O melhor XI da 32ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

Ainda não foi desta que o título da Liga Bwin 2021/22 foi entregue, mas está próximo. A coisa pode acontecer já no próximo sábado e logo no “clássico” entre o Benfica e o FC Porto. Se os “dragões” evitarem a derrota no Estádio da Luz garantem de imediato o ceptro, e até podem perder, caso o Sporting não vença em Portimão, no mesmo dia. Porém, enquanto não chega a decisão, olhemos para os melhores desempenhos da 32ª jornada e para o “onze” GoalPoint Ratings, com muito “azul-e-branco” mas não só.

O facto mais relevante é mesmo haver dois MVP’s da jornada, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada, numa ronda sem repetentes em relação à ronda 31 e com quatro estreias.

GoalPoint-Onze-Jornada-32-Liga-Bwin-202122-infog

Luiz Felipe (Belenenses SAD) 7.3 – Os “azuis” tiveram de lidar com uma avalancha ofensiva do Braga no Jamor e aguentaram-se bem até ao minuto 90, altura em que sofreram o único golo do desafio – apesar dos 1,8 de Expected Goals (xG) acumulados pelos bracarenses. O grande culpado do nulo até tão perto do fim foi o guardião da Belenenses SAD, que foi o melhor em campo com oito defesas, cinco a remates na sua grande área, e só não conseguiu travar o disparo colocadíssimo de Horta.

Pepê (Porto) 7.0 – Novamente utilizado como lateral-direito, e mais uma vez com excelente exibição, ante o Vizela. O brasileiro teve o seu ponto alto na assistência que fez para Mbemba. Realce ainda para os três dribles certos em quatro realizados, quatro desarmes e três intercepções.

Chancel Mbemba (Porto) 7.4 – Mbemba voltou a justificar a confiança nele depositada com mais uma “performance” sólida e decisiva. Esteve infeliz no lance do empate do Vizela, mas redimiu-se e carimbou um bom golo, que voltou a deixar a equipa em vantagem. Além do remate, esteve envolvido com 63 acções com a bola, duas conduções aproximativas, cinco recuperações de posse, duas intercepções e seis passes longos certos em sete tentados. Foi o melhor em campo no Dragão.

Rodrigo Abascal (Boavista) 7.8 – Um dos MVP’s da jornada. O Boavista foi ganhar de forma dramática a casa do Moreirense (garantindo a permanência), com dois golos em dois remates enquadrados. Uma eficácia ofensiva que teve equivalência na retaguarda, através de uma exibição que teve em Abascal o seu protagonista. O central uruguaio foi o melhor em campo, com registo para uma assistência, seis passes longos certos em 13, três duelos aéreos ganhos em quatro, sete alívios e três bloqueios de remate.

Adrián Marín (Famalicão) 7.3Bom jogo do “Fama” na recepção ao Estoril Praia, com muito futebol de ataque e limitando bastante as investidas “canarinhas”. O lateral espanhol foi uma das figuras, com um golo marcado, oito passes ofensivos valiosos, excelentes cinco cruzamentos eficazes em nove (máximos do jogo e algo pouco visto), 93% de eficácia de passe e incríveis 16 passes aproximativos e quatro super aproximativos.

Carlinhos (Portimonense) 7.1 – Os algarvios, já a salvo do perigo de descida, foram perder a casa de um Arouca em crescendo nesta fase final da temporada. O médio Carlinhos esteve muito bem perante a pressão dos da casa, registando três desarmes, mas conseguindo libertar-se para funções mais ofensivas, como foram os quatro passes para finalização, um passe de ruptura e três passes super aproximativos.

Alan Ruiz (Arouca) 7.8O segundo MVP da jornada. O ex-Sporting esteve em grande na vitória arouquense sobre o Portimonense, com diversas estatísticas de qualidade. Além de três remates, dois enquadrados, dois de fora da área, o argentino fez uma assistência, em cinco passes para finalização (máximo do jogo), realizou um passe de ruptura, seis ofensivos valiosos, três super aproximativos, e ganhou os cinco duelos aéreos em que participou.

Pedro Gonçalves (Sporting) 7.4Regresso de “Pote” aos grandes jogos. Mais solto do que nos últimos tempos, o goleador da época passada da Liga fez um golo ao Gil Vicente, de penálti, e foi o mais rematador do jogo, com seis disparos, quatro deles enquadrados (máximo). Fez ainda dois passes para finalização e sofreu a grande penalidade que o próprio converteu.

Heriberto Tavares (Famalicão) 7.7 – Se foram duas as figuras da jornada, bem poderiam ter sido três, pois Heri esteve a uma décima de igualar Abascal e Ruiz. O extremo do Famalicão foi o melhor na vitória sobre o Estoril Praia, com um golo, dois passes para finalização, dez passes aproximativos recebidos, quatro remates e oito recuperações de posse.

Nuno Santos (Sporting) 7.5 – Mais um grande jogo de Nuno Santos, que está a realizar uma época extraordinária, mesmo que adaptado a ala-esquerdo, obrigado a adicionais missões defensivas, mas sempre integrando-se no ataque como um extremo, como foi o caso ante o Gil Vicente. O esquerdino foi o melhor em campo em Alvalade. Defensivamente o destaque vai para sete recuperações de posse, máximo da partida, mas foi na frente que desequilibrou, com dois remates, ambos enquadrados, nove passes ofensivos valiosos, incríveis 18 passes aproximativos recebidos e dois dribles completos. Foi dele o cruzamento que acabou no autogolo de Lucas.

Mehdi Taremi (Porto) 7.3 – O iraniano tem sido importantíssimo nesta caminhada do FC Porto rumo ao mais que provável título. Com o bis frente ao Vizela alcançou a meta dos 24 golos em todas as competições. Além dos dois tentos (em quatro tentativas), atingiu os quatro passes valiosos e um total de 11 acções com a bola na área contrária, mesmo que tenha partido, muitas vezes, do flanco esquerdo.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Darwin Nuñez (Benfica) 7.1, Marcus Edwards (Sporting) 7.1, Evanilson (Porto) 7.1, Ricardo Horta (Braga) 7.1, Pepê Rodrigues (Famalicão) 7.0, Victor Braga (Arouca) 7.0Alex Méndez (Vizela) 7.0 e Al Musrati (Braga) 7.0.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-32-Liga-Bwin-202122-infog

São estes os melhores da 32ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J32SUMGPRMVPPASXG
3-1
1-0
0-1
4-2
0-1
1-1
1-2
4-1
1-1
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.