O XI GoalPoint de Agosto de 2022 da Liga Bwin

-

Aqui está o primeiro “onze” GoalPoint Ratings do mês da Liga bwin 2022/23. Um lote de jogadores variado, apesar do domínio de dois emblemas, precisamente os dois primeiros classificados, o que confirma a ideia de que esta primeira equipa mensal é um reflexo fiel do que se tem passado neste arranque de temporada. O fulgor inicial de Sp. Braga e Benfica está aqui bem representado, bem como o impacto de uma das contratações de maior êxito até ao momento, o francês Simon Banza, que é o Jogador do Mês de Agosto de 2022 de acordo com o algoritmo. 

Este “onze” abarca as quatro primeiras jornadas do campeonato e é um exercício que destaca jogadores de entre todos os que actuaram mais de 240 minutos. Vamos aos detalhes.

O XI de Agosto de 2022 Liga Bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Agosto-Liga-Bwin-202223-1-nfog

Paulo Vítor 7.47 

Impossível ficar indiferente à tremenda exibição do guardião brasileiro em Alvalade, ante o Sporting, que contribuiu decisivamente para o destaque mensal. O 9.7 de Paulo Vítor foi o rating mais alto esta temporada na Liga e quase atirava o jogador dos flaviense para o palco do jogador do mês, mas ficou bem perto de Banza. Em Agosto fez 22 defesas, o máximo do campeonato e travou 88% dos remates enquadrados que enfrentou (terceira percentagem mais alta).

Tomás Silva 6.47

O Vizela está a fazer arranque de campeonato com consistência defensiva. Em quatro rondas sofreu somente quatro tentos, dois deles na quarta jornada, e o lateral-direito Tomás Silva tem estado em destaque. O jovem de 22 anos foi o lateral com mais desarmes realizados (17) em Agosto, o décimo em intercepções (6), liderou em alívios (17) com João Correia e em acções defensivas no primeiro terço (36). Estupendo.

João Nunes 6.84

O Casa Pia está a surpreender neste arranque de época, com duas vitórias consecutivas (3ª e 4ª jornadas) e um empate no arranque. A consistência defensiva é um dos seus apanágios, pois sofreu apenas um golo em Agosto e logo contra o Benfica. João nunes tem sido o líder do trio de centrais e surge aqui com todo o mérito. Entre centrais foi o líder absoluto em desarmes (14), o sexto em intercepções (8), o segundo em bloqueios de remates (7) e o que registou mais acções defensivas no primeiro terço (48).

[ Dados dos tweets abaixo à 3ª jornada ]

Sikou Niakaté 6.80 

Chegar, ver e vencer. O central gaulês emprestado ao Braga pelo Guingamp tem sido um dos destaques dos minhotos neste arranque de época. Já com um golo marcado (ao Sporting), acumulou 25 recuperações de posse nas primeiras quatro rondas e, no primeiro terço, registou somente duas perdas de posse, revelando uma segurança assinalável.

Álex Grimaldo 6.73

Pode ter estado, ou estar, na porta de saída da Luz, em último ano de contrato, mas o espanhol não baixa a guarda e foi o melhor lateral da Liga em Agosto. Com uma assistência realizada, foi o lateral com mais passes para finalização realizados, nada menos que nove, sendo o nono entre todas as posições, o segundo jogador em cruzamentos de bola corrida (19), com excelentes 26% de eficácia, e foi o terceiro entre laterais em recuperações de posse (28).

Al Musrati 6.41

O “trinco” bracarense está a realizar um extraordinário arranque de temporada. Esteio da consistência “arsenalista”, o líbio foi o segundo médio da Liga em número de passes longos realizados (43), com excelente aproveitamento de 74%, o quarto em passes aproximativos (21), o quinto em desarmes (13) e o líder da posição em recuperações de posse, com 36.

Florentino 6.87

Que regresso à Liga portuguesa. Após dois anos de travessia do deserto no Monaco e no Getafe, Florentino foi reintegrado na Luz, Roger Schmidt deu-lhe a titularidade e o jovem médio tem estado em grande nível. Quarto jogador (segundo médio) em acções com bola (354), Florentino atingiu em Agosto excelentes 92% de eficácia de passe, 12 desarmes, o máximo de intercepções entre médios (11), 26 recuperações de posse e o máximo de bloqueios de passe entre todas as posições (10), a par de Afonso Taira e Zolotic, ambos do Casa Pia.

Pedro Gonçalves 7.0

O arranque de época de “Pote” promete. É verdade que o jogador viu-se um pouco arrastado pelas oscilações de forma dos “leões”, mas nas primeiras quatro jornadas registou três golos, prometendo uma temporada pelo menos semelhante à primeira em termos de concretização. Quinto jogador da Liga em acções com bola na área contrária (21), segundo do Sporting, Pedro Gonçalves foi o sexto mais rematador da competição em Agosto, com 11 disparos, todos de bola corrida (quarto), foi o quarto em passes para finalização (10), segundo do Sporting, atrás de Trincão, e liderou em passes de ruptura (4).

João Mário 7.10

A médio ou mesmo a ala, João Mário está a realizar um excelente arranque de temporada, com uma influência grande na manobra da equipa “encarnada”. Melhor marcador do Benfica e segundo da Liga em Agosto, com três golos, o atleta das “águias” fez também uma assistência, contribuindo para incríveis 80% dos golos marcados pela formação da Luz consigo em campo. Atrás de Iuri Medeiros, do Braga, foi o segundo com mais ocasiões flagrantes criadas (3).

Francisco Trincão 7.14

A crítica e os adeptos não têm sido meigos com o extremo e é verdade que, em alguns momentos, Trincão não está o mesmo jogador, aparentando falta de confiança. Mas em Agosto atingiu estatísticas muito boas. Nessas jornadas conseguiu tornar-se o segundo jogador da Liga com mais passes para finalização (12) – entretanto já saltou para a liderança.

Simon Banza 7.64 MVP mensal 👑

O melhor jogador da Liga bwin no mês de Agosto de 2022, cujos detalhes escrevemos numa peça dedicada que pode ler aqui (link).

Menções honrosas

Alexander Bah (Benfica) 7.46

O dinamarquês tem entrado aos poucos, na vez de Gilberto, e por isso não teve os minutos suficientes para entrar na equipa. Mas rating tinha.

Jhonatan Siqueira (Rio Ave) 7.12

A portentosa exibição frente ao Porto foi o ponto alto de Agosto para o brasileiro que, no entanto, viu o caminho tapado para o “onze” por Paulo Vítor.

Nuno Moreira (Vizela) 6.88

Grande início de temporada do extremo do Vizela, em especial no drible, mas a vaga do lado esquerdo foi ocupada por João Mário.

Luquinha (Portimonense) 6.72

Bom arranque dos algarvios e do brasileiro. No caso, o extremo fez uma assistência e um golo, mas ficou de fora por três minutos apenas, mas também porque Trincão esteve melhor à direita.

Nuno Sequeira (Braga) 6.67

Após a grave lesão contraída na época passada, é com satisfação que vemos o nome do lateral bracarense, que manteve a influência, já fez um golo e uma assistência, mas Grimaldo travou-lhe a marcha e ocupou-lhe a vaga.

Fabiano (Braga) 6.40

O outro lateral bracarense também tem estado em evidência, mas Tomás Silva esteve uns furos acima.

André Horta (Braga) 6.38

Ricardo foi o mais falado, mas nas menções está o irmão André, que está a crescer, mas a concorrência foi demasiado forte.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga bwin, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.