O melhor XI da 6ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

Tudo na mesma no topo da Liga Bwin, com os “grandes” a vencerem os seus jogos e a assegurarem uma sensação de “normalidade” ao campeonato português. O Benfica mantém-se líder isolado, com mais quatro pontos que Porto e Sporting, tendo as “águias” somado a sexta vitória nas primeiras seis jornadas – um feito que não conseguia há 39 anos. Os “dragões” golearam o Moreirense, enquanto os “leões” impuseram a primeira derrota ao Estoril Praia, numa ronda que o Braga fechou com jogo entretido em casa com o Tondela.

O “onze” GoalPoint Ratings reflecte bem os eventos da jornada, sendo o ponto de realce a ausência de jogadores do líder Benfica. Não foram muitos os clubes a colocarem jogadores nesta equipa, uma vez que quatro emblemas emprestam dois cada um: Porto, Sporting, Braga e o inevitável Portimonense. Desta feita há um repetente em relação à jornada anterior e seis caras novas.

GoalPoint-Onze-Jornada-6-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

Paulo Victor (Marítimo) 7.2 – Pela primeira vez esta temporada os insulares não sofreram golos e bem o pode agradecer ao seu guarda-redes. Paulo Victor foi o melhor em campo na visita ao Famalicão, com registo para quatro defesas, três a remates na sua grande área, uma delas a travar uma grande penalidade.

Pedro Porro (Sporting) 7.2 – “Falha, troca”, explicou Rúben Amorim sobre o porquê da escolha do lateral espanhol para bater o penálti decisivo ante o Estoril Praia. O golo de Porro teve peso na nota final e na presença do jogador no “onze”, mas não foi só por isso. O defesa somou três passes para finalização, cinco passes ofensivos valiosos e ainda três desarmes.

Abdoulaye (Arouca) 7.0 – O novo central do Arouca, oriundo do Moreirense, já está a mostrar serviço. O senegalês até já representou o Vitória, mas não quis saber nada disso e realizou uma exibição irrepreensível, ajudando no 2-2 final. O central esteve muito bem no passe, completando dez de 20 longos e com um registo de nove passes aproximativos e dois super aproximativos, tendo ainda recuperado oito vezes a posse de bola e feito oito alívios, máximo do jogo. E poderia ter tido melhor nota, não fossem as quatro perdas de posse no terço defensivo.

Pedrão (Portimonense) 7.1 – Semana após semana, o Portimonense continua a colocar jogadores nos “onzes” a um ritmo surpreendente. Pedrão integra este lote graças à exibição na vitória 2-1 sobre o Santa Clara. O central esteve bem no passe (seis longos certos em oito), mas essencialmente na retaguarda onde somou 15 acções defensivas, com destaque para seis alívios e dois bloqueios de remate.

Rafa Soares (Vitória SC) 6.0 – O lateral-esquerdo da jornada habituou-nos à sua influência ofensiva, e voltou a fazê-lo. Rafa Soares fez uma assistência ante o Arouca, mas também cruzou seis vezes, com eficácia numa. Na retaguarda registou sete acções defensivas, mas terá de rever as 27 perdas de bola em 61 posses.

João Palhinha (Sporting) 7.3 – Enorme exibição do “trinco” leonino na Amoreira. Além dos três desarmes (já lidera o ranking da Liga, com 20) e outras tantas intercepções, Palhinha somou dez recuperações de posse, ganhou os dois duelos aéreos ofensivos que disputou e ainda fez dois passes para finalização, criando uma ocasião flagrante. Além disso foi o jogador com mais acções com bola (88) e o mais castigado em falta na partida, nada menos que quatro vezes.

Lucas Fernandes (Portimonense) 7.4 – O segundo jogador dos emblema de Portimão. o médio brasileiro vem há épocas ameaçando explodir, vai adiando esse momento, mas ante o Santa Clara esteve inspirado e foi o melhor em campo. Deliciosa a assistência para o golo de Aponza, e o brasileiro fez ele mesmo o outro golo algarvio. Destaque ainda para dois passes para finalização, três dribles completos em cinco, três conduções aproximativas e duas super aproximativas.

André Horta (Braga) 7.6 – O jogo na Pedreira valeu pelos últimos minutos, mas o médio esteve em bom plano desde que entrou, após o intervalo. Horta foi o organizador de jogo do Braga na segunda metade, com números ofensivos de excelência: uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, 30 passes certos em 32 e três passes super aproximativos, números que muitos não somam em 90 minutos.

Iuri Medeiros (Braga) 8.1 – A grande figura do Braga-Tondela. O extremo entrou para actuar apenas a última meia-hora e virou o jogo do avesso, com dois golos em três remates (dois enquadrados), além de uma capacidade de movimentação que os beirões nunca conseguiram travar e uma leitura de jogo acima da média.

Luis Díaz (Porto) 8.2 – E chegamos à estrela da sexta jornada e único repetente. Já em Alvalade Luis Díaz havia espalhado magia, e na goleada por 5-0 ao Moreirense, o colombiano foi mesmo o melhor em campo. Em quatro remates fez dois golos, realizou oito passes aproximativos e foi uma constante fonte de desestabilização na área contrária, onde somou nove acções.

Mehdi Taremi (Porto) 8.1 – E fechamos com mais um portista. Taremi esteve numa espécie de duelo com Díaz pelo prémio de MVP no Dragão e se tivesse sido o iraniano a vencer, não espantaria. Dois golos, também em quatro remates, seis passes ofensivos valiosos, igualmente nove acções com bola na área cónega, três dribles completos em três tentativas e três duelos ofensivos ganhos em cinco são os principais números de Mehdi.

Outros jogadores à porta do “onze”

Gustavo Sauer (Boavista) 7.4, Claudemir (Vizela) 7.3Al Musrati (Braga) 7.3, Ricardo Horta (Braga) 7.1, Alisson Safira (Belenenses SAD) 7.0, Nicolás Otamendi (Benfica) 7.0, Fábio Vieira (Porto) 6.9 (mereceu artigo próprio, a explicar o rating, neste link).

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-6-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 6ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J6SUMGPRMVPPAS
xG
2-1
0-0
1-1
2-2
1-1
5-0
0-1
3-1
3-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.