O XI GoalPoint de Abril 2021 da Liga Bwin ⭐

-

Aqui está o primeiro “onze” do mês GoalPoint Ratings da Liga Bwin. Agosto foi um mês quente, com os “três grandes” rapidamente a tomarem a dianteira da tabela, mas só um manteve-se 100% vitorioso, o Benfica. Curiosamente, não são os “encarnados” que colocam mais jogadores neste XI, apesar de terem dois representantes. O FC Porto não só tem o Jogador do Mês de Agosto, como é dos “dragões” toda a linha atacante – avançados e extremos. Quatro elementos que reflectem as boas exibições dos “azuis-e-brancos”, apesar do percalço da Madeira, ante o Funchal.

As primeiras quatro jornadas deixaram uma mensagem clara à navegação. Não é de esperar que seja desta que os “grandes” vacilem. Sporting, Porto e Benfica aprestam-se para voltar a dominar o futebol português, com o Braga à espreita, restando saber qual será a – ou as – equipa sensação, como o foi o Paços de Ferreira na temporada transacta. Para já há boas indicações do Estoril Praia, que empresta um jogador ao “onze”, mas também do Portimonense, habituado a ter exibições individuais de relevo. Vamos aos craques – que disputaram mais de 240 minutos em Agosto – e ao porquê da sua eleição.

GoalPoint-Onze-Mês-Agosto-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

  • Stanislav Kritciuk (Gil Vicente) 6.84 – Durou pouco a passagem de Kritciuk pelo Gil Vicente, onde chegou a custo zero após representar a Belenenses SAD. O guardião russo fez apenas seis jogos pelos minhotos, quatro na Liga, e disse adeus para rumar ao Zenit. No campeonato, ainda assim, foi embora a liderar o total de defesas (18) – o que não abona muito a favor do sector defensivo do Gil -, correspondendo a 86% de enquadrados travados, segundo valor mais alto, 83% quando os remates foram na sua área (máximo).
  • Fahd Moufi (Portimonense) 6.17 – Os algarvios estão a iniciar a Liga com qualidade, com dois triunfos e um lateral-direito que está a deixar a sua marca. O marroquino Moufi é, nesta altura, o terceiro lateral com mais dribles eficazes (8, correspondendo a 62% de acerto), teve êxito em 86% de tentativas de desarmes e é o segundo da posição com mais acções defensivas no meio-campo contrário (4).
  • Lucas Veríssimo (Benfica) 7.04 – O brasileiro já tinha deixado boas indicações no final da época passada, e esta entrou a todo o gás. Lucas foi, de longe, o melhor central. Em três partidas, o internacional “canarinho” fez dois golos, tendo sido o central com mais acções com bola na área contrária (8) e registado o segundo valor mais alto em remates (4). Defensivamente esteve tremendo, com 75% de duelos aéreos defensivos ganhos, oito desarmes e nove intercepções. Esteve presente em duas equipas da jornada.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Lucas-Veríssimo-infog
Clique para ampliar

  • Willyan (Portimonense) 6.61 – Um habitué nestas andanças. O central brasileiro vai mostrando uma consistência a toda a prova ao longo das épocas. Segundo melhor central em Agosto, o jogador dos algarvios continua a ser uma ameaça ofensiva, sendo um de três centrais com o máximo de remates (5), todos em sequência de lances de bola parada. Autor de uma assistência, registou oito intercepções e é dono do máximo de desarmes entre centrais, nada menos que 14.
  • Joãozinho (Estoril Praia) 6.46 – Uma bela surpresa neste arranque de época, o experiente lateral-esquerdo. Em quatro rondas esteve presente em dois “onzes” da jornada ( e 3ª, nesta MVP da ronda), com a última a registar um extraordinário rating. Joãozinho soma um golo e duas assistências em quatro partidas, destacando-se no acerto no desarme (73% de sucesso) e nos bloqueios de cruzamento, com três, segundo valor mais elevado entre laterais. Na frente soma seis passes para finalização, terceiro valor mais alto, e é um dos líderes em ocasiões flagrantes criadas entre a posição (2).

