O XI GoalPoint de Dezembro/Janeiro da Liga

-

Os meses de Dezembro e Janeiro foram de retoma pós Mundial 2022, com cinco jornadas da Liga bwin disputadas. Não faltam oscilações de forma, de equipas e jogadores, mas no XI GoalPoint deste período são poucas as surpresas. Dissemos poucas, mas elas existem e uma delas poderia mesmo ter sido o MVP mensal, tendo estado perto de destronar Otávio Monteiro, o Jogador do Mês desta fase (e que já tinha sido eleito o MVP da primeira volta).

O “onze” que se segue foi elaborado com os melhores ratings entre as jornadas 14 e 18 e apenas entre futebolistas que cumpriram mais de 300 minutos.

O XI de Dezembro/Janeiro Liga bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Dezembro-Janeiro-Liga-Bwin-202223-infog

Kosuke Nakamura 6.65 

O dono da baliza na equipa de 33 Magníficos da 1ª volta é também o guardião “titular” no “onze” de Dezembro/Janeiro. O japonês Nakamura somou o máximo de defesas nesta fase, nada menos que 31, mais sete que o segundo, Gabriel Batista, do Santa Clara, mas também o registo mais elevado de defesas por 90 minutos (6,2). Foi na derrota com o Benfica, na Luz, por 1-0, em jogo da 15ª jornada, que o nipónico registou o melhor rating deste período e fixou o recorde de defesas da Liga bwin 22/23, nada menos que 11. Não fosse Kosuke e a má fase do Portimonense estaria a ser ainda mais difícil.

Pedro Porro 6.79

Já não consta na lista de craques a jogar na Liga bwin após rumar ao Tottenham. Contudo, as últimas semanas da sua passagem pelos “leões” foram de grande exuberância. Pedro Porro foi o melhor lateral do período em análise, tendo marcado dois golos e feito duas das suas seis assistências na Liga. Nestas cinco rondas registou 12 passes para finalização, número apenas suplantado por Guga, do Rio Ave, e Morlaye Sylla, do Arouca, nenhum deles lateral. Porro foi também o terceiro, atrás dos benfiquistas Grimaldo e Bah (5), com mais ocasiões flagrantes criadas (4).

Bruno Wilson 6.53

O central, neto do “capitão” Mário Wilson, tem estado a realizar uma época de grande nível, tal como o seu Vizela, e foi o melhor central deste período, com o mesmo rating de Paulo Oliveira. Wilson fez uma assistência e, entre jogadores da posição, foi o quinto em intercepções (10) e alívios (26), o quarto em acções defensivas no primeiro terço (47) e o segundo em bloqueios de remate (7).

Paulo Oliveira 6.53 

O central do Braga tem estado em grande forma e foi o central que acumulou mais intercepções, nada menos que 21, tendo liderado no número de acções defensivas no terço intermédio (15), juntamente com Aderllan Santos, do Rio Ave. Entre centrais com dez ou mais duelos aéreos defensivos disputados (no caso 13), foi o quarto com maior sucesso, tendo ganho 76,9%.

Álex Grimaldo 6.42

O lateral do Benfica é o único jogador que esteve, até ao momento, em todos os “onzes” mensais da Liga bwin 22/23 (4). Grimaldo voltou a dominar no lado esquerdo da defesa, com duas assistências em Dezembro/Janeiro, 11 passes para finalização, o quinto registo mais alto entre todas as posições e apenas atrás das 12 de Porro entre laterais, mas também o máximo de ocasiões flagrantes criadas (5) e extraordinários 38,1% de eficácia nos 21 cruzamentos de bola corrida realizados.

João Carvalho 6.76

Uma das surpresas deste “onze”. Regressado a Portugal para representar o Estoril Praia, João Carvalho realizou excelentes exibições neste período. Muito bem no passe, com 89,4% de eficácia, esteve em particular destaque no desarme, tendo sido o quarto com mais destes lances (17) e o terceiro entre médios.

