-

A Liga NOS 2020/21 chegou ao fim. O campeão Sporting goleou o Marítimo por 5-1 no jogo que fechou a competição e Pedro Gonçalves, graças a um “hat-trick”, sagrou-se melhor marcador do campeonato, com 23 golos. Nesta última ronda, o Santa Clara aproveitou a vitória do Benfica por 3-1 em casa do Vitória de Guimarães para chegar ao sexto lugar e apurar-se para a Conference League, graças a uma goleada por 4-0 sobre o Farense que atirou os algarvios para a despromoção. Salvou-se (para já) o Rio Ave, que foi ganhar ao Nacional e vai ao “play-off” de descida. Um jogo que teve prestações individuais incríveis, como veremos mais à frente.

O “onze” GoalPoint Ratings da derradeira jornada trouxe-nos dois repetentes, os goleadores-mor da Liga, e apenas uma estreia, e as contas finais mostram-nos, sem surpresa, que Pedro Gonçalves foi o jogador que mais vezes foi nomeado para as equipas semanais, com um total de dez presenças, mais quatro que qualquer outro jogador. Mas balanços são para depois, vamos aos destaques da jornada de fecho.

GoalPoint-Onze-jornada-34-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

António Filipe (Nacional) 9.4 – Os insulares já estavam despromovidos, mas jogavam pela honra… e fizeram-nos até ao fim, perante um também aflito Rio Ave que deu tudo em busca do golo. No jogo que bateu o recorde de número de remates da Liga 20/21, nada menos que 48, desses, 35 pertenceram ao Rio Ave, 24 dentro da área insular, ambos registos máximos, e 14 foram enquadrados, segundo valor mais alto da época. António Filipe respondeu com incríveis 12 defesas, recorde também do campeonato, nove delas a disparos na sua grande área. A melhor nota para um guarda-redes esta temporada. Notável.

Dudu (Nacional) 6.7 – Caso raro, mas aconteceu. Dudu esteve apenas 24 minutos em campo, saiu lesionado, mas foi o lateral com melhor rating da jornada. O brasileiro fez todo o corredor direito insular nestes minutos, marcou um golo, completou as duas tentativas de drible e fez dois bloqueios de passe/cruzamento. O ala é a única estreia da ronda nos “onzes”.

Maracás (P. Ferreira) 6.8 – Os “castores” regressaram às vitórias fora de casa, num emocionante 3-2 em casa do Tondela, com o central em grande destaque. Maracás esteve muito sólido na retaguarda, onde somou nada menos que 15 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três intercepções.

Diogo Leite (Porto) 7.3 – Jogo tranquilo do Porto na recepção à Belenenses SAD, que permitiu a Diogo Leite brilhar na construção e no ataque. Atrás o destaque vai para os seis alívios que fez, com bola completou 93% dos 67 passes que tentou e, na frente, subiu à área contrária para marcar um belo golo de cabeça.

Antunes (Sporting) 6.3 – Dia de Antunes ser capitão do Sporting, assinalando uma possível despedida, algo que, certamente, saberemos em breve se se confirma. O experiente lateral-esquerdo fez um excelente jogo ante o Marítimo, com um remate ao ferro, cinco passes ofensivos valiosos, 95% de eficácia de passe e três intercepções.

Marko Grujić (Porto) 7.4 – Ainda não é sabido se o sérvio que o Liverpool emprestou ao Porto esta época continuará ou não no Dragão, mas é certo que deixou uma impressão muito positiva e terminou a época com nota alta. Ante a Belenenses SAD fez um golo, enquadrou os dois remates que tentou, fez sete recuperações de posse, quatro alívios e completou 95% dos passes que realizou.

/p>

Pedro Gonçalves (Sporting) 8.7 – A grande figura do triunfo do “leão” lisboeta sobre o madeirense e um dos repetentes em relação à jornada 33. “Pote” fez três dos cinco golos da sua equipa em Alvalade, tornando-se assim no primeiro português desde Domingos Paciência, em 1995/96, a arrecadar o galardão de melhor marcador do campeonato luso, com 23 tentos. Nesta partida foi o mais rematador, com seis disparos, três enquadrados, fez três passes para finalização, cinco ofensivos valiosos, completou 92% das entregas e acumulou dez acções com bola na área contrária.

Carlos Mané (Rio Ave) 9.7 – E chegamos ao destaque maior desta 34ª jornada, com uma das notas mais altas da temporada, num jogo verdadeiramente fundamental para a sua equipa. Carlos Mané esteve num plano elevadíssimo na vitória que garantiu ao Rio Ave a presença no “play-off” de descida. O extremo fez um golo, bateu o recorde de remates num só jogo esta época (8) na Liga, enquadrando cinco (também registo máximo da temporada). Criou ainda duas ocasiões flagrantes em sete passes para finalização, somou nove passes ofensivos valiosos e oito progressivos eficazes, e ainda acumulou 80 acções com bola (máximo do jogo), seis acções com bola na área contrária e sete recuperações de posse. Incrível.

Felipe Pires (Moreirense) 9.0 – Os cónegos não deram hipótese na recepção ao Famalicão e venceram por 3-0, graças a uma exibição portentosa de Felipe Soares. O extremo fez dois golos em três remates, dois enquadrados, fez dois passes para finalização, assinou seis acções com bola na área contrária, completou seis de sete tentativas de drible e ainda auxiliou colectivamente, com quatro acções defensivas no meio-campo contrário e cinco desarmes.

Haris Seferović (Benfica) 7.6 – O suíço bem tentou, fez a sua parte, marcando dois golos, mas deverá estar agora a lamentar o muito desperdício que apresentou em alguns jogos deste campeonato. Na visita do Benfica a Guimarães, Seferović foi o melhor em campo. Além dos dois tentos, enquadrou três de seis remates, fez seis passes ofensivos valiosos, ganhou quatro de cinco duelos aéreos ofensivos e acumulou nove acções com bola na área contrária. O segundo repetente da jornada.

Douglas Tanque (P. Ferreira) 8.0 – A grande figura da vitória do Paços em Tondela. O ponta-de-lança brasileiro voltou a brilhar num dos seus pontos fortes, o futebol pelo ar, tendo ganho nada menos que dez dos 12 duelos aéreos ofensivos em que participou. Além disso bisou na partida, enquadrou dois de quatro remates, fez dois passes para finalização e ainda registou seis acções com bola na área contrária.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-34-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 34ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J34SUMGPRMVPPAS
xG
2-3
4-0
3-0
1-3
1-2
0-0
4-0
1-2
5-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.