O melhor XI da 33ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

O campeão da Liga Bwin 2021/22 está encontrado. O Porto precisava apenas de um empate no grande “clássico” do Estádio da Luz ante o Benfica, mas conseguiu mais do que isso e venceu por 1-0, com um golo apontado já nos descontos pelo inesperado Zaidu. Assim, o 30º título nacional não fugiu aos “dragões”, tornando irrelevante o triunfo do Sporting por 3-2 em Portimão, que sem pressão para nenhum dos intervenientes acabou por ser um jogo mais empolgante, com os “leões” a marcarem primeiro, sofrerem reviravolta… para depois conseguirem a “remontada” com apropriado sotaque espanhol.

O emblema de Alvalade é mesmo o único “grande” a emprestar jogadores ao “onze” GoalPoint Ratings da 33ª jornada, nada menos que três, numa ronda em que Moreirense e Santa Clara têm dois representantes cada e na qual há um só repetente em relação à jornada 32. Caras novas esta época são três.

GoalPoint-Onze-Jornada-33-Liga-Bwin-202122-infog

Thiago (Estoril Praia) 7.5 – O jogo frente ao Moreirense não foi fácil. Na Amoreira, os “canarinhos” sofreram grande pressão dos minhotos, que precisavam de pontos como de pão para a boca, mas na baliza esteve Thiago, que segurou a inviolabilidade das suas redes e o triunfo da formação da casa. O brasileiro foi o melhor em campo, com cinco defesas, quatro a remates na sua grande área, e somou quatro lançamentos longos eficazes.

Carraça (Belenenses SAD) 7.6 – Os “azuis” bem tentaram, estiveram a vencer, mas acabaram derrotados pelo Famalicão no Jamor. Contudo, há que realçar a exibição do lateral emprestado pelo FC Porto. Carraça foi o melhor da Belenenses SAD, com bons números a defender e a atacar. Além de três remates, todos de fora da área, criou uma ocasião flagrante em excelentes quatro passes para finalização, somou 13 passes aproximativos (máximo), dois super aproximativos, o máximo de acções com bola (96), dez recuperações de posse (segundo valor mais alto) e quatro intercepções (máximo).

Lazar Rosić (Moreirense) 6.7 – Os dois centrais são do Moreirense, apesar de os cónegos terem perdido na viagem ao Estoril. Rosić fez três desarmes, quatro passes super aproximativos e completou seis de oito passes longos, tendo ainda sofrido uma grande penalidade, desperdiçada por Yan Matheus.

Pablo Santos (Moreirense) 6.5 – Já o central brasileiro esteve bem nos lances pelo ar, tendo ganho três de seis. Registou ainda quatro desarmes e sofreu três faltas.

Nuno Santos (Sporting) 7.9 – Ponta final de época de alto nível do ala canhoto de Alvalade. Nuno Santos voltou a brilhar, como já tinha ocorrido na ronda anterior diante do Gil Vicente, e rubricou mais uma “performance” de MVP em Portimão. Sempre acutilante e perigoso, foi responsável por dois remates, 12 passes valiosos – cinco para finalização –, seis cruzamentos, tendo ainda contabilizado 11 passes aproximativos, quatro acções na área adversária e 91 acções com o esférico. É o único repetente em relação à jornada passada.

Pêpê Rodrigues (Famalicão) 8.2A grande figura da ronda 33. O médio fez uma exibição de gala na visita à Belenenses SAD, coroada com um grande golo, o 3-2 final, apontado já bem nos descontos. Além disso contabilizou dois remates, ambos enquadrados, fez uma assistência em quatro passes para finalização e somou três passes aproximativos.

Lincoln (Santa Clara) 7.7 – Os açorianos aproveitaram a superioridade numérica na recepção ao Paços de Ferreira para realizarem um jogo com excelentes números ofensivos, e uma das figuras foi o médio brasileiro. Lincoln fez um golo, o primeiro no triunfo por 2-0, enquadrou os três remates que realizou, criou uma ocasião flagrante e, não fosse uma desperdiçada, e a sua nota teria disparado.

Ricardinho (Santa Clara) 7.9 – Mas o melhor nessa partida foi outro. Ricardinho realizou uma estupenda exibição, que teve como ponto alto o golo que apontou. O veloz jogador criou ainda uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e somou o máximo de acções com bola dentro da área contrária (8).

Marcus Edwards (Sporting) 7.4 – Cada vez mais adaptado ao contexto leonino, o inglês vai espalhando toda a magia que já demonstrara na Cidade Berço. Veloz, imprevisível e com uma técnica assinalável, foi um dos dínamos leoninos ao longo de todo o encontro. Dos seus dados destacou-se com seis remates (dois enquadrados), assistiu Tabata no 0-1 e ainda atingiu as nove acções com a bola na área do Portimonense.

Samuel Lino (Gil Vicente) 8.0 – A segunda melhor nota da jornada pertenceu a uma das figuras desta Liga. Samuel Lino arrasou na recepção ao Tondela, com dois golos marcados em quatro remates, dois deles enquadrados, 11 passes aproximativos recebidos e oito acções com bola na área contrária (ambos máximos), e ainda acumulou três desarmes.

Pablo Sarabia (Sporting) 7.1 – Seria impossível pedir mais ao espanhol, que entrou na etapa final e, nos 36 minutos em que jogou, foi determinante, bisou (nos únicos dois remates que fez), deu a volta ao texto e chegou aos 14 golos na prova. O internacional espanhol precisou de apenas 22 acções com a bola. Os sportinguistas vão ter saudades e todos os amantes de bom futebol em Portugal também.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Bruno Varela (Vitória SC) 7.4, Kiko Bondoso (Vizela) 7.2, Zaidu (Porto) 7.1, Pedrinho (Gil Vicente) 7.1 e Paul-Georges Ntep (Boavista) 7.1, Vlachodimos (Benfica) 7.0 e Kenji Gorré (Boavista) 7.0.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-33-Liga-Bwin-202122-infog

São estes os melhores da 33ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J33SUMGPRMVPPASXG
1-1
1-0
0-1
2-3
3-0
1-1
1-0
2-0
2-3
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.