Samu 7.44

O segundo melhor rating desde período, por pouco não foi o MVP mensal. O médio do Vizela, de 26 anos, formado em clubes como o FC Porto ou o Boavista, está a realizar uma temporada a todos os níveis notável, mostrando qualidade para altos voos. Golos, assistências, critério, qualidade técnica são algumas das características de um jogador que, em Dezembro/Janeiro, fez três golos e outras tanta assistências, correspondendo a 66,7% de todos os golos marcados pelo Vizela consigo em campo. Somou oito passes para finalização e criou três ocasiões flagrantes, e trabalhou muito em termos defensivos, com excelentes 14 desarmes e 20 recuperações de posse nestas cinco partidas.

Otávio Monteiro 7.62 MVP mensal 👑

O Jogador do Mês GoalPoint de Dezembro/Janeiro, sobre quem escrevemos um artigo dedicado com os detalhes dos principais feitos (link).

GoalPoint-Otavio-Monteiro-POM-Dezembro-Janeiro-2023-1-infog

João Mário 6.97

O médio do Benfica está a realizar a melhor temporada da carreira. Nesta altura leva 12 golos e é um dos melhores marcadores da Liga bwin, os mesmos de Gonçalo Ramos e Fran Navarro, e este pico de forma que atingiu em inícios de Fevereiro foi sendo construído nas últimas semanas, pelo que em Dezembro/Janeiro ainda não deu para ser MVP do mês. Só que a este ritmo será certamente um dos candidatos a melhor do ano. Neste período fez três golos, teve excelentes 30% de taxa de conversão de remates e foi o benfiquista que acumulou mais recuperações de posse (39).

Wenderson Galeno 7.06 

O extremo portista continua em grande e, neste período, apesar de não tão exuberante, continuou a ser um foco de desequilíbrio a favor dos “dragões”. Três golos e uma assistência foi o contributo ofensivo directo de Galeno entre a 14ª e a 18ª jornadas, rondas nas quais foi o jogador da Liga com mais acções com bola nas áreas contrárias (39). Foi também o quarto mais rematador, com 16 disparos (14 de bola corrida), o sexto em passes para finalização (10), o quinto em tentativas de drible (20) e o líder em conduções aproximativas (19) e super progressivas (6).

Mehdi Taremi 7.08

O “onze” termina com o ponta-de-lança. Taremi é bem mais do que apenas isso, pois funciona como ligação a todo o futebol ofensivo dos “azuis-e-brancos”, muitas vezes a partir do flanco esquerdo. Em Dezembro/Janeiro foi um dos seis jogadores que marcaram quatro golos na Liga (máximo), registou o segundo valor de acções com bola nas áreas contrárias (35), também 16 remates, 14 de bola corrida e, entre pontas-de-lança, foi o que assinou mais passes para finalização (8). Tem um saldo positivo de 1,2 golos, na diferença entre os marcados (4) e os golos esperados (2,8). Na 14ª jornada arrancou uma nota máxima nos ratings.

Menções honrosas

Ricardo Horta (Braga) 8.06

O craque do Braga arrasou nesta fase, marcando, inclusive, dois golos na recepção ao Benfica (fez quatro nestas cinco rondas). O rating é tremendo, mas devido à lesão recente somou apenas 251 minutos e o critério mínimo é de 300.

Oday Dabbagh (Arouca) 7.39

O palestiniano tem estado em grande e também fez quatro golos nesta fase, mas ficou-se pelos 285 minutos. Mais um pouco e roubava a vaga a Taremi.

Francisco Geraldes (Estoril Praia) 6.79

O médio estorilista está a crescer a olhos vistos e neste período só não rouba uma vaga no “miolo” ao colega de equipa João Carvalho por ter completado somente 256 minutos. Geraldes fez um golo e uma assistência.

Luiz Júnior (Famalicão) 6.63

Mãos de ferro. O guardião do Famalicão tem sido um dos responsáveis pela boa fase da equipa, mesmo (ou especialmente) quando esta vacila e permite muitos ataques adversários. Ficou a duas centésimas de Nakamura.

Tomás Araújo (Gil Vicente) 6.46

Excelente o central do Gil Vicente, emprestado pelo Benfica. Porém ficou tapado por Bruno Wilson e Paulo Oliveira.

Wendell (Porto) 6.33

Com a lesão de Zaidu, Wendell pegou de estaca e tem estado em plano de evidência nos “dragões”. O brasileiro fez um golo nestas cinco rondas, mas a boa época de Grimaldo tapou-lhe o caminho para o “onze”.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 300 minutos na Liga bwin, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.