  • Soualiho Meïté (Benfica) 6.43 – Talvez uma surpresa a presença do reforço francês do Benfica neste “onze”, mas o ex-Torino aproveitou bem o facto de Weigl ter sido mais utilizado nos jogos da Liga dos Campeões. Forte fisicamente e com bom posicionamento, Meïté mostrou-se ofensivamente pouco afoito, apesar dos excelentes 12 passes ofensivos valiosos realizados. Na construção e em alguns momentos defensivos esteve muito bem. Acertou todos os (27) passes no terço defensivo, 92% no terço intermédio e 85% para o terço ofensivo, quinto valor entre médios mais recuados. Apenas com 31% de eficácia de desarme, fez quatro intercepções e ganhou os sete duelos aéreos defensivos em que participou.
  • Pedro Gonçalves (Sporting) 6.91 – Começou esta época com o mesmo fulgor da anterior, com golos. Em quatro jogos fez três e não espanta, pois é o jogador com mais remates em toda a Liga, 16, e o segundo com mais disparos de bola corrida (13). É também o terceiro com mais passes para finalização (9), fez oito passes ofensivos valiosos e ajuda defensivamente, com cinco desarmes e cinco intercepções (segundo valor entre médios ofensivos e extremos).

[ Os 12 remates de Pedro Gonçalves que não foram bloqueados, num total de 16 ]

GoalPoint-Pedro-Gonçalves-Sporting-Shots-Liga-Bwin-202122
Clique para ampliar

  • Luis Díaz (Porto) 6.69 – Após a extraordinária Copa América que realizou, o colombiano regressou ao Porto com a motivação em alta e tem dado conta do recado, assegurando ma titularidade que esteve longe de ser conseguida consistentemente na temporada transacta. Nestas quatro primeiras jornadas, Luis Díaz fez dois golos e uma assistência, foi o segundo extremo puro que mais rematou (11), o que mais o fez de bola corrida (10), o que somou mais passes para finalização (8), o quarto com mais tentativas de drible (19) e completos (9), somando ainda incríveis 21 passes ofensivos valiosos.

[ Os 21 passes ofensivos valiosos de Luis Díaz ]

GoalPoint-Luis-Díaz-Porto-High-Value-Attacking-Passes-Liga-Bwin-202122
Clique para ampliar

  • Toni Martínez (Porto) 7.09 – Está a formar uma dupla muito interessante com Taremi (algo que, aliás, começou na época passada). O ponta-de-lança espanhol leva três golos em quatro jogos, dois deles marcados ante a sua antiga equipa, o Famalicão, o que lhe valeu, na altura, o rating mais elevado da segunda jornada (esteve nos dois primeiros “onzes” da época). Martínez é o segundo jogador com mais remates (14) na Liga, todos de bola corrida (máximo), tendo feito 43% dos golos que o Porto marcou enquanto esteve em campo.
  • Mehdi Taremi (Porto) 7.20 – Demorou a engrenar, mas o iraniano não falha. Taremi foi o melhor ponta-de-lança de Agosto. Ao contrário de Martínez, Mehdi tem uma capacidade de recuar no terreno para apoiar os colegas que lhe permite jogar quase em todas as posições do ataque. Nesta altura soma um golo e uma assistência e oito remates, tendo enquadrado metade, e é o terceiro jogador com mais passes para finalização (9), o máximo entre pontas-de-lança.

Menções honrosas

Entre os melhores neste período, mas que, por uma ou outra razão, não couberam neste “onze”, estão estes craques:

  • Ricardo Horta (Braga) 6.87 – O atacante do Braga arrancou a época em grande, leva já dois golos, mas não fica com o lugar de Luis Díaz porque completou apenas 209 minutos.
  • Iván Jaime (Famalicão) 6.64 – Grande arranque de época do espanhol, que fica de fora tapado por Pedro Gonçalves. Pode ler uma análise completa à temporada do médio no Focus dedicado (link).
  • Gil Dias (Benfica) 6.57 – O ala-esquerdo benfiquista pode ter ficado fora da lista das “águias” para a Champions, mas na Liga tem estado bem e falha o “onze” por seis minutos de utilização…
  • Vítor Costa (Marítimo) 6.40 – Outro ala-esquerdo em boa forma, mas que foi ultrapassado por Joãozinho por seis centésimas. Soma 15 desarmes, máximo da Liga.
  • Matheus Uribe (Porto) 6.36 – O bom arranque de Meïté tapou Uribe, que leva já um golo e 14 desarmes, logo atrás de Vítor Costa.
  • Gilberto (Benfica) 6.31 – O “patinho feio”, como lhe chamou Jorge Jesus, está a crescer a olhos vistos e já leva um golo. Somou só 199 minutos, pelo que ficou fora do critério de escolha.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga NOS, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.