O XI da 33ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 33ª jornada da Liga NOS definiu o FC Porto como segundo classificado, garantindo assim entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões, graças ao triunfo tranquilo na visita ao Rio Ave, por 3-0. Porém, esse não foi o jogo que prendeu as atenções maiores, mas sim o dérbi de Lisboa, entre Benfica e Sporting. E é caso para dizer que valeu a pena a espera de 33 rondas.

O jogo no Estádio da Luz foi emocionante, espectacular, um dos melhores dérbies de que temos memória, como deveriam ser sempre. Sete golos foram marcados, com vantagem para os “encarnados” por 4-3, terminando assim com a invencibilidade do campeão Sporting que durava há 32 jornadas. Deste jogo saíram três jogadores para o “onze” GoalPoint Ratings da ronda, dois das “águias” e um do “leão”, e apenas outro emblema, o Famalicão, empresta mais do que um elemento.

Nesta jornada não há repetentes em relação à anterior e há três caras novas. Sem mais delongas, vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-33-Liga-NOS-202021-1-infog
Clique para ampliar

Miguel Oliveira (Moreirense) 6.3 – O Sporting de Braga regressou aos triunfos, mas teve primeiro de passar por Miguel Oliveira. O guardião, que tem substituído o lesionado Mateus Pasinato, realizou uma grande exibição, adiando ao máximo a vitória bracarense. Das três defesas que fez, duas foram a remates na sua grande área e realizados a menos de oito metros, o que representa um nível maior de dificuldade. E ainda somou duas saídas eficazes ao solo. Uma bela estreia nos “onzes”.

Diogo Figueiras (Famalicão) 6.6Os famalicenses não deram hipóteses ao Nacional, venceram por 3-0 e condenaram em definitivo a equipa insular à descida de divisão. No processo, Diogo Figueiras fez um excelente jogo, com dois passes para finalização, seis passes ofensivos valiosos, sete recuperações de posse e registou o máximo de acções com bola no jogo (73). Segunda estreia da ronda.

Vítor Tormena (Braga) 7.5 – Miguel Oliveira pode ter brilhado na Pedreira, mas o melhor em campo foi o brasileiro Vítor Tormena, que também se estreia nestas equipas. O defesa-central esteve bastante envolvido nos diversos momentos do jogo, e sempre com muita qualidade. No ataque ganhou dois de três duelos aéreos, na construção completou 72 de 78 passes (92%), fez dez passes progressivos eficazes e três variações de flanco, na retaguarda somou cinco alívios, três desarmes, dois bloqueios de remate e um corte decisivo, somando, ao todo, 100 acções com bola (segundo registo da partida).

Jackson Porozo (Boavista) 7.4 – Os “axadrezados” deram um passe importante, embora não definitivo, rumo à manutenção, com uma vitória importante por 1-0 sobre o também aflito Portimonense, e o central Jackson Porozo foi o melhor sobre o relvado do Bessa. O equatoriano marcou mesmo o único golo do encontro, e brilhou na retaguarda, com quatro duelos aéreos defensivos ganhos (100%), cinco recuperações de posse e nove acções defensivas.

Talocha (Gil Vicente) 6.5 – Enorme jogo dos “galos” na visita aos “castores”. O Gil venceu por 2-0, foi a melhor equipa em campo e João Talocha teve papel importante. O lateral-esquerdo criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização (máximo da ronda, a par de Pizzi), teve sucesso em dois de quatro cruzamentos, fez sete recuperações de posse e ganhou cinco de seis duelos aéreos.

Jonatan Lucca (Farense) 6.9 – Também os algarvios somaram uma importante vitória antes das decisões da última jornada. E no meio-campo, Jonatan Lucca esteve em excelente plano. Fez três remates, todos de fora da área, e enquadrou dois, registou dois passes para finalização e sete recuperações de posse.

Pedro Gonçalves (Sporting) 7.7O MVP do incrível dérbi que se realizou no Estádio da Luz. Pedro Gonçalves surge pela nona vez nos “onzes” esta temporada, fruto de uma exibição de enormíssimo nível, colorida com dois golos, que o mantiveram igualado com Haris Seferović entre os melhores marcadores da Liga, com 20 tentos. “Pote” foi o mais rematador da partida, com cinco disparos, três enquadrados, um ao poste, fez dois passes para finalização, quatro passes ofensivos valiosos, assinou o máximo de acções com bola na área contrária (7) e ainda conquistou uma grande penalidade.

Pizzi (Benfica) 7.5 – O segundo melhor do dérbi foi o benfiquista Pizzi. Talhado para estes jogos, o brigantino fez um golo, enquadrou os dois remates que realizou, fez duas assistências em quatro passes para finalização (máximo da ronda), acumulou incríveis dez passes ofensivos valiosos (máximo do jogo) e completou duas de três tentativas de drible.

Carlos Júnior (Santa Clara) 7.4 – O brasileiro dos açorianos caminha para ser uma das figuras do campeonato. Mais uma vez foi decisivo e marcou os dois golos com que os insulares foram vencer (2-0) ao Jamor, terreno da Belenenses SAD. Nesta partida, Carlos Júnior enquadrou os dois remates que realizou e somou seis acções com bola na área contrária. Já leva 11 golos no campeonato.

Ivo Rodrigues (Famalicão) 7.8A grande figura da jornada. O extremo do Famalicão está a realizar uma segunda volta de nível elevadíssimo, não pára de marcar e vai na terceira presença nos “onzes” das últimas dez jornadas. Ante o Nacional fez um golo, uma assistências em dois passes para finalização, foi o mais rematador da partida, com quatro disparos, teve sucesso em seis de oito passes longos e ainda somou oito recuperações de posse e três intercepções.

Haris Seferović (Benfica) 6.6O terceiro elemento do dérbi. Tal como Pedro Gonçalves, o suíço bisou, embora tenha estado menos em acção. Seferović fez dois remates, naturalmente ambos enquadrados, somou cinco acções com bola na área leonina, participou em seis duelos aéreos ofensivos, ganhando dois, e venceu os dois defensivos em que interveio.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-33-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 33ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J33SUMGPRMVPPAS
xG
0-2
2-1
1-0
1-0
4-3
0-3
3-0
0-2
0-0

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.