin-202122-infog

São estes os melhores da 28ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J28SUMGPRMVPPASXG
3-2
2-0
2-1
1-2
1-2
1-3
0-1
2-0
3-0
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.