Surpresas, confirmações, reforços, revelações e até algumas embirrações. O “onze” GoalPoint Ratings do mês de Setembro da Liga bwin 2022/23 tem um pouco de tudo, incluindo, como não podia deixar de ser, muita qualidade e até alguma juventude que, no arranque da temporada, poucos imaginavam que pudesse aqui figurar. Numa equipa amplamente dominada pelos “três grandes”, há três nomes fora desta esfera a dar cartas e os números explicam o porquê.
Este “onze” abarca as jornadas 5 a 8 do campeonato e é um exercício que destaca jogadores de entre todos os que actuaram mais de 240 minutos. Vamos aos detalhes.
O XI de Setembro de 2022 Liga bwin
Fabijan Buntić 7.13
O guardião croata do Vizela está a ser uma das revelações deste arranque de temporada na Liga bwin. Nas quatro rondas em análise, esteve presente em três “onzes” GoalPoint da jornada, graças a exibições de grande solidez. Em Setembro foi o guarda-redes que somou mais defesas (20), o segundo em percentagem de remates enquadrados defendidos (80%) e de disparos na sua grande área travados (87,5%).
🇵🇹 Vizela 🆚 Portimonense
Num jogo em que os guarda-redes estiveram em grande destaque, Fabijan Buntić 🇭🇷 terminou com 7 defesas e manteve a baliza a zeros ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCVPSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/OOxQcNmeDg
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 1, 2022
Fahd Moufi 6.46
O lateral-direito do Portimonense já há muito que espalha qualidade nos nossos relvados e em Setembro foi o melhor da posição. Quarto lateral com mais cruzamentos de bola corrida (18), foi também o quarto que mais intercepções realizou (8) e o que acumulou mais bloqueios de remate (5).
🇵🇹 Portimonense 🆚 Famalicão
Fahd Moufi 🇲🇦 continua a mostrar-se em grande forma e fez mais um jogo de alto nível ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #PSCFCF #RatersGonnaRate pic.twitter.com/JM1Gahq2g7
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 4, 2022
António Silva 6.61
Já restam poucos adjectivos para descrever a época de estreia de António Silva na alta roda. O central benfiquista, de apenas 18 anos, ainda não teve nenhum rating abaixo de 6.0, mostra uma calma, maturidade, inteligência e posicionamento dignos de veteranos, pelo que foi o melhor da posição nas quatro rondas em análise. Foi o segundo central com mais acções com bola (376), o terceiro com mais remates (4), o terceiro em passes aproximativos (28), foi, de longe, o que mais recuperações de posse realizou (51, mais 14 que o segundo) e ganhou 81,8% de duelos aéreos defensivos, máximo entre centrais com mais de dez disputados.
[ Os desempenhos acumulados de António Silva na Liga bwin 2022/23 ]
Rodrigo Abascal 6.52
Com excepção para a última jornada, na qual o Boavista foi goleado por 4-0 pelo Famalicão, os “axadrezados” têm sido uma equipa sólida defensivamente. Um dos responsáveis por esse facto tem sido Abascal, central que em Setembro foi o sétimo com mais desarmes (8), sendo o segundo com melhor percentagem de bolas divididas ganhas (83,3%), entre os que somaram pelo menos cinco.
Álex Grimaldo 6.75
O espanhol do Benfica parece o dono do lugar, pois já em Agosto foi o “titular” no lado esquerdo da defesa. Dono de uma assistência, Grimaldo foi o lateral em Setembro com mais passes para finalização (10), todos de bola corrida, o que somou mais cruzamentos de bola corrida (25, a par do bracarense Nuno Sequeira), o que tentou mais o drible (14, sendo oito eficazes, segundo valor mais alto), mas também o que acumulou mais desarmes (15, quarto valor mais elevado entre todas as posições). Tem o recorde de desarmes num só jogo desta Liga, fixado em Setembro.
🇵🇹 Famalicão 🆚 Benfica
Alejandro Grimaldo 🇪🇸 descobriu Rafa no golo e acabou a bater o recorde de desarmes em jogos da liga esta temporada#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCFSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/lFkkxmEFcg
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 10, 2022
Florentino Luís 6.83
Quem diria que Florentino, perdido no Monaco e no Getafe, regressaria à Luz para ter uma preponderância tão grande. Também presente no “onze” de Agosto, o “trinco” do Benfica está a realizar uma temporada de elevado nível, tendo, em Setembro, realizado uma assistência, sido o terceiro médio com mais acções com bola (292), o sexto com melhor eficácia de passe (91,5%), sendo da posição o rei das intercepções (10).
