O XI GoalPoint de Outubro/Novembro 2022 da Liga Bwin

-

A Liga bwin vai parar mais de um mês para a realização do Mundial de 2022. As saudades vão ser muitas, para enquanto não começa a rolar a bola no Qatar, há ainda rescaldos a fazer do campeonato luso. Em Outubro e Novembro realizaram-se, no total, apenas cinco jornadas da prova e é sobre essas rondas que incide o “onze” GoalPoint do Mês, o último que apresentamos este ano. Após revelar quem foi o Jogador do Mês, aqui estão os dez que acompanham Otávio Monteiro, mais um punhado de menções honrosas. Desta feita há somente quatro emblemas representados, dos quais destacamos o Arouca, com três elementos.

Para a elaboração desta equipa apenas foram tidos em consideração os jogadores que disputaram mais de 300 minutos entre as jornadas 9 e 13. Vamos aos detalhes.

O XI de Outubro/Novembro de 2022 Liga Bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Outubro-Novembro-Liga-Bwin-202223-infog

Ignacio de Arruabarrena 6.71

Já terá reparado, certamente, no nome do guardião uruguaio nestas últimas jornadas. A boa forma do Arouca, em termos de resultados, teve o contributo de Arruabarrena, garante de solidez sempre que, colectivamente, a equipa não conseguiu travar as investidas contrárias. Entre as jornadas 9 e 13 o guardião coleccionou duas nomeações de MVP, na 11ª e 12ª, e no período em análise foi o segundo com mais defesas (23), defendeu uma de duas grandes penalidades, foi o jogador com melhor percentagem de defesas a remates enquadrados (88,5%) e evitou incríveis 6,2 golos (defesas – xSaves).

Fabiano Josué 6.34

Os bracarenses atravessam uma fase de maior irregularidade, mas o lateral brasileiro tem estado bem nesta altura da prova. Neste período foi o quarto lateral em desarmes realizados (14), fez sete intercepções e foi o segundo da posição em acções defensivas nos meios-campos contrários (11).

António Silva 6.80

Prossegue a época de sonho do jovem central benfiquista que, tal como em Setembro, foi o melhor central da Liga bwin em Outubro/Novembro. António Silva estreou-se a marcar na Liga e aproveitou, nesse mesmo jogo (no único em que foi MVP nesta fase), para bisar. Defensivamente foi o central que acumulou mais desarmes (11) e um dos dois (com Rúben Fernandes, do Gil Vicente) que fez mais intercepções fez (12). Ainda não o vimos com um rating inferior a 6.0.

João Basso 6.42

O central brasileiro já na época passada era cliente habitual de “onzes” da jornada e do mês. Nestes dois meses, Basso fez um golo e uma assistência, somou excelentes nove intercepções e foi um dos centrais com mais recuperações de posse (30).

Álex Grimaldo 6.93

O espanhol repete a presença em relação a Setembro. Grimaldo está a realizar uma das melhores temporadas desde que chegou à Luz e nestas cinco rondas foi MVP na 11ª, marcou um golo e fez uma assistência. O benfiquista foi, entre os jogadores em análise, o lateral que mais passes para finalização realizou (10), nove deles de bola corrida.

Enzo Fernández 6.71

Uma das figuras desta temporada, que é a de estreia em Portugal. O médio do Benfica tem encantado na Liga e na Europa, assumindo-se como o “patrão” do meio-campo da “águia”, e nestas cinco jornadas foi, a par de David Simão, do Arouca, e Bruno Almeida, do Santa Clara, o jogador com mais assistências realizadas (3). Enzo foi o médio com mais acções com bola (479), o segundo em todas as posições, foi, a par de Ricardo Horta, o jogador que acumulou mais passes para finalização (16), a par de Bruno Xadas o que criou mais ocasiões flagrantes (5), o que mais passes progressivos (40) fez e o segundo em super progressivos (11), e somou dez desarmes. Foi o MVP nas jornadas 9 e 13, curiosamente.

Otávio Monteiro 7.55 MVP mensal 👑

O Jogador do Mês GoalPoint de Outubro/Novembro, cujos desempenhos analisamos a fundo numa peça dedicada (link).

