O melhor XI da 9ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

O regresso da Liga Bwin, ameaçou uma troca na liderança da tabela classificativa. O Benfica precisou do minuto 98 para marcar o golo solitário que lhe garantiu a vitória em Vizela, numa partida muito difícil para os comandados de Jorge Jesus. Por esse motivo, os “encarnados” são o único dos “três grandes” sem representantes no XI GoalPoint Ratings da nona jornada do campeonato. 

O grande destaque da ronda vai para o Sporting. Os “leões” também só ganharam por 1-0, na recepção ao Moreirense, mas em termos individuais os desempenhos permitem-lhe ter três representantes, mais um que o FC Porto, vencedor por 3-1 na deslocação a Tondela. Repetentes em relação à oitava jornada apenas um elemento, um jovem que tem brilhado intensamente neste arranque de temporada, e há sete caras novas em 21/22.

GoalPoint-Onze-Jornada-9-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

Paulo Victor (Marítimo) 7.9 – O guardião brasileiro chegou apenas esta época a Portugal, oriundo do Grémio, mas está a mostrar grande qualidade, numa equipa que não tem contribuído para a sua tranquilidade. Paulo Victor tem tido muito trabalho na baliza do Marítimo e é o único jogador dos insulares a figurar em equipas da jornada esta temporada, e logo duas vezes – esteve no “onze” do mês de Setembro. Na derrota por 2-1 em Guimarães, o guarda-redes foi MVP fixou o novo máximo de defesas nesta Liga Bwin, nada menos que oito, cinco a remates na sua área, registando ainda duas saídas pelo ar eficazes.

Thales Oleques (Arouca) 6.4 – Segunda presença de Thales nos “onzes” da jornada. O lateral foi uma das figuras da excelente exibição do Arouca em casa do Paços de Ferreira (0-0). Autor de três passes para finalização, o brasileiro subiu ainda para ganhar dois de três duelos aéreos ofensivos, registando ainda o máximo de desarmes do jogo (5). Pena as 25 perdas de posse.

Rodrigo Abascal (Boavista) 6.9O jogo que fechou a ronda acabou com um nulo e um dos responsáveis por o Boavista não ter sofrido golos foi o central uruguaio. Abascal somou 11 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes, sete recuperações de posse, registou 98 acções com bola e esteve muito bem no passe, com 12 aproximativos, máximo do encontro.

Maracás (P. Ferreira) 7.5 – Voltamos ao jogo da Capital do Móvel para falar da tremenda exibição de Maracás. O central foi o esteio defensivo dos “castores”, que se viram reduzidos a dez elementos aos 55 minutos por expulsão de Nuno Santos e tiveram de lidar com a grande pressão do Arouca. O brasileiro não foi de modas e fez quatro desarmes, outras tantas intercepções, sete alívios, dois bloqueios de remate e ganhou dois de três duelos aéreos defensivos.

Matheus Reis (Sporting) 6.2 – O defesa brasileiro do Sporting precisava de um jogo destes para começar a afirmar-se na equipa de Rúben Amorim. Matheus Reis fez uma bela partida na recepção ao Moreirense, muito bem no passe – completou 84, máximo do jogo – e muito interventivo – registou o máximo de acções com bola, nada menos que 105. Fez ainda três desarmes e foi competente no drible, com três completos (100%).

Daniel Bragança (Sporting) 7.2 – O jovem médio soube aproveitar a titularidade frente ao Moreirense para levar para casa o título de melhor jogador em campo. O internacional sub-21 coleccionou três passes ofensivos valiosos, dois aproximativos, falhou apenas um dos cinco dribles que tentou, tendo ainda ganho dois dos três duelos aéreos defensivos em que interveio. Recuperou a posse em dez ocasiões (máximo no jogo), fez quatro intercepções, quatro acções defensivas no meio-campo adversário e sofreu três faltas. Não se deu pela falta de Matheus Nunes.

Vitinha Ferreira (Porto) 7.3 – O jovem médio do Porto está em grande. Em Tondela foi o “patrão” do meio-campo e jogou tanto que, apesar de não ter estado directamente envolvido em golos, registou o segundo rating da noite. Ao todo foram cinco passes para finalização (máximo), 84 acções com bola (valor mais elevado), dois dribles completos em três, sete recuperações de posse e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

André Franco (Estoril Praia) 7.7 – O jovem médio está a realizar uma época de grande qualidade, um dos responsáveis pelo arranque muito positivo dos estorilistas. No triunfo em Portimão, André foi o MVP, graças a um golo, mas também quatro recuperações de posse e cinco desarmes, máximo da partida.

Ricardo Quaresma (Vitória SC) 7.3 – Jogão do “Mustang” no triunfo sobre o Marítimo. Num jogo emocionante e com dois golos ao cair do pano, Quaresma foi fundamental nos processos ofensivos. Além de ter sido o mais rematador do encontro, com seis disparos (quatro de fora da área), o internacional português criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, cinco passes ofensivos valiosos, oito cruzamentos de bola corrida (máximo) e entregou-se ao jogo com quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três desarmes. Está aí para as curvas.

Pablo Sarabia (Sporting) 7.2Muito boa a “performance” do espanhol, que fez o centro para o golo de Sebastián Coates (um lance com Expected Assists xA de 0,7) – Sarabia já leva três assistências na Liga Bwin. Pablo tentou a sorte no remate em duas ocasiões, criou cinco passes para finalização e contabilizou quatro recuperações de posse. Está a crescer de forma.

Mehdi Taremi (Porto) 8.8 – Mas a jornada foi de Taremi. O ponta-de-lança iraniano puxou para si as luzes da ribalta em Tondela, assumindo a totalidade das despesas ofensivas dos “azuis-e-brancos” com o primeiro “hat-trick” registado esta temporada na Liga Bwin. Além dos três golos, Mehdi foi o mais rematador, com cinco disparos, enquadrou quatro e registou sete acções com bola na área beirã. O seu rating só não é mais elevado porque desperdiçou uma ocasião flagrante.

Outros jogadores à porta do “onze”:

André Ferreira (P. Ferreira) 7.3, Charles (Vizela) 7.3, Tiago Silva (Vitória SC) 7.1, Kewin (Moreirense) 7.1, Luiz Felipe (Belenenses SAD), 7.0, Matheus Magalhães (SC Braga) 6.9, Makouta (Boavista) 6.8 e Banza (Famalicão) 6.6.

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-9-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 9ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J9SUMGPRMVPPASXG
2-1
0-2
1-3
1-0
0-0
0-1
0-2
0-1
0-0
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.