Matheus Uribe 6.79
Não se dá por ele, mas é omnipresente. O médio-defensivo do Porto foi o segundo centrocampista da Liga em acções com bola (319) no mês findo, somou seis passes para finalização, 24 passes aproximativos (terceiro da posição) e foi o segundo médio em desarmes (17), o terceiro em intercepções (8) e o líder, com larga vantagem, nas recuperações de posse (44, mais 16 que o segundo).
🇵🇹 Estoril Praia 🆚 Porto
Matheus Uribe 🇨🇴 foi imenso no "trabalho invisível", recuperando bolas atrás de bolas ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #EPFFCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/0US1foJi0K
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 17, 2022
David Neres 6.75
Um dos reforços que melhores desempenhos têm realizado neste arranque de temporada, como atempadamente já o referimos numa peça dedicada. O brasileiro fez dois golos em Setembro, foi o segundo extremo puro em cruzamentos de bola corrida (14), com excelentes 28,6% de eficácia, e foi o segundo que mais dribles tentou no último terço (17, oito completos).
Pedro Gonçalves 6.97
O craque do Sporting ameaça realizar uma época tão proveitosa como a do título leonino, em 2020/21. “Pote” fez dois golos e três assistências em Setembro (tantas quanto Stephen Eustáquio, sendo os dois líderes nesta variável), foi o quarto jogador da Liga em passes para finalização (11) e um dos segundos em ocasiões flagrantes criadas (3). Cuidado com ele.
🇵🇹 Sporting 🆚 Gil Vicente
Pedro Gonçalves 🇵🇹 marcou um golo "de seleção" e esteve em grande parte das finalizações leoninas ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPGVFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/msT3eiCKKv
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 30, 2022
Francisco Trincão 7.14
Algo criticado desde que chegou ao Sporting por quem avalia apenas com base no “achómetro”, a verdade é que Trincão está pela segunda vez consecutiva no “onze” mensal. Em Setembro fez dois golos, foi o quinto jogador com mais acções com bola na área contrária (23), o sétimo com mais remates (11) e em tentativas de drible (22). É mesmo o dono do segundo melhor rating do mês.
🇵🇹 Sporting 🆚 Portimonense
Francisco Trincão 🇵🇹 arrumou o jogo na primeira parte com um bis ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPPSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/dxkdpAOZNN
— GoalPoint (@_Goalpoint) September 10, 2022
Mehdi Taremi 7.46 MVP mensal 👑
O melhor jogador da Liga bwin no mês de Setembro de 2022, cujos detalhes escrevemos numa peça dedicada que pode ler aqui (link).
🔝 GP Ratings do FCP🔵 nos primeiros 12 jogos da temporada:
1⃣ Mehdi Taremi 🇮🇷 7.13 👑
2⃣ Matheus Uribe 🇨🇴 6.48
3⃣ Stephen Eustáquio 🇨🇦 6.27
4⃣ Pepe 🇵🇹 6.21
5⃣ Pepê Aquino 🇧🇷 6.18 pic.twitter.com/NOApzjkvTO— GoalPoint (@_Goalpoint) October 4, 2022
Menções honrosas
Wenderson Galeno (Porto) 8.22
Grande rating o de Galeno em Setembro. Dono de dois golos nesta fase, ficou a 35 minutos de cumprir o critério dos 240 minutos.
Alexander Bah (Benfica) 7.22
O lateral dinamarquês parece ter ganho o lugar a Gilberto, em parte graças às duas assistências que realizou, mas também a seis desarmes e outras tantas intercepções. Fica fora dos destaques principais por 20 minutos.
Evanilson (Porto) 6.86
O banco fez-lhe bem e, em Setembro, voltou revigorado, tendo marcado dois golos nestas quatro rondas. Os 185 minutos são parcos para poder entrar nas contas.
Afonso Taira (Casa Pia) 6.73
As boas exibições de Florentino e Uribe bloquearam a merecida entrada de Afonso Taira no “onze”. O médio do Casa Pia fez uma assistência e, como tem sido hábito, arrasou nos desarmes, com o máximo do mês (22).
Manuel Ugarte (Sporting) 6.58
O uruguaio do Sporting também fica de fora devido aos desempenhos de Florentino e Uribe. Em Setembro fez 17 desarmes, segundo valor mais alto, e 28 recuperações de posse.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga bwin, no período em questão.