João Mário 7.50

Quem esteve mais perto de tirar Otávio do “trono” de jogador do mês foi João Mário. O jogador do Benfica está a fazer uma das (senão a) melhores épocas da carreira, com golos, assistências, energia, exibições de grande nível e nestas cinco jornadas esteve intratável. Nesta fase fez dois golos e uma assistência, contribuindo para 20% dos tentos apontados pelos “encarnados” consigo em campo, foi o nono jogador em passes para finalização (11), o segundo em ocasiões flagrantes criadas (3, com vários outros nomes) e tentou 13 vezes o drible, com sucesso em seis.

Iuri Medeiros 7.00

Nestas últimas cinco rondas, Iuri Medeiros tem sido um dos mais regulares e inspirados jogadores do Braga, apresentando um rating acumulado extraordinário. O criativo foi duas vezes MVP nesta fase, fez dois golos, foi o quinto (com mais de 300 minutos) em passes para finalização (13) e o sétimo mais rematador (16).

Antony Alves 7.13

É verdade. O Arouca coloca três jogadores neste “onze” mensal e um deles é o extremo brasileiro. Antony foi um dos segundos melhores marcadores nesta fase da Liga, com três golos, isto tudo somando apenas nove acções nas áreas contrárias nestas cinco jornadas. O arouquense foi um dos segundos em total de remates (17), apenas atrás de Taremi (19), e foi, com Yago, do Portimonense, o líder em disparos de bola corrida (16).

Vitinha Oliveira 6.97

Mais uma grande época deste jovem avançado do Braga, que é há muito uma certeza do futebol português. Dono de dois golos e uma assistência nestas cinco jornadas, Vitinha é uma peça fundamental na manobra ofensiva dos minhotos, letal na finalização, com uma energia inesgotável e uma grande mobilidade. Destaque para as 28 acções com bola na área contrária, quarto valor mais alto neste período, durante o qual fez também 17 remates, 14 dos quais de bola corrida. Entre pontas-de-lança ninguém somou mais passes para finalização (8), dois deles para ocasião flagrante.

Menções honrosas

Pedro Porro (Sporting) 7.53

Dono de duas assistências nestas jornadas, o lateral espanhol do Sporting fica de fora apenas porque ficou 35 minutos abaixo do critério dos 300. Senão, teria lutado pelo destaque de Jogador do Mês até final.

Wenderson Galeno (Porto) 7.50

O mesmo se aplica a Galeno, que ficou a dois minutos de poder entrar nestas contas. O extremo está em grande forma e fez dois golos nesta fase, ambos na derradeira partida, a tal que lhe valeu nota máxima nos ratings.

David Neres (Benfica) 7.48

Alguns problemas físicos limitaram a utilização do brasileiro a 231 minutos. Ainda assim somou um golo e duas assistências.

Gonçalo Ramos (Benfica) 7.11

A praga dos minutos. A verdade é que Gonçalo Ramos entraria no “onze” caso não tivesse completado somente 270, mas nesse tempo fez cinco golos, tendo sido o melhor marcador destas rondas.

Rafa Silva (Benfica) 6.97

O extremo do Benfica coube no critério, fez dois golos, realizou excelentes partidas, mas acabou tapado por Iuri Medeiros e Antony Alves.

Hidemasa Morita (Sporting) 6.86

O japonês pegou de estaca no “leão” e só não concorre para estar entre os destaques porque somou 293 minutos. Nos quatro jogos que realizou fez dois golos.

Jordi Martins (Paços de Ferreira) 6.76

O Paços está no derradeiro lugar, em grandes dificuldades, mas Jordi tem estado uns furos acima dos demais nos “castores”, tendo registado 17 defesas. Seria o dono da baliza, mas só somou 270 minutos.

Sikou Niakaté (Braga) 6.46

Também o central do Braga fica de fora da corrida devido aos minutos, mas esteve sempre muito sólido, com seis intercepções e 20 recuperações de posse.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 300 minutos na Liga bwin, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.