O melhor XI da 8ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A 8ª jornada da Liga Bwin trouxe uma das grandes surpresas, talvez a maior até ao momento na prova. O Benfica perdeu finalmente os primeiros pontos… e o primeiro jogo da época, e logo em casa, na recepção ao Portimonense – isto após o brilharete frente ao Barcelona na Liga dos Campeões. A equipa de Jorge Jesus atacou, criou inúmeras ocasiões, mas caiu perante a ineficácia ofensiva e um guarda-redes inspirado. Este resultado teve impacto não só na tabela (as “águias” tem só um ponto de vantagem sobre o FC Porto e o Sporting, que venceram os seus jogos) mas também no “onze” GoalPoint Ratings da ronda.  

Esta foi uma jornada de excelentes desempenhos individuais, pelo que não temos nenhum representante abaixo de 7.0, e o destaque vai todinho para o Tondela, com três elementos, e para o Portimonense, Braga e Porto, com dois nomes cada. Repetentes em relação à ronda anterior não há, mas, atenção, temos dez caras novas em 2021/22. Leu bem, dez. E nós explicamos porquê.

GoalPoint-Onze-Jornada-8-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

Samuel Portugal (Portimonense) 8.6 – E começamos logo com o MVP da jornada. Quem viu a primeira parte da visita do Portimonense ao Estádio da Luz não estranha esta nomeação. Neste período, Samuel Portugal defendeu tudo. O Benfica atacou, criou lances atrás de lances de golo feito, enquadrou seis remates e o brasileiro travou-os, sendo que das seis defesas que realizou (máximo da jornada), cinco aconteceram a remates na sua grande área e a menos de oito metros. Na segunda metade acabou por não realizar nenhuma, mas o seu trabalho estava feito.

Yan Couto (Braga) 7.0 – Excelente jogo do lateral-direito do Braga, emprestado pelo Manchester City. O resultado final ante o Boavista (2-2) pode ter sido uma desilusão, mas Yan mostrou qualidade em diversos momentos, em especial nas entregas. Aos cinco passes ofensivos valiosos juntou nove passes longos completos em 13, mais 14 aproximativos e três super aproximativos, somou 109 acções com bola, cinco na área contrária, fez cinco conduções aproximativas e nove recuperações de posse.

Modibo Sagnan (Tondela) 7.4 – O central francês, emprestado pela Real Sociedad, foi uma das estrelas do triunfo do Tondela na visita à Belenenses SAD. Pelo ar foi quase tudo de Sagnan, que ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, e somou 14 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três bloqueios de remate.

Jan Vertonghen (Benfica) 7.1As “águias” perderam, mas colocam um jogador neste “onze”, compreensivelmente não um homem de ataque, dada a desinspiração do sector. O central belga fez um jogo sólido, em especial pelo ar, tendo ganho os cinco duelos aéreos defensivos em que participou. Somou ainda três desarmes e outras tantas intercepções, brilhando também no passe, com nove aproximativos, máximo do encontro.

Wendell (Porto) 8.0 – O lateral brasileiro foi o MVP do triunfo suado do Porto em casa com o Paços de Ferreira, e estreou-se mesmo a marcar pelos “azuis-e-brancos”, através de um excelente pontapé. Wendell saiu na recta final da partida com uma lesão muscular, mas já tinha feito o suficiente para levar para casa a distinção, destacando-se sobretudo pela contribuição ofensiva. Além do golo, enquadrou os seus dois disparos, fez quatro passes ofensivos valiosos e somou incríveis oito conduções aproximativas.

Pedro Sá (Portimonense) 7.2Que grande partida do médio em termos defensivos. Pedro Sá ganhou os quatro duelos aéreos que disputou e somou 17 acções defensivas, com destaque absoluto para oito desarmes. Foi o esteio da equipa algarvia no meio-campo, tapando as investidas benfiquistas pela zona central.

Vitinha (Porto) 7.7 – Vitinha é um dos homens do momento na Liga. Frente ao Paços, o médio esteve em todo o lado, a atacar, a defender, a construir. As suas 125 acções com bola são novo recorde nesta Liga Bwin e, além disso, foi um dos mais rematadores, com quatro disparos, todos de fora da área. Criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somou seis passes ofensivos valiosos, terminou com 94% de entregas eficazes, completou cinco de sete tentativas de drible, fez dez recuperações de posse, oito acções defensivas no meio-campo contrário e assinou quatro intercepções e quatro bloqueios de passe, ambos máximos.

Pedro Augusto (Tondela) 7.6 – O médio foi uma das figuras da vitória do Tondela ante a Belenenses SAD. Autor de um dos golos, enquadrou dois de três remates, fez dois passes para finalização, completou as três tentativas de drible e ajudou defensivamente com três desarmes e outros tantos bloqueios de passe.

Jhon Murillo (Tondela) 8.2 – Mas a grande figura dessa partida, e um dos jogadores em maior destaque da jornada, foi o extremo Jhon Murillo. Veloz como poucos, marcou um golo e fez a assistência para o tento de Pedro Augusto, realizou cinco passes ofensivos valiosos e ainda recuperou oito vezes a posse de bola.

Wenderson Galeno (Braga) 8.1 – O extremo brasileiro está num grande momento de forma, na Europa, mas também a nível interno e voltou a fazer um grande jogo, sendo o melhor em campo na Pedreira, mesmo não tendo marcado. Galeno fez uma assistência em quatro passes para finalização, oito passes ofensivos valiosos, dois cruzamentos eficazes em cinco, recebeu 13 passes aproximativos e completou três de seis tentativas de drible.

Samuel Lino (Gil Vicente) 8.5 – E terminamos este “onze” com o segundo rating mais alto e que ficou a apenas uma décima do MVP da jornada. Curiosidade, também ele se chama Samuel, tal como o guardião do Portimonense. Este Samuel, o Lino, fez um jogo incrível no empate do Gil Vicente na visita ao Estoril Praia a duas bolas. O jovem fez um golo, criou uma ocasião flagrante, enquadrou dois de seis remates, somou o máximo de acções com bola na área contrária (8) e completou as quatro tentativas de drible. E ajudou defensivamente, com cinco desarmes e outros tantos bloqueios de passe/cruzamento, também máximo.

Outros jogadores à porta do “onze”:

Miguel Silva (Marítimo) 8.0 , Iuri Medeiros (Braga) 7.4Álex Grimaldo (Benfica) 7.3, Hidemasa Morita (Santa Clara) 7.1, Luis Díaz (Porto) 7.1 e Nicolás Otamendi (Benfica) 7.1.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-8-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 8ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J8SUMGPRMVPPASXG
0-0
1-2
1-1
2-1
1-2
0-2
0-1
2-2
2-2

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.